Tecnologia verde: plugado nas ferramentas ecológicas que podem "consertar" o mundo!

A tecnologia verde é o conjunto de ferramentas de última geração que, ao preservar os recursos naturais de forma racional, ajuda a reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Fique ligado e baixe aqui alguns aplicativos. 

A "Tecnologia Verde" (Greentech) é um leque de aplicações que ajuda a preservar o meio ambiente de forma mais inteligente econômica do que as convencionais

O conjunto de programas e sistemas de última geração incorpora diferentes segmentos:

  • Energias alternativas.

  • Ciência atmosférica.

  • Agricultura.

  • Ciência dos materiais.

  • Hidrologia.

  • Gestão de ativos de TI.

  • E-Invoicing e E-Billing.

  • Facilidades via Internet.

  • Facilidades via Intranet.

  • Logística.

  • Utilização de softwares de gestão centralizados, com banco de dados único e informações acessíveis a todos com facilidade, velocidade e segurança.

A energia solar e a hidroponia (e suas alternativas, aquaponia e aeroponia), são dois exemplos de sucesso da tecnologia verde. Por causa dos altos preços praticados pelas empresas que administram a produção de energia elétrica, a energia solar ficou mais viável, ainda que custe um pouco mais a instalação dos painéis. Por sua vez, a hidroponia economiza até 90% de água para produzir hortaliças, se comparada com a agricultura convencional. Em síntese, o custo-benefício da tecnologia verde é um dos seus pontos altos.

A era das boas ideias - Como começou a tecnologia verde

O conceito de tecnologia "pró-meio ambiente" começou durante a Revolução Industrial. no século XIX, quando os cientistas mais conscientes, passaram a se preocupar com o estrago que as fábricas que queimavam carvão causavam no meio ambiente.

A partir de então, deu-se início a era das invenções visando conter a poluição com a redução do nível de fuligem e resíduos tóxicos liberados na atmosfera.

Há guerras que vêm para bem

O lado positivo - o único, claro - da Segunda Guerra Mundial foi a sucessão de novos inventos e iniciativas com os movimentos ecológicos de várias natureza, como o pela redução  do desperdício de lixo.

A tecnologia verde dos tempos modernos passou a focar, exclusivamente, na preservação dos ecossistemas e na economia de recursos naturais. 

10 aplicativos da tecnologia verde para você baixar:

1 - Casa Virtual Furnas

O aplicativo faz uma simulação de uso dos itens mais comuns nas casas e sinaliza os que têm gasto maior de energia. Você fica sabendo o que deve ser poupado ou até desligado. Baixe o aplicativo direto desse site.

2 - Sai Desse Banho 

O aplicativo controla o tempo tomando banho, visando a economia de água e energia elétrica. Quando ultrapassa o limite, o programa dispara uma música chatíssima que faz com que você feche logo a torneira do chuveiro. Baixe por aqui.

3 - Eco Charger

Sabia que deixar seu celular carregando além do tempo, gasta muita força? Excesso de energia é puro desperdício. O aplicativo anuncia quando a bateria completar a carga. Nesse momento o aparelho emite um aviso sonoro intermitente, até que seja desligado. Clique aqui para baixar o aplicativo.

4 - Rota de Reciclagem 

Aplicativo que mostra mais de 5 mil pontos de reciclagem em todo o mundo. Existem versões para celular e via website. Você fica conhecendo os locais mais próximos de onde estiver, para deixar resíduos que podem ser reaproveitados. Aqui o app para você baixar.

5 - Tá na Época - Época de Frutas

Aplicativo indica a melhor época para comprar frutas de acordo com seu ciclo natural. O programa ainda mostra a quantidade de calorias de cada item. Clique aqui para o download. 

6 - AirCare

Aplicativo para você conhecer a qualidade do ar que você respira. Tem informações sobre poluição atmosférica, com gráficos e mapas que mostram os níveis de poluentes derivados dos sensores e estações situados nos Estados Unidos, Europa e Austrália. Em algumas grandes áreas metropolitanas, o aplicativo ainda rastreia níveis ultra-violetas e de pólen. Baixe aqui.

7- AirVisual

Além de mapas em tempo real que mostram os níveis de seis tipos diferentes dos principais poluentes, o aplicativo fornece previsões da qualidade do ar  e do tempo, dos próximos sete dias de poluição do ar e do tempo. Site para download.

8 - Beat the Microbead 

O aplicativo é a mais rápida forma de conhecer e poder selecionar os cosméticos e produtos de higiene pessoal que você usa. Para isso, basta escanear o código de barras e ficar ciente da quantidade de microplásticos que existem nesses produtos. Clique aqui para baixar o aplicativo.

9 - Spike Boy

Joguinho maneiro que ensina seu filho a fazer coleta seletiva do lixo. Mostra a seleção do papel, metal, plástico, vidro e orgânico. O herói, Spike Boy, tem que separar os lixos lançados pelo inimigo para vencê-lo. Baixe o app aqui.

10 - Good Guide

Outra análise ampla feita por intermédio do código de barras. O aplicativo possui um enorme arquivo com info de alimentos (com tabela nutricional), bebidas e cosméticos. Tem também avaliações dos usuários em categorias como “saúde”, “meio ambiente” e “sociedade”. Informa, ainda, quais fabricantes têm seus certificados ecológicos, como "eurreciclo", dentre outros. Baixe aqui.

3 tecnologias também consideradas como verdes:

1 - Energias alternativas

A energia solar e a energia eólica são monitoradas por equipamentos que possibilitam a sua produção a um custo competitivo. Em fase de testes, existem dispositivos que geram energia geotérmica e vinda das marés ou ondas. 

2 - Carro solar e avião elétrico

carro solar e o avião elétrico, ainda não estão totalmente prontos para o mercado mais popular, pois enfrentam alguns obstáculos que podem ser contornados. O lítio de suas baterias recarregáveis, é um elemento que só existe nas florestas tropicais da América do Sul. Sua exploração excessiva pode contribuir para a devastação das florestas.

3 - Agricultura sustentável

Além da hidroponia, a agricultura conta com equipamentos super modernos que não só ajudam a economizar os altos custos que o setor enfrenta, como também cumprir 3 objetivos cruciais: 

  • melhorar a produtividade agrícola e a eficiência na utilização de insumos
  • aumentar a segurança dos trabalhadores
  • diminuir os impactos ambientais causados pela atividade agrícola.

Considerações Finais

A tecnologia verde, indiscutivelmente, é a solução para racionalizar a utilização de equipamentos e aplicativos de forma eficiente e mais econômica. Além do mais, é de fácil acesso para crianças e adultos. É a forma mais inteligente de salvar o planeta!