Carro solar, ideia luminosa, na luta pela sustentabilidade!
O transporte sustentável vem aumentando bastante, ultimamente. A redução de CO2 na atmosfera, tornou-se vital e, por isso, tem inspirado mentes para a criação de novas alternativas. O carro elétrico, saiu da teoria e já está nas ruas. Surge, agora, o carro solar! Conheça um pouco sobre essa luminosa ideia!
Além das indústrias, o transporte convencional despeja no ar uma grande quantidade de dióxido de carbono, CO2!
Para se ter uma ideia dessa enorme quantidade, estima-se que 61% das reservas de petróleo do mundo, são consumidos pelos meios de transporte, terrestre, marítimo e aéreo! Isso equivale a aproximadamente, 128 milhões de toneladas de CO2 por ano!
Além do mais, o iminente secamento dos poços de petróleo vai, mais dia, menos dia, encerrar a fabricação de veículos com motores de combustão interna!
Como o petróleo é uma matéria-prima não-renovável, a utilização da energia solar e elétrica para o transporte comum, tornou-se a melhor alternativa! São energias chamadas de "limpa" porque não agridem o meio ambiente.
Energia solar, portanto, passou a ser impotante para máquinas, embarcações e agora, como mais força ainda, para veículos!
No Brasil, o carro solar pode dar certo, porque sol é o que não falta no país. O carro solar, tem a alternativa de poder ser recarregado com energia elétrica convencional, caso seja necessário. É só ligar na tomada!
Vantagens do carro solar:
-
Possui baterias carregáveis com a luz solar, com postos de recarga em quase em todo o mundo.
-
Quando não houver posto por perto, pode puxar a carga de outro carro solar
-
A carga pode ser diária, para evitar ter que recarregar em postos ou com o colega. O motor possui 50 Kw de carga possível
-
A carga total permite permite atingir uma velocidade máxima de até 140 km/h.
-
As placas solares são fabricadas com células de silício
As células fotovoltáicas se localizam no teto, nas portas, no capô e na tampa do porta-malas!
São 330 células que, com a captação de luz solar, geram energia elétrica suficiente para movimentar o veículo e rodar uma média de 30 km/dia!
O preço do carro solar ficará em torno dos 16 mil euros, o que equivale a mais ou menos 72 mil reais. Convenhamos, não é tão caro assim, por causa do seu óbvio custo-benefício!
Grandes fabricantes já estão investindo no carro solar. Na Eurupa, já existem campanhas para a redução de impostos a fim de reduzir o preço final do novo transporte que devem começar a ser vendido, a partir de 2021.
Já foram feitas mais de 5.000 reservas pelos “curtidores da sustentabilidade” de 30 países!
Outros precursores do Sion, que utilizam energia solar:
- Nuna 8: esse é, provavelmente, o veículo movido a energia solar mais bem-sucedido dos últimos tempos. Foi fabricado pela equipe vencedora dos cinco últimos torneios World Solar Challenge;
- Xof1: o projeto merece destaque por quebrar recordes de maior distância percorrida por um veículo solar, em 2008;
- CUER (Cambridge University Eco Racing): tenta buscar um maior equilíbrio entre um carro de corrida eficiente com um design mais atraente;
- Ford C-Max Solar Energi: poderia muito bem passar por um carro qualquer – a não ser, é claro, pela presença de alguns painéis solares por todo o teto do veículo.
- EVX: tem como objetivo justamente oferecer um carro que seja eficiente e completamente movido pela luz do Sol;
- Audi: a famosa fábrica alemã está fabricando carros modificados e movidos pelo sol a partir de um projeto feito por um grupo de estudantes da Georgia Tech;
- Stella Lux: bastante eficiente na coleta de energia solar, o carro consegue absorver mais luz do que o normal utilizado para se deslocar.