Economia circular: o sistema que pode salvar a Terra!

A economia circular pode ser a melhor solução para esses tempos difíceis! Ela se funda em 3 alternativas: "reutilizar - recuperar - reciclar". A economia linear - a tradicional -,ao contrário, se baseia em 3 premissas: “extrair - produzir - descartar”. Hora de mudar!

A economia circular é regenerativa e restaurativa, pois mantém a produtividade de qualquer produto, ad aeternum

O sistema permite gerar o redesenho de produtos e sistemas que se tornarão utilizáveis novamente! Tal percurso é conhecido como berço a berço,  isto é, de produto a produto, preservando-se e transmitindo seu valor!

Se o mundo conservador continuar insistindo nesse ultrapassado e falível sistema econômico linear, vai entrar em colapso (se já não entrou), porque será o caminho da extinção de produtos!

Definições clássicas:

  • Economia circular: inspirada nos mecanismos dos ecossistemas naturais que geram recursos a longo prazo, num processo contínuo de reabsorção e reciclagem. Exemplo contrário a esse princípio, são as barragens de rejeitos.

  • Economia linear: sistema que expõe empresas e países a riscos relacionados com a volatilidade dos preços dos recursos e interrupções de fornecimento. 

Etapas da economia circular:

  1. Preservação: o objetivo passa por preservar e aumentar o capital natural, controlando estoques finitos e equilibrando os fluxos de recursos renováveis.
  2. Otimização: nessa etapa, a ação principal é otimizar a produção de recursos, fazendo circular produtos, componentes e materiais no mais alto nível de utilidade o tempo todo, tanto no ciclo técnico quanto no biológico.
  3. Avaliação: nesse último estágio, o objetivo passa por fomentar a eficácia do sistema, revelando as externalidades negativas e excluindo-as dos projetos, isto é, o processo passa pela verificação para ver se o que foi planejado deu certo, retirando o que deu errado, tipo correção dos desvios do processo.

Impactos da economia circular no mundo:

  • Volatilidade no preço das matérias-primas e limitação dos riscos de fornecimento.
  • Novas relações com o cliente com programas de retomada e novos modelos de negócio.
  • Melhora da competitividade, isto é, as empresas podem tirar vantagens da antecipação, comercializando as suas soluções e inovações ambientais a outras empresas.
  • Conservação do capital natural, a partir da redução de emissões de resíduos.

A economia circular tem por pilar central, o  reaproveitamento do produto. A Greenco trabalha com camisetas feitas com pet reciclado. Aproveita e dá uma olhada lá!