10 benefícios que uma taça de vinho pode trazer para sua saúde. E muito mais!

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O vinho é a bebida mais conhecida depois da água. Desce bem em qualquer época, mas no clima frio é melhor ainda. Conheça os 10 benefícios que uma taça de vinho por dia pode trazer para sua saúde e muito o mais sobre esse nectar dos deuses.

Um pouco das origens do vinho

Uma versão conhecida das origens do vinho, atesta que a produção de vinhos começou entre 6.000 AC e 4.000 AC, quando foram achados numa antiga adega na Armênia, resíduos de uva que estavam em potes de barro da Geórgia e com sinais de tratamento da uva no leste da Turquia (então chamada de Frígia). 

E mais história...

Da Ásia Ocidental, as uvas de vinho seguiram culturas à medida que se expandiam para o Mediterrâneo. As civilizações marítimas, incluindo os fenícios e gregos, espalharam o vinho para grande parte da Europa. 

O vinho e suas celebrações entre os povos antigos:

  • Egípcios: o vinho era popularmente consumido principalmente em rituais. Além da vinificação, essas celebrações foram registradas em pinturas e documentos.
  • Gregos: um dos pioneiros do ocidente na produção do próprio vinho com plantações de videiras espalhadas por toda a Europa.
  • Romanos: responsáveis pela popularidade do vinho no continente europeu. Ficaram, literalmente famosos por terem "embriagado" a Europa por causa de sua produção de vinhos na Sicília, Península Ibérica (Espanha, Portugal e Andorra), Bretanha (Inglaterra) e Germânia (Alemanha).
  • Franceses: na então região galesa, o vinho ficou ainda mais popular e era consumido principalmente nas tabernas, sendo a bebida favorita dos legionários e gladiadores gauleses. 

    10 benefícios de uma taça de vinho por dia

    1. Aumenta antioxidantes - No copo de vinho encontram-se antioxidantes, como os polifenóis, flavonóides e o resveratrol. Essas substâncias protegem as células e tecidos contra ataques externos e evitam a obesidade, assim como a propensão para contrair gripes e resfriados. 

    2. Aumenta o colesterol "bom" - Uma boa e deliciosa taça de vinho pode limpar o LDL (colesterol ruim), reduzindo a quantidade de resíduos de gordura que podem entupir as artérias. 

    3. Diminui o risco de doença cardíaca - Estudos epidemiológicos feitos pela AHA (American Heart Association), concluiu que um copo de vinho diário é excelente para reduzir a incidência de doenças coronarianas. 

    4. Diminui o risco de ataque cardíaco - Um estudo desenvolvido numa universidade americana, constatou que 30 mil bebedores contumazes de vinho durante um período de 12 anos tiveram as chances de ataque cardíaco reduzidas em comparação com outro grupo de pessoas que não bebiam vinho.  

    5. Reduz o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) - Pesquisas concluiram que uma dose diária de 150 ml de vinho está associada à diminuição de doenças isquêmicas. 

    6. Bom para o seu intestino - Estudos publicados na revista Gastroenterology, demonstraram que o vinho diário aumenta no organismo a diversidade de bactérias, o que fortalece a flora intestinal.

    7. Reduz o estresse e a ansiedade - A quantidade padrão de 150 ml/dia de vinho bloqueia uma enzima ligada à produção de substâncias que alimentam essas emoções.   

    8. Diminui o risco de diabetes e cálculos biliares - O vinho diário ajuda a reduzir a chance de adquirir o diabetes, tipo 2 e a propensão para formar cálculos biliares.  

    9. Baixa o risco de ter doenças neurológicas -  Uma pesquisa do Journal of the American Geriatrics Society, revelou que beber vinho em doses moderadas pode aumentar a capacidade mental, pois a bebida protege certas funções neurológicas contra o processo natural de envelhecimento e a chance de adquirir doenças como Mal de Alzeheimer ou de Parkinson.

    10. Reduz as chances de ter câncer - Pesquisas desenvolvidas no Instituto Indiano de Pesquisa em Toxicologia mostraram que, por fortalecer o sistema imunológico, o resveratrol do vinho é considerado, potencialmente, um agente quimiopreventivo e curativo.

    Além da fama de afrodisíaco, o vinho é um poderoso "detector de mentiras"!

    Por causa da fama de "revelar segredos", o vinho mereceu um frase clássica em latim: "In vino veritas". que significa,“no vinho, a verdade” o que significa, obviamente, que o vinho "libera" verdades que seu bebedor ocultava.

    Mas, quem não pode falar mentira é o enólogo, o sommelier e o enófilo. Conheça a diferença desses três "experts".

    Enólogo

    Comemora-se em 22 de outubro o Dia do Enólogo

    Nicolas Labenne, membro da Associação dos Enólogos de Bordeaux, afirmou que: “Em época de colheita, a função do enólogo é, diariamente, provar o conteúdo de cada barril de vinho. Quer dizer, na fase de mesclas, pós período de fermentação, são entre 40 e 60 degustações por dia. Além do mais, existem sessões técnicas periódicas em que são experimentados, às cegas, rótulos da concorrência."

    5 atribuições do enólogo:

    1. Participar do processo de análise do solo para o plantio das videiras.

    2. Verificar os métodos de irrigação de acordo com o tipo da uva, além de escolher as mudas e a técnica mais adequada de plantio.

    3. Supervisionar a poda e o momento ideal da colheita.

    4. Verificar a qualidade do "blend", processo de mistura de vinhos bases e a produção dos rótulos.

    5. Supervisionar o engarrafamento da bebida para comercialização e distribuição.

    Sommelier

    Profissional que trabalha nos restaurantes, bares e lojas do segmento. Participa da elaboração da carta de vinho e é responsável pela compra/recebimento das marcas de acordo com a demanda local. 

    Enófilo

    Trata-se do clássico "apreciador do néctar dos deuses".  Possui apurado conhecimento de vinho, graças aos cursos, livros especializados e às viagens pontuais, visando conhecer vinícolas dentro e fora de seu país. 

    14 tipos de uvas suas origens e características:

    1. Cabernet Sauvignon

    Origem: Bordeaux, França. 

    Característica: com ingredientes como tanino e aromas herbáceos, tem nuances de pimentão verde, cerejas negras frescas, cassis e framboesa.

    2. Cabernet Franc

    Origem: Bordeaux, França.

    Característica: bagas mais delicadas que produzem vinhos com textura macia. As nuances aromáticas variam da framboesa e groselha, com tons de vegetais ao fundo.

    3. Merlot

    Origem: Bordeaux, França

    Característica: uvas com aparência de veludo azulado, resultando em vinhos com taninos médios. Os aromas são de frutas vermelhas e mediterrâneas, além do figo.

    4. Malbec

    Origem: França, desenvolvida na Argentina e Brasil

    Característica: possui textura aveludada e sabor intenso, além de aromas que trazem tons de ameixas, figos e cerejas.

    5. Pinot Noir

    Origem: Borgonha, França

    Característica: uva difícil de ser cultivada, pois depende do clima e temperatura para que o resultado seja satisfatório. Os vinhos possuem taninos delicados e os aromas são de frutas vermelhas de uma linha elegante de terroso.

    6. Chardonnay

    Origem: França

    Característica: por ser uma uva versátil, produz vinhos de diferentes estruturas. Nas regiões de clima mais ameno, são mais leves do que nos lugares de clima quente, onde o teor alcólico é maior. Aroma amanteigado.

    7. Gewurztraminer

    Origem: Tirol, Itália

    Característica: o nome em alemão, significa “uva apimentada” que produz vinhos brancos picantes, aromáticos e com sabor marcante, com toques de canela, gengibre, damasco e abacaxi.

    8. Sémillon

    Origem: Bordeaux, França

    Característica: essa uva está entre as brancas mais cultivadas da região e produz vinhos com aromas de pêssego, mel, damasco, marmelo, caramelo e abacaxi. É cultivada também na Argentina, Chile e Austrália.

    9. Sauvignon Blanc

    Origem: França

    Característica: trata-se de uma uva branca muito famosa no mundo, pois produz vinhos aromáticos, frescos e com excelente acidez. É também  responsável por vinhos secos intensos com aromas tropicais, cítricos e herbáceos.

    10. Syrah

    Origem: Egito, França e Itália

    Característica: são uvas muito antigas e, por isso,  de origem cercada por mistérios e lendas. Produz vinhos de estilos variados e de alta qualidade. As notas são de mirtilo, ameixas e amoras, além das especiarias e pimenta.

    11. Tempranillo

    Origem: Espanha

    Característica: uva bastante utilizada na elaboração de vinhos tintos. Sua principal característica é a textura envolvente, macia, com taninos redondos.

    12. Carménère

    Origem: França, desenvolvida no Chile, Estados Unidos e China

    Característica: o Chile cultivava essa uva acreditando ser Merlot, mas foi descoberto por um enólogo francês que se tratava de outro tipo de uva. Seus vinhos possuem taninos marcantes, com notas de frutas vermelhas e sabores herbáceos.

    13. Chenin Blanc

    Origem: França, desenvolvida na África do Sul 

    Característica: uva que dá origem a diversos tipos de vinho, dos secos e ácidos até os doces. Seus aromas mais marcantes são de maçã, pêra, marmelo, nozes, mel e cevada.

    14. Riesling

    Origem: Alemanha

    Característica: uva conhecida por produzir espumantes e vinhos renomados, dos secos aos doces. Sua acidez, aliada à concentração e ao açúcar residual faz com que seus vinhos sejam extremamente longevos. Aroma diferente pois são minerais, muitas vezes chamados de petrolatos.