Comece bem o ano, conhecendo e aplicando as lições que as árvores ensinam!
As árvores têm funções sagradas que muitos desconhecem.
Autocontrole
Uma árvore é, definitivamente, um ser evoluído, porque tem total controle sobre si mesma. Ela sabe quando uma folha vai nascer e quando a semente cai no no solo para germiná-lo.
Rede subterrânea
As árvores se intercomunicam, via raízes, tal e qual uma autêntica internet. Assim, elas constroem uma rede de solidariedade que ajuda umas as outras a se protegerem contra ameaças externas e para a troca de nutrientes.
Lazer
Quem nunca curtiu subir numa árvore para pegar seus frutos? Ou construir uma casinha estilosa lá em cima? Ou de curtir uma leitura ao pé da árvore? Ou de "navegar" num balanço apoiado num dos galhos da árvore?
Ajuda "post-mortem"
Até depois de “mortas” as árvores são generosas, pois fornecem sua madeira para a produção de casas, móveis e uma variedade enorme de outros itens. Além do mais, a lenha dá o calor necessário no inverno e ajuda a fazer a comida.
7 benefícios que as árvores oferecem à natureza e a todos os seres vivos:
- Cura, sustento e proteção: produzem substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, látex, resinas e pigmentos, servindo de fonte de alimento e habitat natural para diversas espécies de animais.
- Ciclo da água: processo pelo qual a água cai no solo como chuva para ser absorvida e depois liberada de volta ao ar pela transpiração das folhas. O desmatamento pode interromper esse ciclo, colocando em risco suprimentos de água doce (que representam apenas 3% da água total do planeta).
- Qualidade do solo: o solo de boa qualidade não deve conter mais do que 2% de carbono. No entanto, em áreas florestais pode ficar abaixo de 0,05%, porque como o solo está repleto de árvores, essa produção poderá ser duplicada, melhorando sua qualidade para plantações.
- Erosão do solo: as áreas desmatadas são vulneráveis à desertificação, mas as árvores podem impedir esse ciclo vicioso por causa de seus troncos e folhagens que formam uma barreira natural contra ventos e inundações. As raízes também contribuem para manter o solo unido, evitando a erosão.
- Poluição sonora: quando plantadas nos grandes centros urbanos, as árvores ajudam a abafar o som vindo dos veículos, construções, alto-falantes e das pessoas.
- Poluição luminosa: as folhagens fornecem uma barreira contra o excesso de luz, como nas grandes cidades, quando os hábitos naturais de aves e insetos podem ser alterados. No campo, não há quem resista à sombra revigorante de uma árvore.
- Poluição do ar e filtro solar: as árvores absorvem a radiação solar e liberam oxigênio e água, regulando a temperatura sobre a umidade do ar e das chuvas.
Precisa de mais?
As árvores dão as lições de vida que devem ser assimiladas neste novo ano que se inicia e sempre!
Gratidão
O gesto de agradecimento é o mínimo que uma pessoa consciente poderá fazer para sua protetora da natureza, depois de tantos benefícios que elas oferecem.
Amor
Abraçar uma árvore para sentir e receber toda sua energia,é tudo de bom. Esse costume é conhecido como “arboterapia”. Outro ato de amor, é passear entre as árvores, respirando o aroma puro de suas folhas.
Paciência
A árvore não tem pressa. Suas raízes crescem num ritmo lento que podem levar décadas e até séculos. atravessando o solo e enfrentando dificuldades. No final, o ciclo se completa e o resultado da paciência, é o sucesso.
Resiliência
A capacidade de superar uma dificuldade pode ser vista na “Árvore da Vida”, de Kalaloch, no Olympic National Park, no estado americano de Washington. Não existe dificuldade que não possa ser vencida nesta vida.
Humildade
As árvores nascem de uma pequena semente e precisam de muitos anos para se tornarem adultas. Um raio pode derrubar tanto uma árvore grande, como uma pequena. Por isso, é fundamental que se tenha humildade, porque todos são iguais no sucesso e nas dificuldades.
Sabedoria
Algumas árvores são consideradas sagradas porque em sua volta acontecem rituais que representam a transmutação do homem. Portanto, elas transmitem a sabedoria e a segurança que todos precisam para sobrevivfer neste mundo de altos e baixos.
Generosidade
As árvores são generosas. Elas oferecem benefícios e não cobram nada de volta. A doação com amor é importante para uma vida simples e produtiva.
Esperança
As árvores enfrentam qualquer tipo de intempérie, mas continuam em pé. Quando caem, elas sabem que uma semente ainda pode ficar e uma nova árvore surgirá. Invariavelmente, “depois da tempestade sempre vem a bonança”. Não importa o tamanho do estrago, pois a esperança é a certeza de que dias melhores virão. Afinal, “o tempo é o senhor da razão”!