5 razões para escolher produtos orgânicos sem se arrepender!
Sabemos que ainda existe muita comida carregada de insumos químicos. Grande parte da galera consciente, começa a migrar para o consumo de orgânicos, quando não viram vegetarianos ou veganos. Trata-se de uma atitude que é positiva também para o meio ambiente!
Anote esses 5 motivos para que você preferir os produtos orgânicos, porque se preza pela sua saúde, vai emplacar essa ideia!
1. Comida orgânica contribui para a revitalização do meio ambiente, dos consumidores e dos produtores
Se a preferência pelos produtos orgânicos tivesse somente um motivo, isto é, impedir que milhões de quilos de pesticidas fossem despejados no solo e nos cursos d’água (contaminando tudo), já valeria a pena lutar em seu favor!
Desde a aquaponia, até a prática da jardinagem orgânica, dentre outras alternativas, as vantagens são muitas. Breve, mais pessoas verão que é super importante para a sobrevivência do planeta e de seus habitantes, a adesão nesse movimento!
O ciclo de produtos orgânicos envolve muita gente, como agricultores, feiras de verduras, restaurantes de comida orgânica e armazéns orgânicos! Os consumidores são exigentes, preocupados com a própria saúde e do planeta. Para eles, a comida orgânica tem que ser fresquinha e com procedência confiável.
2. Produtos orgânicos contêm macro e micronutrientes
A comida orgânica possui mais macronutrientes e micronutrientes do que os alimentos industrializados. Os macro e micronutrientes estão presentes em nosso cardápio diário, desde que a alimentação seja balanceada. Esses nutrientes são essenciais para o organismo. Conciliar e balancear os micronutrientes e os macronutrientes é a chave para ter saúde plena!
Os macronutrientes são nutrientes que fornecem energia ao organismo. Água, carboidratos, gorduras e proteínas estão neste grupo e são vitais para nossa saúde. Os micronutrientes são os minerais e as vitaminas. Sua principal função é facilitar as reações químicas que ocorrem no corpo. As vitaminas são essenciais para o funcionamento do metabolismo e regulação da função celular.
Quanto mais colorido e variado for a composição do seu prato, mais equilibrada será sua alimentação. Ou seja, melhor será a oferta de macronutrientes, micronutrientes, fibras e outros nutrientes.
3. Alimentação orgânica tem toxidade química bem menor do que a convencional
Estudos comparativos concluíram que 38% dos alimentos convencionais, possuem resíduos tóxicos detectáveis, contra somente 7% dos produtos orgânicos. Mulheres grávidas, por exemplo, são aconselhadas a reduzir o nível de toxidade quando se alimentam. Está comprovado que certas toxinas, encontradas nos pesticidas, podem contribuir para a redução do nível de QI dos bebês, além de outras anomalias de nascença.
Um importante estudo desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, revelou que se a dieta comum fosse 100% alterada para orgânica, haveria uma importante redução de doenças. Principalmente, as urinárias. No estudo, os pesquisadores analisaram 16 de 4 famílias selecionadas, originárias de regiões, demográfica e geograficamente diferentes.
Outro dado coletado que chamou atenção, foi a descoberta de 14 diferentes compostos químicos encontrados em cerca de 40 tipos de pesticidas, na urina dos participantes. Após mudar a dieta dos testado para orgânica, em apenas 6 dias, o nível dos pesticidas caiu em 60,5%!
4. Prevenir doenças é mais inteligente e econômico do que tratar de doenças
Ainda não se sabe com 100% de certeza, se o aumento de doentes de câncer (principalmente, no aparelho digestivo), e de outras doenças, está diretamente relacionado com a ingestão de produtos químicos na alimentação convencional.
Uma vez que o organismo das pessoas têm reações diferentes com produtos químicos, não existe padrão. Além disso, a quantidade ingerida per capta, também faz diferença.
5. Todo produto orgânico é mais delicioso, porque tem menos química
Esse título não é, rigorosamente, verdadeiro, porque, “gosto não se discute”! Afinal, o sabor é subjetivo. Uns gostam disso, outros não. E vice-versa. Ainda assim, a galera dos produtos orgânicos, por ter tido experiência com não-orgânicos, jura de pé junto que seu gosto é, disparado, melhor e mais acentuado!
Pelo fato de serem consumidos pouco tempo depois de colhidos localmente, os produtos orgânicos estão sempre fresquinhos e deliciosos. Um fator que ajuda nessa qualidade, é o estresse causado pelo transporte dos produtos. Quanto menor a agitação, mais sabor o orgânico mantém.
Que o digam os melhores restaurantes da cidade de Nova York, que utilizam verduras produzidas somente nas imediações e produtores conhecidos. Foi assim, mais ou menos uns 30 anos atrás, que a moda dos produtos orgânicos começou a pegar no mundo.
A exigência por comida orgânica não partiu só dos consumidores, mas, principalmente, dos ecochefs!
Conheça a linha Vegan da Greenco, toda dedicada a você que assumiu essa proposta de vida!