10 dicas para um Natal sustentável e consciente
Tempo esitmado de leitura: 5 minutos
Antigamente, Natal era sinônimo de muito gasto e muito desperdício. Atualmente, essa tradição está acabando. Meio ambiente e saúde andam de mãos dadas. Por isso, é necessário conhecer e aplicar certas regras para ter um Natal sustentável e consciente. Conheça e aplique 10 preciosas dicas.
Tenha um Natal diferente, protegendo o meio ambiente e a sua saúde!
O Natal sustentável e consciente demanda a aplicação de uma lista de regras importantes que não só ajudarão o planeta, mas passarão a ser fixas para marcar uma época de reflexão e agradecimentos.
10 dicas sustentáveis para ter um Natal consciente:
1 - Os presentes de Natal
Compre presentes que não sejam feitos de plástico. Existem aqueles feitos de plástico sustentável que são a melhor opção atualmente. Escolha embalagens para os presentes que possam ser recicladas depois de irem para o lixo que, por sinal, deve ser bem separado depois da distribuição e abertura de presentes.
Que tal você criar seus presentes? O upcycling é a maneira mais inteligente de revitalizar velhos brinquedos e outros materiais. Outra dica legal para embrulhar os presentes, é utilizar tecidos sustentáveis que possam ser reciclados com facilidade depois. Se quiser dar um presente com preço atraente, durabilidade e de marca, escolha as mochilas e bolsas Greenco.
Outra ótima dica de presentes sustentáveis, vem das ideias da eletrônica orgânica usando os aplicativos da tecnologia verde.
2 - O material da ceia de Natal
Utilize somente material reciclável, como os talheres (de madeira ou aço inoxidável de preferência). Tente encontrar o copo plantável, daqueles que você pode plantar depois de utilizados.
O mesmo com relação ao canudinho que deve ser o canudinho biodegradável e jamais os feitos de plástico. Pratos também têm que ser o tradicional, feito de cerâmica ou aço.
Guardanapos, lenços e toalhas podem ser feitos de algodão orgânico, porque são mais duráveis e sustentáveis. Além do mais, você pode lavá-los e reutilizá-los muitas vezes.
3 - A decoração de Natal
Use folhagem e adornos naturais e sazonais nas decorações natalinas. Evite utilizar isopor para criar certas peças de decoração. Se tiver criança em casa, peça-lhe ajuda, porque nada mais sublime do que contar com a criatividade da criança numa época tão bonita como essa.
Um boa dica é criar peças homenageando a arte retrô ou vintage na decoração. Além das meias natalinas, utilize sempre os ingredientes mais duráveis, como tecido, papel, metal, latão, vidro e madeira.
4 - A árvore de Natal
Além de não ser autêntica, a árvore de Natal feita de plástico não representa um Natal sustentável pois, afinal, o plástico está com os dias contados pelos danos que causa ao meio ambiente. O melhor será utilizar uma árvore de verdade. Compre aquelas que são vendidas no vaso. Depois das festas natalinas, a árvore poderá ser replantada.
O simbolismo de plantar uma árvore representa todo Espírito de Natal. E para elevar ainda mais o astral da casa, nada melhor do que aromatizar o ambiente com os poderosos e revigorantes óleos essenciais. Altas vibes!
5 - A roupa de Natal
A roupa natalina depende do gosto de cada um e do local. Isso é indiscutível. Quem mora em região mais quente (do sul), irá preferir uma roupa mais fresquinha. O contrário para aqueles onde o Natal é no inverno.
O importante é ser consciente no Natal sustentável e somente usar roupa que for produzida na moda ética e sustentável.
Um bom exemplo são as roupas feitas de Comfy ou até mesmo as cobiçadas camisetas Greenco, o top da moda do jovem descolado e antenado. O melhor é, em suma, que você seja um consumidor consciente.
6 - Alimentação natalina
Como a sustentabilidade é a palavra de ordem, nada melhor do que ter numa ceia de Natal somente produtos orgânicos.
Já os mais exigentes por uma dieta mais variada e rara, a opção será a gastrobotânica. Na sobremesa, use adoçantes naturais no bolo ou em outros quitutes que for oferecer. Melhor ainda, será consumir fruta para facilitar o seu "day after".
7 - Vinho e boa música
Após o rango, é hora de obter os benefícios do divino vinho (com moderação, claro). E para melhorar a frequência do ambiente, nada mais relaxante do que curtir uma boa música.
A galera mais ligada vai mandar uma música ecológica que fortalece ainda mais o clima de paz e harmonia da casa. Isso, sim, é Natal sustentável!
8 - Desperdício de alimentos
Depois da festa, agora o momento é evitar o desperdício de alimentos que, por sinal, é um dos maiores problemas da atualidade, porque a fome ainda continua sendo um dos maiores males deste planeta.
Segundo especialistas, o descarte mundial dos alimentos que poderiam ser reaproveitados chega a 30% do que é produzido para o consumo. Ou seja, a cada ano, são jogados fora por volta de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Esse volume seria mais do que suficiente para alimentar os mais de 800 milhões de famintos no mundo.
A alternativa será a reciclagem dos alimentos que não foram consumidos. O que foi para o lixo, enfim, poderá ser reaproveitado a partir da técnica da compostagem doméstica. No final das contas, "nada se perde, tudo se transforma".
9 - Fim de festa: reflexão e planejamento
Fim de desta. Momento de descanso e de planejar o futuro, além de agradecer as lições do ano. Lembrando que sempre é bom e atrai coisas boas quando você tem sempre um sorriso no rosto. Mesmo que os problemas de sempre sejam preocupantes, não custa esboçar sempre uma aura de serenidade.
10 - Natal sustentável ajuda o planeta
Economizar água e energia é fundamental para reduzir a pegada de carbono no planeta. Enfim, todo esse processo de assimilar as coisas boas no presente, sempre atrairá momentos felizes no futuro.