Aprenda a reciclar seu lixo! Isto se chama, educação ambiental!
A reciclagem do lixo ainda não está muito bem assimilada pela maioria da população. Muitos continuam ignorando a sua separação correta. Educação ambiental mais efetiva, é o que está faltando. O meio ambiente precisa dessa ordenação. Para o bem de todos!
O hábito de separar o lixo, para reciclagem, deixou de ser uma prática de poucos e se tornou uma necessidade de todos!
A reciclagem permite a redução do número de resíduos orgânicos que mais poluem por causa do CO2 que liberam. Sem contar, quando o lixo é mal direcionado, infestando ruas, rios e oceanos!
Etapas para preparar o lixo que será reciclado:
Separação
Separe todo o material que pode ser reciclado, do que não pode: vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em outro saco ou container de lixo. É importante lembrar que o lixo orgânico não deve ser colocado junto do lixo reciclável, apesar de também pode ser reutilizado.Lavagem
Todo o lixo separado, deve ser lavado e estar seco, para que possa ser reciclado.Depósito
Com o lixo reciclável separado e limpo, depositar as sacolas ou caixas em pontos de coleta na rua, nos dias pré-determinados.
Lixo misturado continua sendo preocupação mundial!
A quantidade de lixo produzido em todas as cidades do mundo, principalmente, as mais populosas, é uma preocupação crescente em todo o planeta!
Os aterros sanitários estão abarrotados e, nem sempre, as pessoas têm noção de que a divisão do que descartou é fundamental para evitar a poluição.
A reciclagem de lixo, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratado, contribui para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo.
Outro papel importante da reciclagem, é a geração de emprego e renda para catadores de rua e de lixões.
Benefícios da reciclagem do lixo:
✓ Redução da quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário com consequente aumento da sua vida útil;
✓ Redução dos impactos ambientais durante a produção de novas matérias primas;
✓ Redução no consumo de energia elétrica;
✓ Redução da poluição do ambiental;
✓ Ampliação do desenvolvimento econômico, graças à operacionalização dos materiais recicláveis e na expansão dos negócios relativos à reciclagem.
Veja como fazer uma seleção bem planejada:
PAPEL
Jornal; papel de computador; saco de papel; papel de escritório; cadernos.
Papéis que NÃO podem ser reciclados: papel engordurado; carbono; celofane; papel plastificado; papel parafinado (de fax).
PLÁSTICO
Embalagem de alimentos; embalagem de produtos de beleza; embalagem de produtos de limpeza; tampas; brinquedos; peças plásticas; canetas esferográficas; escovas de dente; baldes; artigos de cozinha.
Plásticos que NÃO podem ser reciclados: celofane; embalagem a vácuo; fraldas descartáveis; adesivos; embalagem engordurada; plásticos siliconizados.
VIDRO
Copo; frasco de remédio; jarras; garrafa; vidro colorido.
Vidros que NÃO podem ser reciclados: vidro de automóvel; vidros de janelas; pirex; espelho; tubo de TV; lâmpada; óculos; cristal; ampolas de medicamentos; vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.
METAL
Lata de bebidas e alimentos; tampas de recipientes de vidro; lata de biscoito; bandeja e panela; ferragem; grampo; fios elétricos; chapas; embalagem marmitex; alumínio; cobre; aço; lata de produtos de limpeza.
Metais que NÃO podem ser reciclados: lata de aerosóis; lata de tinta; pilhas; lata de inseticida; lata de pesticida.
ORGÂNICO
Este tipo de lixo é composto de material de origem biológica, que pode ser proveniente da vida animal ou vegetal.