Reciclagem de alimentos: reaproveite com inteligência o rango que sobrou!

Na reciclagem de alimentos, você reaproveita o rango que iria para o lixo! Nessa parada, a cozinha faz como a natureza: nada se perde, tudo se cozinha! Essa alternativa ecológica pode trazer inúmeros benefícios para o meio ambiente. Veja quais são. 

A reciclagem de alimentos é o reaproveitamento de restos não utilizados, mas ainda nutritivos!

Em outras palavras, certas peças de alimentos que foram jogadas fora, podem conter vitaminas, sais minerais e proteínas concentradas.

Desse modo, você evita o apodrecimento do alimento que pode se tornar mais um agente poluidor que pode alimentas a pegada de carbono! 

Alimentos desprezados, que podem ser reaproveitados:

  1. Pão velho: a famosa rabanada é feita com pão “amanhecido ou dormido”.  A receita é simples: molhe o pão velho numa mistura de ovo com leite. Depois, frite-o até ficar douradinho. A farinha de rosca é o resultado do pão duro moído no liquidificador. Outra iguaria super-tradicional: o “papa-bem-de-pajape”? Trata-se de uma receita doméstica amada pelas crianças. Pique o pão duro e jogue as fatias numa xícara de café com leite. Apetitoso!
  2. Tomate: as pontas do tomate que, geralmente, você tira e joga fora, têm utilidade também. Se batidas com um pouco de água e extrato de tomate, podem virar um saboroso molho. 
  3. Arroz: as sobras de arroz, podem virar bolinho, arroz de forno ou risoto.
  4. Feijão: o que sobrou do feijão, depois de batido, se tornará num delicioso tutu, tropeiro ou na sopa de feijão.
  5. Frango: desfiado, o resto do frango vai virar torta, pastel ou risoto.
  6. Leite: o leite talhado pode virar um ótimo doce de leite ou se transformar num ótimo queijo mineiro.
  7. Carne e ovos: a mistura desses dois vira farofa da melhor qualidade! É só usar sua criatividade e outras comidas vão surgir como num passe de mágica! 

Sobras de frutas e vegetais que são ótimas para a saúde:

  • Casca de abóbora: rica em fibras, vitamina C e carotenoides, que é um nutriente que ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer. A casca possui uma proteína chamada Pr-2 que tem um poderoso efeito antifúngico. 
  • Casca de banana: rica em vitaminas A, C e do complexo B e fósforo, um mineral que atua no metabolismo auxiliando na ativação das vitaminas do complexo B. Por isso, fortalece ossos e dentes
  • Casca de maracujá: a parte branca da fruta é rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo. A pectina é uma fibra solúvel que auxilia na redução dos níveis de absorção de colesterol. Previne contra doenças cardiovasculares e é uma boa nos casos de diabetes, pois reduz a absorção de gorduras e açúcares presentes nos alimentos.
  • Casca de laranja: possui muito fósforo, cálcio, fibras e em carboidratos, que fornecem energia ao corpo, na parada das atividades diárias, tipo andar, correr, falar e até mesmo respirar!
  • Talos de agrião: possui boa quantidade de vitaminas A, C, do complexo B, fósforo e ferro. Na reciclagem de alimentos, esses talos ajudam na redução da formação de radicais livres. Isso significa que sua absorção ajuda na diminuição do envelhecimento celular. 
  • Talo de brócolis: o alimento contém muita vitamina C e A e é utilizado em recheios. A vitamina A, por exemplo, diminui os riscos de inflamações na pele.
  • Talo de couve: trata-se de um nutriente que auxilia no controle da pressão do sangue, na formação dos nervos e previne câimbras. E tem mais: pode se tornar um delicioso purê, creme e até mesmo requeijão. 
  • Folha de beterraba: acredita que essa folha 17 vezes mais vitamina C do que a polpa da laranja? Pois é. Por isso, aumenta bem as defesas do organismo, auxiliando na prevenção e no combate de infecções como a gripe. 
  • Folha de couve-flor: possui muita vitamina C, fósforo e cálcio que fortalece os ossos, prevenindo contra a osteoporose.
  • Semente de abóbora: cheia de fibras, proteínas, potássio e lipídios. As fibras melhoram o funcionamento do intestino. Suas gorduras insaturadas são uma boa para prevenir contra doenças cardiovasculares. 
  • Semente do melão: rica em fibras, carotenóides, proteínas e lipídios. Esses últimos, regulam a temperatura do corpo, protegendo os órgãos contra traumas, como quedas fortes. 
  • Rama de cenoura: possui vitamina C, carotenóides, ferro e cálcio. Pode ser utilizada para compor os molhos das massas. Fica mais gostosa ainda, depois de cozida.

O Brasil é um campeão de desperdício de comida!

Segundo dados do Instituto Akatu, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo. Sem a devida educação ambiental e pouca informação nutricional, o desperdício das sobras atinge um terço. Vai tudo para o lixo!

Esse fração significa cerca de 39 mil toneladas de restos - que poderiam ser aproveitados -  de alimentos que apodrecem! É um quantidade suficiente para alimentar, mais ou menos, 19 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza!

 Antes de jogar restos de comida no lixo, não se esqueça que existem pessoas com fome no mundo! Aproveite e veja as camisetas de pet reciclado da Greenco!