Veja como funciona o sistema de hidroponia!
A aquaponia, mais conhecida como hidroponia, economiza até 90% de água, se comparada com a agricultura convencional! O sistema se tornou a melhor alternativa para a produção de hortaliças em hortas ou armazéns orgânicos! Bom para a saúde e melhor ainda para o meio ambiente!
A hidroponia é um sistema fechado para produção de hortifrutos e criações!
Ao alimentar os peixes, esse ciclo se fecha, pois suas fezes, ricas em nutrientes, alimentam as plantas que, por sua vez, filtram a água. O manejo é fácil e o produtor tem pouca coisa para monitorar, tanto na produção vegetal quanto de peixes.
A hidroponia ou aquaponia, produz como nível de pH baixo, o melhor para as plantas!
Hortaliças de ciclo curto, como alface, por exemplo, podem ser colhidas após quatro a seis semanas. No caso de haver resistência em abater os peixes, o produtor pode criar peixes ornamentais. Caso não se interesse por hortaliças, pode optar por plantas ornamentais.
Como o sistema dispensa a renovação da água, o custo fica baixo também por causa do baixo consumo de energia elétrica
Integrando a criação com a plantação
Essa conexão acontece através do bombeamento que leva a água com os excrementos dos peixes para o sistema hidropônico. A fusão perfeita envolve criação de peixes, com plantação de hortaliças! E sem usar produtos químicos!
O desenvolvimento da hidroponia moderna, é atribuída aos trabalhos produzidos pelo instituto americano "New Alchemy Institute". Grandes centros urbanos dos Estados Unidos, já produzem peixes e hortaliças em terraços e no topo de prédios.
No Canadá, existem várias instalações de aquaponia, surgidas na década de 90. São, predominantemente, instalações comerciais que cultivam culturas de truta e alface.
Existe uma instalação que utiliza o sistema DWC, desenvolvido na Universidade das Ilhas Virgens. Essa instalação foi construída em uma estufa na cidade de Brooks, Alberta, pelo Dr. Nick Savidov , que classifica a aquaponia como "ciência agrária".
Na Alemanha, existe uma fazenda urbana que possui uma estufa de 1,8 mil metros quadrados. A estufa alemã produz, anualmente, cerca de 35 toneladas de verduras, legumes e 25 toneladas de peixe! Por sua vez, na região de Auvergne, na França, o Projeto Osmose produz 5 mil alfaces e até 200 filés de trutas por semana.
No frigir dos ovos, o objetivo é estabelecer o que é ou não, alimento orgânico ou aquapônico. De um lado, estão os pioneiros pela produção sustentável de alimentos nos EUA, que estabeleceram o conceito de agricultura orgânica. Do outro, a galera dos aquapônicos que exigem igualdade de direitos!
Outro sistema que trabalha com água suspensa: a aeroponia
É mais um sistema que roda com a água, onde as plantas crescem suspensas no ar e com as raízes expostas. Esse sistema também não obteve permissão e seus produtores contunam lutando por seus direitos!