Conheça mais sobre os corantes naturais! Bons para a saúde e para o meio ambiente!

As cores são responsáveis por embelezar mais os produtos e torná-los mais atraentes. Corantes sintéticos, utilizados para promover essa mudança de visual, vêm sendo substituídos pelos corantes naturais, tanto na alimentação, quanto nos cosméticos, por serem menos agressivos à saúde e ao meio ambiente. Leia mais.

A função do corante, além de colorir o produto, é aumentar sua beleza para que seja mais atrativo ao consumidor!

No caso dos alimentos, existem corantes produzidos para dar cor bolos, doces, pipoca e outros tipos de comida. 

Os corantes naturais são à base de plantas. Contrário aos corantes sintéticos ou artificiais, eles fazem bem à saúde não agridem o meio ambiente.  

A beterraba e a framboesa, são a matéria-prima utilizada para  a produção do corante vermelho, um dos mais usados. Em termos de comparação entre a beterraba e a framboesa, a diferença está na tonalidade, pois o corante feito com beterraba, tem um toque de vermelho mais chegado à cor rosa, enquanto que o de  framboesa, tem um vermelho mais forte. 

Veja as receitas básicas para produzir corantes:

Corante vermelho

Beterraba

  1. Fazer o suco (num mixer ou liquidificador)
  2. Cozinhar em fogo baixo 
  3. Deixar o suco reduzir até a metade, para ficar bem concentrado 
  4. Está pronto seu corante de beterraba. 

Framboesa

  1. Fazer o suco (num mixer ou liquidificador)
  2. Usar uma peneira bem fina, para remover as sementes

Corante roxo

Repolho roxo

  1. Cortar o repolho em fatias pequenas
  2. Colocar tudo numa panela, com água
  3. Cozinhar em fogo médio até levantar fervura e a água ficar bem roxinha
  4. Coar o líquido que sobrou

Corante azul

Repolho roxo

  1. Após fazer o corante roxo, adicionar 1/2 colher (café) de bicarbonato de sódio
  2. Misturar tudo e voilá, temos o mais raro dos corantes!

Corante verde

Espinafre

  1. Fazer o suco (num mixer ou liquidificador), com 1/2 xícara (chá) de água
  2. Coar tudo e surge o corante verde, muito usado para deixar o arroz de brócolis verdinho, para dar cor à massa de panqueca de espinafre e para ser usado em receitas de doces (não se preocupe, não vai deixar gosto

     "Os corantes são substâncias que alteram ou intensificam as cores dos alimentos para melhorar seu aspecto e sua aceitação junto ao consumidor. Um refrigerante sabor laranja sem o corante ficaria com a aparência de água com gás, dificultando sua aceitação, pois primeiro 'comemos com os olhos'", disse Fernando Giannini, engenheiro químico especialista em corantes da Mix Indústria de Produtos Alimentícios, de São Bernardo do Campo (SP). 

    A indústria de cosméticos vem utilizando corantes naturais, como o corante feito de beterraba!

    Corante de beterraba, melhor alternativa na fabricação de batons!

    O batom é o item de maquiagem mais usado pelas mulheres do mundo todo. Ele é feito a partir da dispersão de substâncias em base composta de uma mistura de óleos, ceras e substâncias graxas, utilizadas para coloração e para realçar o brilho dos lábios, mascarando as imperfeições, se houver, claro. 

    Por apresentar uma coloração vermelho-arroxeada, devido à presença dos pigmentos betalaínas, sendo eles hidrossolúveis, o corante de beterraba tem sido altamente utilizado na fabricação de batons e outros produtos.

    A substituição de corantes sintéticos pelo corante extraído da beterraba para a aplicação, principalmente no batom, devido sua boa fixação durante um período maior do que o normal, se o corante fosse sintético.

    O perigo ainda está na fabricação de outros cosméticos, como protetores solares, substâncias emolientes, hidratante e colágeno!

    Esses produtos continuam empregando metais pesados, como chumbo, cádmio, cromo, arsênio, mercúrio, alumínio, dentre outros, que podem oferecer riscos de câncer e neurotoxidades.

    Corantes naturais: solução para eliminar os males à saúde e ao meio ambiente que os corantes sintéticos provocam!

    Os corantes sintéticos são perigosos, pricipalmente, na etapa de sua síntese e tingimento, causando poluição das águas 

    Pelo seu baixo custo e por oferecer menor risco, os corantes naturais, tratados por processos biodegradáveis estão, aos poucos dominando a insdústria dos cosméticos. 

    A substituição pelos corantes naturais, tanto no mercado da alimentação, quanto no mercado da beleza, será benéfico para as pessoas e para a natureza! 

    A Greenco já utiliza corantes naturais para que suas camisetas, vestidos e tênis fiquem ainda mais atraentes! “Naturalmente” coloridos!