Estimule a criatividade da criança por meio da arte!

Estimular a criatividade da criança auxilia seu desenvolvimento psicomotor, despertando suas potencialidades inatas. A criança, ainda, se torna mais sociável e feliz em poder fazer o que gosta.


Pintar, escrever, criar e montar, são ações que potencializam a criatividade de qualquer criança, não importa sua classe social! 

A criatividade da criança pode ser estimulada por intermédio de muitas maneiras. Dependerá, claro, dos seus pais e até dela própria, caso seja um sentimento inato. 

Dicas para você participar do trabalho de estímulo à criatividade da criança, através da arte:

  1. Participe da bagunça – Arrume um espaço legal para que a criança possa ficar livre para criar! Jogue uma toalha (ou jornal), na mesa ou no chão. Deixe a criança à vontade. Quanto mais bagunça, melhor. Ela vai se sentir livre, sem encheção de saco dos mais velhos! Muitas vezes freiamos a criatividade da criança, alegando que ela está fazendo muita zona. O medo de repreensão, a impede de desenvolver seu potencial. Deixe ela sujar tudo qe for possível! A parada certa é arrumar um cantinho onde possam ficar livres.

  2. Evite dar muita ordem – Não diga "não" à criança. Deixe ela desenhar o que bem entender. Evite dar instruções, tipo, “Pinte uma bola”, etc. Em vez disso, passe umas dicas como misturar cores usando diferentes tipos de pincéis e papéis. Sem cobranças, cara!

  3. Explore bem a criatividade da criança – Uma das melhores maneiras de motivar meninos e meninas, é levar um papo legal sobre arte. Comece perguntando do que eles gostam de pintar ou desenhar. Depois lhes dê parabéns pela ideia. E, finalmente, depois de criada a vibe positiva, diga em bom som: Pincéis e lápis à obra!

  4. Elogie o trabalho – Quando a criança terminar seu trabalho de arte, nada melhor do que lhe encher de elogio! Cheio de admiração, fale para ela que "o trabalho ficou um barato"! Não exagere, senão ela pesna que você está mentindo. A meninada de hoje é muito esperta e saca essas paradas. Deixe a criança sentir que sua criação agradou não só a ela, mas a todos!

  5. Leve a criança a lugares que estimulem sua imaginação - Fugir da rotina, pode ser também uma boa dica. Leve o garoto ou a garota a lugares que motivam sua criatividade. Por exemplo, exponha aos pequenos, a natureza, as coisas da cidade, aos murais mostrando arte de rua, aos animais. E por aí vai. Outros lugares interessantes para visitar: parques de diversão, praças e locais que podem fortalecer os conhecimentos gerais e aguçar a curiosidade da garotada.

  6. Arrume outros locais para a criança fazer arte -   Uma dica legal, é  matricular suas crianças em cursos de arte. Isso serve para as férias, feriados ou de fins de semana. Existem muitas promoções gratuitas, promovidas pelas ONGs e escolas de arte.

  7. Leve um papo legal com a criança -  Uma maneira de incentivar a imaginação da criança, é lhes fazer certas perguntas. Como, por exemplo: "como você enxerga um avião voando?". Ou, "me mostra um carro correndo, uma casa bonita ou sua fruta favorita". E assim por diante. Isso vai potencializar as fantasias da gurizada!

Incentivar a criatividade da criança, é movimento democrático e não seletivo!

A falta de apoio em casa, que nem sempre é por falta de grana, pode ser por causa da falta de sensibilidade dos pais.

Portanto, engana-se quem pensa que a arte fica distante só de crianças carentes! O que importa, na verdade, é a educação dentro e fora de casa. Se a família tiver uma boa estrutura moral, o financeiro fica secundário, pois, hoje em dia, existem muitas creches ou centros comunitários que priorizam esse tipo de incentivo!

É fundamental, todo estímulo cerebral que facilite a interação da criança com a arte em suas diversas manifestações!

Trabalhos manuais é uma forma de arte que estimula não só a imaginação, mas aprimora as habilidades motoras da meninada, além de aguçar a capacidade de inventar! 

Benefícios da iniciativa de estimular a criatividade da criança:

  • Capacidade em descobrir e identificar problemas;
  • Grande poder de tolerância à frustração;
  • Habilidade para gerenciar um elevado número de ideias de modo lúdico;
  • Flexibilidade de ação e reflexão;
  • Muita energia e disposição;
  • Certeza nos julgamentos e avaliações;
  • Amplos conhecimentos em várias áreas;
  • Capacidade de solucionar problemas de forma criativa;
  • Acentuada melhora no rendimento escolar (especialmente na alfabetização e na aprendizagem de idiomas).