Biofilia na arquitetura: reconectando o homem com a natureza!

As cidades são frias, porque seus habitantes se distanciaram da natureza. Mas, agora todos estão vendo que a reconexão com ela pode ser vital. A biofilia na arquitetura, cria ambientes naturais que aumentam a qualidade de vida das pessoas. Conheça mais sobre esse assunto que pode mudar vidas! 

O homem, principalmente aquele das grandes cidades, sente necessidade de se reconectar com a natureza. Afinal, sua evolução começou em um ambiente natural.

A partir das revoluções industrial e tecnológica e com o surgimento das cidades, o homem começou a se afastar da mãe-natureza e adquiriu outros hábitos que, afinal, se tornaram nocivos não só para sua saúde física, mas também mental e emocional.

Apesar desse divórcio "quase litigioso", felizmente, o ser humano reconheceu ser vital sua reconexão com a natureza. Essa reconciliação produziu o termo "biofilia", que significa "o amor dos seres vivos pela vida natural" ("philia"=amor de + "bio"=vida). 

A biofilia foi popularizada no anos 80, pelo biólogo Edward O. Wilson, na intenção de colocar um freio na urbanização sem critérios que mais  desconectava o ser humano da natureza, do que lhe dava abrigo. 

Em 2005, o ecologista Stephen Kellert criou o conceito de "Design Biofílico", uma concepção de trazer a biofilia para dentro dos ambientes construídos. 

O conceito de design biofílico é muito recente e, por isso, requer muito estudo e aprofundamento para ser aplicado. Existe hoje uma espécie de “guia” para profissionais como arquitetos, designers, paisagistas, etc, para que lhes sejam oferecidos um melhor direcionamento de como elaborar um projeto biofílico. 

É importante a utilização de materiais naturais, como madeira, fibras, pedra, água, iluminação natural, ventilação natural, utilização de plantas, sons da natureza, cores que remetem à natureza e uma infinidade de possibilidades para serem consideradas. 

A experiência da natureza presente nas edificações, o habitat, é super-benéfica para o emocional humano!

Apesar de muitos projetos biofílicos serem sustentáveis, o design biofílico não é o mesmo que arquitetura sustentável.

O objetivo da arquitetura sustentável, não é promover somente o conforto, bem-estar, saúde e produtividade das pessoas dentro de um espaço e, sim, reduzir os impactos de uma construção no meio ambiente. Esse postulado não implica a eliminação de um do outro, porque são complementares. 

Do que se trata, exatamente, a biofilia?

Não é novidade que desde os tempos das primeiras civilizações, a natureza era o habitat da população, pois tudo começou, claro, com a vida no campo. Por isso, os abrigos, a comida e os remédios eram naturalíssimos!

Assim, a biofilia passou a ser uma necessidade biológica de reconexão do ser humano com a natureza, em todos os níveis: físico, mental e social. 

“A ideia da biofilia, origina-se da compreensão evolutiva, quando mais de 99% das espécies se desenvolvem biologicamente, em resposta adaptativa às forças naturais não artificiais.” (Beatley e Newman, em “O Urbanismo Biofílico”)

É evidente que outras vantagens serão percebidas através da biofilia, pois, a partir da maior utilização de elementos naturais na concepção e função das edificações, haverá significativa redução do chamado efeito “ilha de calor” nas cidades.

Naturalmente, a redução das altas cargas de aquecimento e resfriamento dos edifícios, irá melhorar a qualidade do ar e, claro, o estado de espírito dos moradores, refletindo na violência urbana e depressão. 

Em outras palavras, a cidade biofílica valoriza edificações com mais áreas verdes, além do envolvimento direto de seus habitantes com a natureza local, por meio de caminhadas, contemplação de jardins ou parques, dentre outras atividades ecológicas.

Além das casas e edifícios, o design biofílico é importante também no local de trabalho!

O local de trabalho, inevitavelmente, terá que estar conectado com a natureza, reajustando emoção com produção.

Apesar da nova tendência, ser o home office, às vezes o contato físico será necessário, por razões estratégicas, portanto, inevitáveis. Por isso, periodicamente, o contato direto com clientes, é fundamental para a gestão da empresa, dependendo, claro, de seu segmento. 

O contato físico é inevitável em ambientes como escolas, hospitais, restaurantes, hotéis, supermercados, padarias, lanchonetes, dentre outros. 

Nesses ambientes, principalmente, o funcionário que passa uma média de 8 a 9 horas diárias se movimentando ou sentado, sempre correrá o risco de se estressar por causa do ritmo intenso de trabalho que, por fim, lhe traz outros efeitos colaterais.

Impactos negativos por causa do "trabalho intramuros": 

  • diminuição das taxas de metabolismo
  • aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas 
  • aumento do risco de depressão
  • dor lombar e do pescoço, decorrentes de má postura 

A galera mais antenada da arquitetura e design de interiores, sabe que os  projetos biofílicos, modificam o padrão de comportamento - para melhor - tanto de moradores, como dos funcionários de uma empresa!

A biofilia é o resultado da fusão de vários estilos que proporcionam revigorante conexão visual e emocional com a natureza. Os arquitetos mais criativos, saberão combinar texturas diversas, com vegetação e uma abundância de luz natural, criando uma rica paleta de design biofílico que promoverá o bem-estar almejado!

De acordo com um relatório emitido pela Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no Local de Trabalho, ambientes com elementos naturais geram níveis até 15% mais altos de bem-estar e criatividade, e de 6% a mais de produtividade, com relação aos ambientes que não possuam esses elementos.

5 vantagens de inserir a biofilia nos projetos arquitetônicos:

  1. Redução do estresse emocional e físico
  2. Aumento do bem-estar pleno 
  3. Estímulo à imaginação para criar
  4. Redução do tempo de internação em espaços de saúde
  5. Aumento da concentração e motivação dos alunos em ambientes educacionais

A chave do sucesso é ter a certeza de que cada projeto biofílico apresentará infinitas possibilidades de trazer experiência profunda ao cliente, para sua definitiva reconexão com a natureza e com os elementos que integram o ambiente construído.

Sensibilidade, imaginação e respeito à natureza, são os ingredientes básicos que agregarão valor ao ambiente construído, através dos projetos biofílicos!

A Greenco ajuda você a se reconectar com a natureza! Aproveite essa vibe e confira as camisetas, tênis e vestidos. Você vai amar!