Upcycling, uma forma inteligente de revitalizar o que foi descartado! Use a imaginação!

Tempo estimado de leitura: 4 a 5 minutos

O upcycling é o termo usado na revitalização de um objeto já sem valor comercial, tornando-o até melhor do que era antes.  Ao contrário da reciclagem, nesse processo não são utilizados produtos químicos, mas, sim, a imaginação pessoal. Continue lendo.  

 O upcycling consiste em dar um novo propósito a uma peça que seria jogada na lixo por tempo de uso ou defeito.

Diferentemente da reciclagem que transforma artigos domésticos comuns como vidro, plástico e papel em outros produtos, o upcycling revitaliza um determinado objeto, tornando-o com melhor qualidade do que o original, além de prolongar seu tempo de vida útil. Em outras palavras, no upcycling o produto não precisa ser "refabricado" pelo centro de reciclagem. É você o fabricante que, com muita criatividade, encontrará novas maneiras de dar aquele upgrade no objeto.

A técnica do upcycling fortalece a economia circular, quando os produtos nunca se extinguem, ou seja, "na natureza nada se perde, tudo se transforma".

Downcycling é o oposto de upcycling, ainda que a técnica seja similar, o resultado é outro. Por exemplo, esse processo ocorre quando garrafas plásticas ou latas são recicladas e ficam mais frágeis, com qualidade inferior ao original. 

Exemplos de upcycling:

  1. Modding

Esse método é utilizado nas modificações estruturais em hardware e software. Recria uma nova função do programa de computador visando atingir uma medida ou um algoritmo que antes não existia. Técnica muito utilizada na comunidade dos “gamers” quando recriam um conteúdo novo, alterando seu compartilhamento. Os programas “open-source” (de domínio público) também podem receber modding e serem compartilhados.

  1. Trashion

O termo veio da fusão das palavras trash mais fashion, isto é, fundir lixo com moda para resultar num objeto bonito e útil. O método é muito usado na “wearable art” onde o que importa é a criatividade do artista na remodelação de jóias, roupas e outros objetos de adorno pessoal. 

  1. Scrapstore

Trata-se de uma técnica empregada pelas lojas de sucata em parceria com empresas privadas (que fornecem o material). Após o upcycling, o produto final é doado para creches, escolas de comunidades carentes, etc. Prática muito popular no Reino Unido. A classificação dos objetos selecionados para upcycliing, tem que passar pelo crivo do “Waste Hierarchy” que estabelece o nível de periculosidade, poluição e outros requisitos de cada objeto.   

Origens do upcycling

No passado, o upcycling era uma espécie de “ready-made art” (arte para pronta utilização) que ficou conhecida  por causa da influência do “Dadaísmo”.

Dadaísmo

O lema desse movimento de arte non-sense era, "criatividade livre das amarras dos racionalistas e conservadores". Em outras palavras, o Dadaísmo era um movimento da arte espontânea que renegava totalmente a cultura da época e defendia o absurdo, a desordem e o caos

Um dos pioneiros do Dadaísmo que inspirou o movimento do upcycling, foi o artista Marcel Duchamp.

Dois trabalhos de Duchamp bombaram no mundo da arte absurda: “Bicycle Wheel”, uma roda dianteira e o eixo de uma bicicleta velha colados a um selim e "Fountain", um velho e abandonado urinol achado numa loja de ferragens.

Benefícios ambientais e sociais do upcycling 

3 benefícios ambientais do upcycling:

1 - Reduz os resíduos de aterros sanitários

upcycling pode evitar o alto volume de lixo nos aterros sanitários. Não só permite a coleta de material que poderá ser útil na criação de outros objetos, como pode evitar que, por exemplo, um brinquedo velho que deixou de interessar ao garoto por causa do tempo de uso ou porque teve um defeito “inconsertável”, seja jogado no lixo. Produtos feitos de plástico só poderão ser reaproveitados no máximo duas vezes antes que se decomponha.

2 - Minimiza a extração de recursos naturais

upcycling reduz a necessidade de extrair matérias-primas ou criar materiais sintéticos. A técnica poderá redefinir os métodos de fabricação das indústrias que consomem recursos naturais ou não-naturais. Pense em quantas árvores podem ser poupadas se todos os móveis fossem feitos com madeira pré-utilizada.

3 - Quanto menos produtos a fabricar, menor será a emissão de gases das indústrias

    A fabricação de um produto acabado demanda um processo complexo que, certamente, irá aumentar a emissão de gases poluentes na atmosfera. A técnica do upcycling poderá reduzir esse volume. Por exemplo, transformar uma garrafa de pet em sandálias, vai reduzir a produção de sandálias nas fábricas.

    3 benefícios sociais do upcycling

    1 - Fortalece o trabalho artesanal 

      O artesão tem ideias e técnicas pessoais para reaproveitar e criar tudo que para uns não serve mais. Com sua habilidade, pode transformar qualquer objeto e criar novos modelos. 

      2 - Apoia a indústria local e pequenos produtos rurais

        A prática do upcycling atinge a todas as camadas da população. A oportunidade de remodelar produtos descartados agregando-lhes valor, contribui para o aumento da fonte de renda. Na Amazônia, as oportunidades aumentam para as populações carentes por causa do upcycling com o látex. 

        3 - Redução dos custos de fabricação

          Os empresários que já aderiram ao upcycling e fabricam seus produtos com materiais recuperados conseguem reduzir drasticamente seus custos de produção do início ao fim. 

          Além do upcycling e da reciclagem para reduzir o volume de lixo, já está em vigor em muitas cidades do planeta o projeto "cidade lixo-zero”. A meta é zerar o lixo urbano até 2030, recuperando 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos. 

          Use a imaginação e revitalize aquele objeto abandonado ou prestes a ir para o lixo. Exercite sua mente e ajude a natureza. Quer simbiose mais gratificante?