Consumir frutas é tudo de bom! Melhor ainda se for de época!
As frutas fornecem quantidades importantes de vitaminas, sais minerais e fibras!
Os nutricionistas, em geral, recomendam um consumo diário de fruta, em torno de 400 gramas, medida mais adequada para a prevenção de doenças, como a obesidade, cardiopatias e diabetes tipo 2.
Qual é o melhor: fruta crua ou cozida? Há controvérsias!
Crua
Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, entrevistaram 422 jovens adultos na Nova Zelândia e nos EUA e descobriram que aqueles que comeram frutas cruas, tiveram menos sintomas de depressão, em comparação com aqueles que comem frutas e vegetais cozidos, enlatados ou processados.
Cozida
Por outro lado, um estudo desenvolvido por nutricionistas da Universidade de Harvard, EUA, detectou que o cozimento da fruta, facilita sua mastigação, o que permite melhor digestão, pois aumenta seu valor líquido de energia.
Algumas pessoas gostam de cozinhar frutas, porque concentra o açúcar natural, o que torna o sabor da fruta ainda mais doce. Mas, tem uma ressalva nessa parada: desde que você não adicione açúcar extra durante o processo de cozimento, o líquido usado para cozinhar frutas será saudável, diz uma publicação da HuffPost.
Algumas frutas populares e seus nutrientes:
Abacate
É boa fonte de energia e ótima fonte de gordura monoinsaturada, contribuindo para manter os níveis adequados de colesterol no sangue. Contém também potássio, fósforo, proteína, vitaminas A, C e do complexo B. O abacate pode ser utilizado no preparo de pratos doces ou salgados.
Banana
A oferta de banana é grande durante quase todo o ano. Ela é rica em carboidrato, potássio, cálcio, fósforo e zinco. Contém também vitaminas A, C e do complexo B. A banana verde, quando cozida, pode ser utilizada no preparo de receitas de brigadeiros.
Maçã
A versão Fuji é a mais encontrada no outono. Tem sabor mais doce e contém vitamina C, vitaminas do complexo B, além de fósforo e cálcio. A fruta pode ser consumida in natura, no preparo de bolos e tortas. Já a casca, além de comestível, pode ser utilizada no preparo de chás.
Pera
A pera é fonte de vitamina C, folato, potássio, ferro, pectina e fibras. Deve, preferencialmente, ser consumida com casca, pois é onde está concentrada a vitamina C. Outra sugestão de consumo é na composição de saladas ou pratos com queijos e nozes.
Tangerina
A tangerina é rica em vitamina C, fósforo, cálcio, potássio e retinol. Contém também pectina, uma fibra que ajuda a diminuir o colesterol ruim. As variedades mais comuns no Brasil nessa época do ano são: Cravo, Poncã e Mexerica.
Melancia
Esse delicioso fruto cresce na planta pertencente à espécie Citrullus lanatus, originária da África, sendo cultivada há mais de 5 mil anos. os benefícios da melancia não são apenas sabor e hidratação. Com apenas 46 calorias por xícara, a melancia é rica em vitamina C, vitamina A, licopeno, entre outros compostos que proporcionam benefícios como prevenção de câncer, estresse oxidativo, inflamação, entre outros.
Abacaxi
O abacaxi é uma fruta tropical da família das frutas cítricas, como a laranja e o limão, que são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, nutrientes essenciais para garantir a saúde.
Frutas de época são mais saborosas, por serem fresquinhas e mais baratas!
Relação dos meses e respectivas frutas
Janeiro
abacaxi, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina e uva.
Fevereiro
abacate, ameixa, carambola, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, maçã, pera, pêssego, seriguela e uva
Março
abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, limão, maçã, mamão, mangostão, nectarina, pera, uva, pêssego, seriguela e tangerina.
Abril
abacate, ameixa, banana-maçã, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pera, tangerina e uva
Maio
abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva.
Junho
carambola, kiwi, laranja-lima, marmelo, mexerica e tangerina.
Julho
carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina.
Agosto
banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pera, lima, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina.
Setembro
abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja- pera, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina.
Outubro
abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-pera, lima, maçã, mamão, nêspera e tangerina.
Novembro
abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco verde, framboesa, jaca, laranja-pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego e tangerina.
Dezembro
abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva.
As cores das frutas influenciam no seu complexo nutricional?
A pigmentação de cada fruta possui antioxidantes responsáveis por diferentes benefícios:
- Roxa-azulada: ricas em resveratrol, com propriedades antioxidantes, vasodilatadoras, cardioproteroras, hepatoprotetoras, neuroprotetoras, aniinflamatórias, controle do colesterol, e antienvelhecimento. Ex: uvas, sobre tudo no suco integral tinto, mirtilo (bluberry), amora, framboesa e jabuticaba.
- Vermelhas: fontes de licopeno do grupo dos carotenóis. Atuam como antioxidante, antiinflamatório e na prevenção de câncer de próstata. Ex: goiaba, melancia e mamão.
- Amarelo-alaranjado: fonte de betacaroteno com maior atividade pró-vitaminica A. Potentes na eliminação dos radicais livres. Ex: manga, mamão, pêssego, laranja e suco de laranja.
- Verde: devido a pigmentação da clorofila, ativam a produção de enzimas que auxiliam o fígado na destruição de substâncias cancerígenas. Ex: kiwi, maçã verde.
- Brancas: fonte de alicina que tem como função de controle do colesterol e propriedades antiinflamatórias reduzindo infecções no organismo. Ex: banana, melão, pêra fruta do conde e suco integral de uvas verdes.
Como diferenciar frutas e vegetais?
Botanicamente falando, uma fruta tem a estrutura de uma planta que circunda suas sementes, enquanto um vegetal pode ser praticamente qualquer parte comestível da planta, além de sua fruta e semente.
Frutas mais confundidas como vegetais: tomate, pimentão doce, berinjela, abóbora, abobrinha, pepino, feijão verde, ervilha, abacate, milho doce, quiabo e azeitona