Inteligência sustentável: preservando pessoas e meio ambiente com criatividade
*Tempo estimado de leitura: 3 minutos
As iniciativas visando a preservação ambiental e o bem-estar de todos, foram desenvolvidas por pessoas criativas e bem-intencionadas, dispostas a "fazer acontecer". Ideias que são fruto da "inteligência sustentável. Você também pode participar deste movimento! Leia mais.
Inteligência sustentável é a habilidade que muda paradigmas, criando novos processos para melhorar o indivíduo e o meio ambiente!
A sustentabilidade de qualquer atividade, sistema ou processo é definida pelo seu equilíbrio. Exageros ou extremismos provocam alterações que, às vezes podem ser fatais. Por isso, a inteligência sustentável é o elo para que as boas ideias continuem florescendo e ajudando ao planeta como um todo.
Em outras palavras, a criatividade é fundamental quando se percebe que o sistema está falhando. Ou seja, o momento é crucial para criar novos modelos que irão manter o equilíbrio do ecossistema.
Por causa dessas ideias brilhantes visando a preservação do meio ambiente e o bem-estar das pessoas, o mundo está bem melhor e com novas perspectivas para o futuro.
Veja algumas delas:
- Bicicleta sustentável
- Carro solar
- Avião elétrico
- Economia circular
- Copo plantável
- Cosméticos orgânicos
- Hidroponia
- Reciclagem do lixo
- Tinta ecológica
- Tijolo ecológico
- Compostagem doméstica
- Canudo biodegradável
- Casa bioclimática
- Biogás e energia solar
- Cidade-esponja
- Rochagem
- Escola sustentável
- Biofilia na arquitetura
- Corantes naturais
- Etiqueta-semente
- Árvore-banco
- Reciclagem do lixo espacial
- Reciclagem naval
- Biomimetismo
- Tecidos sustentáveis
- Tecnologia verde
Apesar de tantas ideias excepcionais, as dificuldades são imensas devido, única e exclusivamente, da falta de conscientização principalmente das populações mais carentes, que não possuem acesso à automação ou ainda ignoram educação ambiental. Tais comunidades, infelizmente, superam em quantidade as que detêm melhor poder aquisitivo e, consequentemente, acesso à informação.
Portanto, o trabalho é árduo, mas a tendência é positiva, desde que as políticas públicas sejam mais efetivas e não esbarrem nos interesses de empresários. autoridades e políticos oportunistas e mal-intencionados.
O uso racional e consciente dos recursos melhora o estilo de vida das pessoas e tem um impacto profundo na economia.
A inteligência sustentável facilita a adaptação às mudanças, principalmente, aquelas bruscas e imprevistas.
Assim, como trabalha o cérebro, dotado da neuroplasticidade (capacidade de criar novas conexões neurais de acordo com as exigências sem causar traumas importantes), a adaptação às mudanças depende do nível de conscientização ambiental de cada um. Isto é, a inteligência sustentável permite assimilar novos padrões e de hábitos a partir da aplicação de ferramentas corretas e oportunas.
Você pode fazer a sua parte, pois o impacto de suas pequenas ações locais pode fazer a diferença global. Repense sobre o que você tem feito para melhorar o que já é bom e descobra como sua inteligência pode ser sustentável. Use sua mente criativa em casa, no trabalho e na rua.
Empresas inteligentes que adotam ideias sustentáveis são inovadoras e sempre visam fomentar seus negócios, criando valores socioambientais que irão refletir agora e no futuro.
Qual é o coeficiente de inteligência sustentável da empresa em que você trabalha?
Além do compromisso com causas sociais e ambientais, as organizações inteligentes, como a Greenco, investem com responsabilidade como questão de sobrevivência estratégica. Desse modo, contribuem também para o crescimento econômico da sua região e do planeta.
A inteligência sustentável permite a aplicação correta do conhecimento em várias áreas sociais e ambientais. Ou seja, sempre visando o bem comum e a preservação da natureza.