Estariam os plásticos com os dias contados? Hora de mudar?

A cada minuto, o equivalente a um caminhão cheio de resíduos de produtos de plástico, é despejado nos leitos de rios, nos oceanos e em outros locais impróprios! Como impedir essa davastação lenta e fatídica? A melhor alternativa, é começar a migrar para produtos biodegradáveis! Veja como.

O plástico pode ser mais econômico, mas é um dos maiores poluentes do planeta!

Calcula-se que uns 13 milhões de toneladas de produtos de plástico vão parar nos oceanos. Como são considerados os mais duráveis que existe, será preciso de 500 a 1.000 anos para se degradar!

Desde os anos 50, quando começou a chamada "Era do Plástico", cerca de 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidos em todo o mundo. Mas, menos de 10% foi reciclada até hoje. Metade do plástico produzido, é usado só uma vez e depois jogado fora.

Nos primeiros 10 anos deste século, já foram  manufaturados mais plásticos do que em todo o século XX!

Hora de acelerar o processo de eliminação dos produtos de plástico e avançar para além das meias medidas!  Todos, sem exceção, devemos participar do movimento para retirar os produtos de plástico do caminho. 

Vamos intimar que os grandes fabricantes utilizem as alternativas biodegradáveis, reciclagem e biocompostagem do plástico!

Leis mais rígidas precisam ser impostas e praticadas, pra começo de conversa!

No Brasil, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou um projeto (PLS 92/2018) que prevê a retirada gradual do plástico da composição de pratos, copos, bandejas e talheres descartáveis.

Breve, o invólucro de plástico será substituído por produtos biodegradáveis que além de acondicionar o alimento, também poderá será consumido!

O plástico também deverá ser substituído em 20% dos utensílios, de acordo com um decreto-lei que entra em vigor daqui a 2 anos. A exigência sobe para 50% após 4 anos, para 60%, após 6 anos e para 80%, depois de 8 anos.

Para a autora do projeto, "os destinos finais de grande parte dos itens que, ingenuamente, usamos ao fazer um lanche num fast-food ou tomar uma bebida são os rios, lagos, mares e oceanos, comprometem o equilíbrio ecológico de maneira extremamente grave".

A partir de 2021, diversos tipos de produtos de plástico, serão banidos em toda a União Européia. Além dos pratos, talheres, canudinhos e cotonetes de plástico, incluem os produtos  feitos de plásticos oxidegradáveis, como sacos, embalagens e recipientes de fast food de poliestireno expandido.

Os estados-membros da UE terão que elaborar planos nacionais que incentivem a reutilização e reciclagem. Até 2025, a taxa de reciclagem de garrafas de bebidas deve ser de 90%. Neste caso, os fabricantes devem ajudar a cobrir os custos do gerenciamento do lixo.

8 produtos de plástico que já estão com os dias contados:

  1. Tampas de plástico para copo de refrigerante

A galera chegada no fast-food ignora o quanto polui aquela tampa do copo de refri que serve para evitar derramar e firmar o canudinho. Peça seu refri sem a tampa. Se está no carro, pare e beba o líquido. Vale o sacrifício!

  1. Formas de plástico

Lembra quando embalavam os ovos em papel de jornal? Então, por que não voltar essa moda, ao invés de carregar os ovos naquelas formas plastificadas? Caixas de papelão reciclável, são ótimas para embalar qualquer outros alimentos também.

  1. Canudinhos de plástico

Acredita que mais de 500 bilhões de canudinhos de plástico são usados todos os dias nos Estados Unidos? Exceto para os deficientes, não se justifica a manutenção do canudinho mais. Os canudos de metal podem ser uma alternativa.  

  1. Embalagens de plástico

Por que não voltar ao passado, embalando vegetais em jornal ou papel reciclado? As embalagens biodegradáveis, são a outra boa opção. Sabemos que a fruta ou os vegetais ficam muito mais fresquinhos se embalados no papel, do que no plástico.

  1. Sacolas de plástico

Por que continuar usando essas sacolinhas de plástico para carregar a compra feita no mercado, se já existem as sacolas de tecido orgânico?

  1. Recipientes de plástico

Para acondicionar alimento ou água na geladeira, a melhor solução é o recipiente de vidro. Esqueça os ziplocs da vida. Os papéis vegetais são uma outra boa opção. Recipientes de aço inoxidável, também são uma boa pedida.

  1. Materiais de plástico para festas

Em vez de comprar copos plásticos, pratos e talheres para festa para, no final, jogar tudo no lixo, o grande lance é optar pelos talheres de cerâmica, que estão na moda. Faça uma boa pesquisa e considere mais essa alternativa green.

  1. Garrafinhas de água ou de refrigerante

Além dos canudinhos, outra prática errada, são as garrafas plásticas de água ou de refrigerante. Os usuários dessas garrafinhas, deviam parar para observar que estão cometendo dois enganos. O primeiro, claro, é o destino do vasilhame. Vão desembocar em oceanos ou servem para entupir bueiros. O outro, é o fato da água perder sua cristalinidade quando embalada no plástico. A saída, de novo, é a velha e boa garrafa de vidro!  

A Greenco apoia muito essa iniciativa de dar um basta na produção de plásticos e substituí-los pelos biodegradáveis! Aproveite e confira aqui as roupas feitas de pet reciclado!