Inteligência sustentável: preservando pessoas e meio ambiente com criatividade

*Tempo  estimado de leitura: 3 minutos

As iniciativas visando a preservação ambiental e o bem-estar de todos, foram desenvolvidas por pessoas criativas e bem-intencionadas, dispostas a "fazer acontecer". Ideias que são fruto da "inteligência sustentável. Você também pode participar deste movimento! Leia mais. 

Inteligência sustentável é a habilidade que muda paradigmas, criando novos processos para melhorar o indivíduo e o meio ambiente! 

A sustentabilidade de qualquer atividade, sistema ou processo é definida pelo seu equilíbrio. Exageros ou extremismos provocam alterações que, às vezes podem ser fatais. Por isso, a inteligência sustentável é o elo para que as boas ideias continuem florescendo e ajudando ao planeta como um todo.

Em outras palavras, a criatividade é fundamental quando se percebe que o sistema está falhando. Ou seja, o momento é crucial para criar novos modelos que irão manter o equilíbrio do ecossistema.

Por causa dessas ideias brilhantes visando a preservação do meio ambiente e o bem-estar das pessoas, o mundo está bem melhor e com novas perspectivas para o futuro.

Veja algumas delas:

Apesar de tantas ideias excepcionais, as dificuldades são imensas devido, única e exclusivamente, da falta de conscientização principalmente das populações mais carentes, que não possuem acesso à automação ou ainda ignoram educação ambiental. Tais comunidades, infelizmente, superam em quantidade as que detêm melhor poder aquisitivo e, consequentemente, acesso à informação.

Portanto, o trabalho é árduo, mas a tendência é positiva, desde que as políticas públicas sejam mais efetivas e não esbarrem nos interesses de empresários. autoridades e políticos oportunistas e mal-intencionados.

O uso racional e consciente dos recursos melhora o estilo de vida das pessoas e tem um impacto profundo na economia.

A inteligência sustentável facilita a adaptação às mudanças, principalmente, aquelas bruscas e imprevistas.

Assim, como trabalha o cérebro, dotado da neuroplasticidade (capacidade de criar novas conexões neurais de acordo com as exigências sem causar traumas importantes), a adaptação às mudanças depende do nível de conscientização ambiental de cada um. Isto é, a inteligência sustentável permite assimilar novos padrões e de hábitos a partir da aplicação de ferramentas corretas e oportunas. 

Você pode fazer a sua parte, pois o impacto de suas pequenas ações locais pode fazer a diferença global. Repense sobre o que você tem feito para melhorar o que já é bom e descobra como sua inteligência pode ser sustentável. Use sua mente criativa em casa, no trabalho e na rua.

Empresas inteligentes que adotam ideias sustentáveis são inovadoras e sempre visam fomentar seus negócios, criando valores socioambientais que irão refletir agora e no futuro.

Qual é o coeficiente de inteligência sustentável da empresa em que você trabalha?

Além do compromisso com causas sociais e ambientais, as organizações inteligentes, como a Greenco, investem com responsabilidade como questão de sobrevivência estratégica. Desse modo, contribuem também para o crescimento econômico da sua região e do planeta.

A inteligência sustentável permite a aplicação correta do conhecimento em várias áreas sociais e ambientais. Ou seja, sempre visando o bem comum e a preservação da natureza.