Cosméticos orgânicos e naturais agitam o mercado da beleza!

O mercado da beleza e higiene é agitado, porque as novidades nunca param! Agora, mais do que nunca, o prato da hora, são os cosméticos orgânicos e naturais! Unindo beleza, saúde e meio-ambiente! 

Como saber se os cosméticos são naturais ou orgânicos?

Segundo a Ecocert, organismo nacional de inspeção e certificação, existem requisitos para saber se o produto é natural ou orgânico. Mas, existem outros tipos de cosméticos, além desses!

Os vários tipos de cosméticos: 

  1. Orgânicos: desenvolvidos e formulados com matérias-primas naturais certificadas. São produzidos com ingredientes livres de pesticidas, utilizando processos naturais para plantar, cultivar e extrair os alimentos da terra.
  2. Naturais:  tem que ter em sua fórmula no mínimo 95% de matérias-primas naturais. Não poderá ter ingredientes, tais como, Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone.
  3. Cosméticos veganos: são os produtos que não utilizam matérias-primas de origem animal. O cosmético pode ser vegano, o que não significa que seja natural ou orgânico. Na verdade, ele poderá ser inteiramente sintético e, ainda assim, continuar sendo vegano.
  4. Cosméticos cruelty-free: essa expressão que em inglês, quer dizer, “sem crueldade”, significa que não existe testes com cobaias na fabricação do produto. Isso, porém, não implica que a sua composição não terá matérias-primas de origem animal. Quer dizer, é possível ser cruelty-free, sem ser vegano.
  5. Cosméticos sintéticos: a maioria dos cosméticos vendidos é de origem sintética. Isto é, eles contam com ingredientes desenvolvidos em laboratório, de origem animal e utilizam corantes, conservantes, silicones, álcool, parabenos e outros ingredientes que podem trazer risco à saúde. 

Diariamente, uma mulher que se importa com sua beleza, usa mais ou menos 100 produtos químicos na pele!

Como a pele é o maior órgão do corpo humano, imagine a grande quantidade de produtos químicos que ela absorve diariamente!

Esse é motivo principal para migrar para os cosméticos que não possuem toxidade, como os naturais ou orgânicos, além dos mencionados. São muitos os benefícios desses produtos no corpo humano.

Benefícios dos cosméticos naturais e orgânicos:

  1. Nutre a pele: cosméticos naturais e orgânicos beneficiam a pele, porque vão nutrí-la com magnésio, cálcio, mica e óxido de zinco. Sem contar outros ingredientes botânicos, como óleo de extratos de alecrim e chá verde, que vão acalmar e proteger sua pele.
  2. Protege a pele contra o sol: os três principais ingredientes encontrados na maquiagem mineral são, titânio, óxido de zinco e óxido de ferro. Eles oferecem grande proteção contra os danos causados pelo sol e retardam o envelhecimento precoce. Melhor ainda: reduzem o risco de câncer de pele!
  3. Protege as futuras gerações: é grande a quantidade de produtos químicos encontrados em produtos de limpeza de pele. Por isso, estão associados a defeitos congênitos. Existem marcas condenadas pelo USDA (United States Organic Consumers Association), uma organização americana que regula o consumo de produtos orgânicos consumidos pelas pessoas.  Foi descoberto um elevado nível de ftalato (componente químico utilizado como plastificante em juntas e outras aplicações). Esse produto é encontrado em perfumes, xampus, cosméticos e esmaltes.
  4. Protege sua saúde e o meio-ambiente: grande parte dos produtos que usamos diariamente, são feitos com derivados de petróleo, portanto, são tóxicos.  Além de fazer mal à saúde, poluem o abastecimento de água, ao serem liberados diretamente dos banheiros. 
  5. Cura e previne doenças de pele: tanto as mulheres como os homens,  usam uma grande variedade de cosméticos no rosto. Destacam-se os tonalizadores, soros, hidratantes, primer, bronzeadores, corretivos, etc. Todos são tóxicos à pele. Passando a usar somente cosméticos naturais e orgânicos, a taxa de doenças de pele, vai diminuir bastante! 
  6. Previne o envelhecimento precoce: por causa dos minerais preesentes nos cosméticos naturais e orgânicos, sua pele manterá o vigor de sempre e por muito tempo. Os cosméticos não-orgânicos, por serem mais tóxicos, tendem a obstruir os poros, causando uma pele amarelada, enrugada e manchada. Os ingredientes derivados de plantas ajudam a aumentar a produção de colágeno e a estimular a renovação celular com eficiência.

*Por Marco Aurélio Gomes Veado: PENSE MAIS VERDE