Breve, o avião elétrico estará no céu! Depois dele, o carro-voador! Apertem os cintos!
Como foi com o carro elétrico, o avião elétrico é mais uma alternativa para a redução de CO2 na atmosfera e outras vantagens. Depois dele, vem o carro-voador. Sim! Estamos no futuro! Conheça mais sobre essa novidade que, breve, estará voando em nossos céus!
O avião elétrico, primeiramente, terá carga para distâncias mais curtas e, aos poucos, irá substituir o avião convencional!
O protótipo do primeiro avião movido à eletricidade já foi exibido! O evento aconteceu no ano passado, no “Salão Internacional da Aeronáutica e Espaço de Paris-Le Bourget”, o famoso, “Paris Air Show”.
Alice é o nome dado à aeronave, fabricada pela Eviation, empresa israelense. O novo avião, terá capacidade para carregar até 9 pessoas e sua capacidade elétrica terá autonomia para voar até 1.040 km de distância, numa velocidade máxima de 440 km/hora. A previsão é que esteja, oficialmente, voando em meados de 2022.
Alice tem aerodinâmica diferente dos aviões convencionais!
Alice abre as portas para uma nova revolução no mercado da aviação!
Alice possui três hélices viradas para trás. Uma delas fica na cauda e as outras duas estão na ponta das asas. O objetivo dessa aerodinâmica é neutralizar os efeitos do arrasto. A fuselagem inferior de Alice é plana, o que ajuda na sua sustentação.
A confiança no novo projeto está alta, pois já foram encomendadas 200 aeronaves pela companhia aérea regional americana, Cape Air.
De acordo com o diretor da magniX que junto com a Siemens, fornecerá os motores elétricos, “o potencial de negócios para aviões elétricos de pequeno porte é evidente se você levar em conta os 2 bilhões de passagens aéreas vendidas por ano para voos a menos de 400 km de distância!”.
Por sua vez, o Cessna Caravan, um avião de porte pequeno, gasta em torno de 400 dólares em combustível convencional para um voo de 160 km. Se esse mesmo trajeto for feito por um avião elétrico, o custo baixaria para um valor entre 8 a 12 dólares!
Pouco tempo atrás, um Cessna de nove lugares, alimentado por uma bateria elétrica, fez um voo de 30 minutos sobre os céus do estado de Washington, nos Estados Unidos.
Nessa parada, vários ganham, desde o meio ambiente, até os passageiros e os próprios donos das empresas que utilizarem o avião elétrico.
Só falta resolver um entrave, para o avião elétrico ficar completo!
As baterias utilizadas no avião elétrico para um trajeto mais longo, apesar de serem 30 vezes mais eficientes e "densas em energia" do que as atuais, não aguentam muito tempo.
Resolvido esse problema, a tendência é que a aviação eletrônica reduza bem a utilização da aviação convencional, para curtas e longas distâncias. Estamos apenas no começo de uma era da aviação comercial!
Claro que isso não acontecerá da noite para o dia, mas o avião elétrico já saiu das pranchetas, assim como aconteceu com os carros elétricos.
Aviões convencionais estão poluindo muito e algumas agências reguladoras já estão fazendo exigências pesadas para que o problema seja diminuído o quanto antes!
Agências reguladoras europeias aumentam a pressão!
A Agência Europeia de Segurança da Aviação, ciente da situação crítica com relação à emissão de CO2 pelos aviões, começou a classificar as aeronaves de acordo com seu nível poluidor. Esse controle, enquanto não chega o avião elétrico, vai restringir bem a circulação ou incentivar novas alternativas de combustível, exceto o fóssil.
Oficialmente, a França está dando o primeiro passo!
A aviação eletrônica ganhou um grande impulso, graças à injeção de recursos que o governo francês deu ao setor aeroespacial. O incetivo de 15 bilhões de euros destinados ao desenvolvimento de novas formas de abastecimento de aeronaves inclui ainda um fundo de pesquisa e desenvolvimento de 1,5 bilhão de euros.
Outras alternativas de combustível limpo, estão sendo colocadas em prática!
Com o incentivo do governo francês, até 2035, a Airbus deve colocar no ar, um avião de emissão zero, alimentado por hidrogênio. Outro projeto em estudos, será a fabricação de uma aeronave regional, alimentada por motores elétricos-híbridos, programados para distâncias mais curtas.
Na China, um drone de táxi voador já foi testado em serviço e o resultado foi excelente. O veículo aéreo, alimentado por baterias elétricas, por enquanto, poderá transportar dois passageiros e viajar a cerca de 100km/h.
Depois do avião elétrico, vem aí, o carro-voador!
Carros que voam é uma imagem que todos temos na imaginação. Principalmente, a geração que curte a parada da ficção científica. Aos poucos, essa fantasia, vai se tornando realidade!
Por mais incrível que possa parecer, já existem vários projetos em estudos para a implantação do carro-voador que, pode até chegar junto com o avião elétrico!
O carro-voador ainda em estudos, deverá transportar, inicialmente, quatro ocupantes, além do "motorista-piloto". Sua autonomia, será de 100 Km/carga elétrica. Os pesquisadores ainda estão procurando por soluções para sanar o problema da decolagem curta, que será vertical e, claro, necessitará de grande potência, ou seja, um gasto adicional de carga elétrica.
A tecnologia do carro-voador, é ainda mais complexa do que a do avião elétrico, por causa de uma série de fatores, como da propulsão, por exemplo.
Mas, apesar de tudo, essa será a solução para reduzir os congestionamentos e permitir rápidos deslocamentos. Assim como Elon Musk está fazendo, outros milionários que têm ambições altruísticas, poderão começar a investir nesse novo nicho.
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