Arte retrô e arte vintage: descubra suas diferenças!

A arte retrô representa o antigo que tem valor, seja estimativo ou financeiro. Por sua vez, a arte vintage possui significado diferente. Na moda retrô, você usa roupas do tempo que você mais curtia. Conheça melhor essa arte de uma época para nunca mais esquecer!

Na arte retrô, cada objeto tem uma história para contar, conectando com nosso própro passado!

Roupas e objetos de antigamente, são super-valorizados se forem genuínos, pois seu design pode ser copiado, imitando o original.

Tudo que seja do passado, começando na década dos anos 20 até, precisamente, a década dos anos 60, passou a ser valorizado! Em todos os setores da sociedade, existe algo bonito para ser curtido, desde a decoração vintage, até móveis retrô.  

A chamada moda "rétro francesa", pintou na década de 70. Seu barato principal, eram os figurinos do cinema cult e o vestuário dos civis franceses, durante a ocupação nazista. Não deu outra, grandes grifes passaram a copiar a roupa dessa fase da moda superelegante e de muito charme! 

A nova mania cruzou fronteiras eteve adesão de outros países de língua inglesa, para depois virar trend no mundo inteiro! Essa curtição, não é diferente na moda! Estilistas adoram reviver épocas passadas, com suas novas coleções! 

Na moda retrô, a nostalgia virou moda. E a moda virou retrô!

 Artigos retrô que não saem de moda:

  • Carros Retrô: veículos com designs do passado, guardando seus aspectos tecnológicos da modernidade.
  • Moda Retrô: estilo que consiste em usar roupas em estilo antigo. Isto pode incluir roupas velhas, recicladas e acessórios de diferente épocas. Ex: bolsas de couro dos anos 50, calças "boca de sino" ou pantalona, óculos borboleta, chapéus Panamá, tênis Adidas Classics, sapatos mocassim, gravatas curtas, lenços chiffon, etc..
  • Maquiagem Retrô: a moda retrô feminina foca mais nos olhos (cílios postiços) e no batom vermelho. Penteados como os no estilo, Pompadours, rabos de cavalo, e ducktails adotados pelas estrelas de cinema dos anos 40 e 50.
  • Erótico Retrô: curtição pelos estilos fotográficos, como o pinups, da década de 70 ou anterior. Fotos sensuais, da moda lingerie em tons pastel, como na moda do lingerie, sutiãs e cintas-liga. Penteados com laquê nas mulheres ou Juvenia Quina Petróleo, para os homens. Tudo isso, revivendo os tempos de ouro: anos 20 e 30.
  • Fotografia/Filme Retrô: fotos envelhecidas, em tom pastel, com retoques, para dar um ar de antigamente. O mesmo efeito, aplicado para os filmes antigos.
  • Vestuário Esportivo Retrô: virou moda a tendência dos uniformes esportivos dos anos 70 e 80. Uniformes de times de futebol, baseball e de outros esportes, além do célebre e imortal uniforme de marinheiro.
  • Música Retrô: esta parada é vibe de alta frequência! É um barato, voltar a curtir uma música que nos marcou no passado, direto de uma vitrola ou eletrola! Mas, a parada tem que ser de Long Play (LP), compacto ou de um disco de vinil. Rola essa parada, para ficar bem autêntico!
  • Móveis Retrô: a moda atual, é mobiliar a casa com móveis curvilíneos, da década de 50, como as poltronas inglesas.  Existem outras peças antigas que enfeitam e valorizam qualquer decoração vintage ou retrô! 

"Vintage" é diferente de "Retrô"!

Na decoração vintage, as peças devem pertencer a determinada época!

Vintage, termo retirado de "vinificação", que corresponde ao ano do vinho colocado nos barris, para ser consumido depois, se refere ao ano em que os objetos foram fabricados. 

Quanto mais antigo e conservado, mais valorizado será o objeto!

Curtir arte retrô ou arte vintage, une presente com passado e fortalece nossas raízes às boas experiências de antigamente!

Conheça as lindas camisetas no estilo retrô e vintage da Greenco!