Assimile as coisas boas do seu presente para que seu futuro seja mais feliz!

As experiências da vida, boas ou más, ensinam às pessoas que os erros não devem ser repetidos. Assim é que se molda um futuro melhor. Em outras palavras, todo aprendizado é válido para a evolução pessoal. Dar a volta por cima é a saída mais inteligente para seguir em frente com saúde física e mental!   

Maturidade é saber como assimilar os bons e os maus momentos da vida!  

Fim de ano. Novas perspectivas. Hora de filtrar o que deve ser valorizado e refletir o que foi negativo para que este não se repita. Na verdade, não existe vida perfeita, sequer vida só ruim. É regra fundamental que o ser humano assimila melhor e valoriza sua vida depois de conviver com o outro lado da moeda. Em síntese, vale sempre o velho adágio: "há males que vêm para bem".

Vale outra máxima também de que, "nada acontece por acaso ou sem um propósito definido". Ninguém, rigorosamente, ninguém, tem em sua vida somente maus momentos ou vice-versa. Sempre haverá motivos tanto para rir ou para chorar. E para completar a máxima acima, a expressão em inglês, "no pain, no gain", significa que para alcançar o êxito, é preciso conhecer a dor. Fica mais saboroso até. 

Esse é o equilíbrio necessário para moldar um futuro mais prazeroso!

Outro atenuante de qualquer dissabor é o tempo. Felizmente, a memória cuida de apagar ou diminuir aquele momento trágico que aconteceu no passado. Ou seja, como "o tempo é o senhor da razão", é ele que se encarrega de renovar as energias para enfrentar novos desafios.

O que não se pode é remoer as más memórias. Tirar lições delas, é menos mal, mas lembrar de algo ruim com igual mágoa, tem um efeito devastador. Seria algo parecido como ficar tirando a casquinha do ferimento antes de sua cicatrização.

3 requisitos básicos para moldar um futuro cheio de coisas boas:

  1. maturidade

  2. humildade

  3. equilíbrio

Busque sempre bons motivos para ser feliz!

A pessoa conhecida como aquela sempre "de mau com a vida", sempre vai achar defeito até nas piadas. Tal e qual olhar para a floresta e só enxergar lenha para queimar. Nada está bom para esse tipo de indivíduo.

Esse tipo de estado emocional simplesmente a deteriora aos poucos. E o resultado serão as doenças psicossomáticas que atrairão novas doenças físicas.

Obviamente que esse tipo de estado emocional negativo pode ter causa hereditária ou adquirido devido à predisposição da pessoa em assimilar mais as coisas negativas do que as positivas. Influenciam ainda, claro, o meio em que ela vive. A lei da atração, por exemplo, não é imaginária como muitos pensam, mas física, isto é, energia ruim tende a atrair energia ruim.

Se não virar a chave, tudo piora...

No mais, com base na constatação, de que a realidade é única, pessoal e intransferível, nada mais oportuno de que fechar este artigo invocando uma citação do filósofo americano, Gary Zukav:

"Realidade é o que pensamos ser verdade e o que pensamos ser verdade, depende do que acreditamos. O que acreditamos, depende das nossas percepções eo que percebemos, depende do que buscamos. O que buscamos, depende do que pensamos e o que pensamos, depende do que percebemos. Logo, o que percebemos determina no que vamos acreditar e o que acreditamos determina a nossa verdade."

Todos têm suas escolhas próprias e todos devem estar conscientes que serão elas que moldarão sua vida.. Uns poderão ser mais felizes do que outros porque assim determinaram para suas existências. 

O melhor "presente" de Natal e de Ano Novo é saber assimilar todos os momentos com sabedoria para que o futuro seja o melhor possível!