Com o fim do canudinho de plástico, vem aí, o canudo biodegradável!

O canudinho de plástico está com seus dias contados. Chega de poluir mares, rios, ruas e outros locais, onde haja comérco de refrigerantes, principalmente. Hora do canudinho biodegradável ou comestível! Para o seu bem e do meio ambiente!

O canudinho de plástico ainda não esta totalmente eliminado´, pois seu consumo continua alto! 

Esses nocivos canudinhos, por serem feitos de poliestireno, levam em torno de 400 anos para se decompor! Assim, não houve outra saída, senão encontrar um alternativa desses  poluidores!

Inventaram o canudinho biodegradável que pode ser também comestível!

Depois de usar o canudinho, você pode digerí-lo ou jogar no lixo, sabendo que sua decomposição é imediata.

Restaurantes, bares e hotéis de muitos países, já começarama proibir o uso do canudinho comum! 

Quem já aderiu ao canudinho biodegradável:  

Estados Unidos

startup Loliware, por exemplo, lançou um canudo biodegradável feito com algas marinhas. Depois de utilizado (em contato com líquido), dura cerca de 18 horas, antes de começar a amolecer. Depois desse período, sua decomposição começa. Ela é parecida com qualquer outro vegetal ou fruta, como a casca de banana.  Se jogado ao mar, o canudo biodegradável feito de alga, desaparecerá em poucas semanas!

Espanha

O canudo biodegradável espanhol, é feito de açúcar, gelatina e amido de milho. Para ficar gostoso, pode ser aromatizado com 6 sabores diferentes: limão, lima, morango, canela, maçã verde, chocolate e gengibre. 

Vietnam

Mesmo tendo sido concebido para ser descartável, o canudo biodegradável vietnamita pode ser lavado, enxugado e reutilizado até se deteriorar. 

México

O país da tequila, tem a metade do suprimento de abacate do mundo. É conhecido como "a terra da guacamole", creme feito de abacate, usado nas comidas mexicanas e em petiscos. Após consumido, as sementes do abacate, eram jogadas no lixo. Uma empresa mexicana, vendo o desperdício, teve a feliz ideia de reciclar essas sementes e transformá-las em canudo biodegradável!

Brasil

Nosso país ainda tem muito o que aprender para produzir canudo biodegradável em larga escala. Enquanto esse dia não chega, pessoas criativas começam a colocar suas ideias em prática. Preocupada com a poluição do plástico nos oceanos, a estudante Maria Pennachin, de 16 anos, criou um canudo biodegradável feito de inhame. O produto foi desenvolvido no laboratório do Colégio Estadual Culto à Ciência, na cidade de Campinas, São Paulo. A fórmula leva vinagre - que age como antibacteriano e antifúngico - e gelatina, que faz com que o canudo seja comestível.

Produção do canudinho biodegradável ou comestível:

  1. As hastes da cana vazia são recolhidas pelos agricultores

  2. As hastes são cortadas em até 20 cm

  3. As hastes são lavadas, por dentro e por fora, com produtos naturais 

  4. As hastes, após transformadas em canudo biodegradável, ficam expostas ao sol para ficar bem secas

  5. O canudo biodegradável está pronto para ser enviado aos aos clientes - internos e externos - em embalagens com 100 peças. Todas envoltas em folhas de bananeira 

Tipos de canudinhos biodegradáveis:

  • Bambu - São leves e feitos sem produtos químicos ou corantes. Podem ser reutilizados, porque sua lavagem é simples, pois podem ser esterilizados sem serem danificados.
  • Palha - É uma boa alternativa natural, porque a palha de milho agrada aos bares e restaurantes mais chics, chegados num visual diferente.
  • Papel - O papel biodegradável é firme e não quebra com facilidade como o papel comum. São duráveis  e totalmente compostáveis.
  • Aço inoxidável ou madeira - Esses são duráveis, fáceis de limpar e podem ser carregados na sacola, sem se preocupar com manchas.
  • Vidro biodegradável - Podem ser canudos dobráveis ou dobrados, a fim de facilitar a ingestão do líquido. Podem ser, também, inquebráveis, feitos de material orgânico, imitando o vidro.
  • Copo plantável - Os canudinhos biodegradáveis, fazem o cojunto com o copo plantável. Depois de utilizados, você come os canudinhos, caso sejam comestíveis, claro e plantam o copo. Final feliz! 

Segue o depoimento de um fabricante de canudinho biodegradável:

"A natureza e o mercado pedem uma solução barata, diferenciada e ecológica ao problema. Eu já utilizava inhame na cozinha de casa e conhecia bem o ingrediente. Quando comecei a trabalhar com bioplásticos, veio a ideia de testar o produto na receita, por ele soltar uma 'baba' que tem muitas utilidades! Para o futuro próximo, vamos criar uma versão vegana do canudo biodegradável!"

A Greenco, seguindo sua linha sustentável, apoia o uso do canudo biodegradável! Afinal, aqui só tem produtos reciclados! Confira!