A primeira bicicleta sustentável do mundo, é brasileira!

Duzentos anos atrás, a bicicleta foi inventada. Depois disso, ela passou por várias mudanças de design. O mais revolucionário, aconteceu agora: a bicicleta sustentável! Conheça melhor a primeira delas que, além do mais, é brasileira!   

A bicicleta sempre colaborou com o meio ambiente e com a saúde do condutor! 

A bicicleta sustentável, pioneiramente, fabricada no Brasil, é mais leve, resistente e flexível do que as tradicionais, porque é feita com o plástico reciclado de garrafas pet. Por isso, ela não enferruja e, por ser leve, resiste bem aos impactos em terrenos irregulares. 

Origem da bicicleta sustentável

Tudo começou, quando Juan Muzzi, um artista plástico, nascido no Uruguai, mas radicado no Brasil, teve a grande a ideia de fabricar uma bicicleta com material reciclado.

Em 1998, ele começou a coletar materiais PET e Nylon, como fonte de matéria-prima para seu projeto revolucionário.

Dez anos depois, a produção de bicicleta sustentável,após 1 ano de testes, começa a ser vendida ao público em geral. 

O processo de fabricação da fabricação da bicicleta sustentável, obedece a  etapas:

  1. Granulação do plástico de 200 garrafas pet numa máquina trituradora
  2. Injeção do plástico reciclado no molde de aço

Outra versão de bicicleta sustentável, a "Frii", foi idealizada pelo israelense, Dror Peleg

As rodas da versão israelense, têm aro de 20 polegadas, garfo curto e seu sistema de freios é fora dos padrões, pois se trata de um contra-pedal. Só  é acionado, quando o ciclista pedala para trás

Benefícios que a bicicleta possibilita:

  • Reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas ou diabetes
  • Trabalha os grandes grupos musculares das pernas, estimulando a contração do abdômen e tonificando mais da metade do seu corpo
  • Estimula a liberação de endorfinas, aumentando os níveis de serotonina
  • Reduz o colesterol e os triglicerídeos
  • Melhora o sistema imunológico e circulatório
  • Reduz o custo de locomoção, poupando uma grande quantidade de dinheiro
  • Não provoca poluição e oxigena seus pulmões com aquele "ventinho gostoso" batendo contra seu rosto! Isto não tem preço!

As origens da bicicleta

A bicicleta da foto se chamava "draisiana", sendo o primeiro modelo fabricado no mundo! Foi inventada pelo alemão Karl von Drais, em 1817. 

Em 1870, pintou um modelo mais aperfeiçoado: a bike de metal. Pouco tempo depois, em 1875, surgiu a primeira fábrica do mundo, a Companhia Michaux”, localizada em Paris, França.

Em 1898, as bicicletas chegaram ao Brasil

Segundo alguns historiadores, a primeira bicicleta que se notícia no Brasil, apareceu em  Curitiba, no Paraná, onde existia um clube de ciclistas, formado pelos imigrantes da colônia alemã local.

Até meados dos anos 1940, as bicicletas e peças eram importadas. Por causa da Segunda Guerra Mundial, acabaram as importações. Isso forçou o aparecimento das primeiras fábricas no país: Caloi, Monark e Irca.

O mais legal é que a música não morre jamais, porque sempre está renovando e smepre está à frente de seu tempo! Curta essa emoção de duas rodas!

Na Greenco, os produtos são como a bicicleta sustentável: é tudo orgânico! Escolha sua camiseta, seu tênis e vai curtir o ar puro, pedalando a sua bike de boa!