As tintas ecológicas que estão colorindo a natureza!

As tintas ecológicas se tornaram uma excelente opção para quem não quer agredir o meio ambiente. Por ser atóxica, essas tintas já estão presentes nas construções mais atuais. Conheça mais sobre a tinta amiga da natureza e do homem! 

As tintas ecológicas liberam somente 0,1% do volume de pigmentos à base de metais pesados e componentes sintéticos! 

Esses pigmentos, conhecidos como Compostos Orgânicos Voláteis (COV), são compostos de carbono que liberam reações fotoquímicas na atmosfera. 

Na impressão em offset que utiliza tinta comum, à base de hidrocarbonetos, são consumidos, anualmente, cerca 3 milhões de toneladas de tinta! Dessa quantidade, são liberadas para a atmosfera, cerca de 500 mil toneladas de COVs!

Os COVs são emitidos, principalmente, quando a tinta seca no papel e as prensas são lavadas nos intervalos das impressões. Essas emissões "alimentam" a poluição do ar! 

As tintas ecológicas podem ser à base de minerais, vegetais e insumos de animais.

 As tintas ecológicas no Brasil

No Brasil, ainda não existe uma regulamentação mais clara sobre a utilização desse tipo de tinta. Mas, já existem fabricantes investindo na mudança que, mais dia, menos dia, será geral. 

Esses fabricantes que, obviamente, têm uma visão mais clara da situação, sabem que interromper o consumo de produtos sintéticos, é vital. Por isso, é necessário maior divulgação sobre as tintas ecológicas, nos lugares onde ainda são desconhecidas. 

As tintas ecológicas podem ser feitas a partir de pigmentos vegetais, como jenipapo e urucum, muito populares no Brasil, principalmente, nas regiões mais carentes!

Seus óleos são  à base de soja, canola, óleo de linhaça (linho) e cártamo!

O óleo de soja, por ser bem claro, produz cores mais intensas do que os óleos à base de petróleo. Seu tempo de secagem é bem menor do que das tintas convencionais! Quer dizer, além de despoluir, temos cores mais vivas! Legal demais!

Porque você tem que começar a usar tintas ecológicas:

  • não geram poluição

  • produzem cores mais vivas

  • não agridem o meio-ambiente

  • não oferecem risco à saúde do aplicador, sequer de quem está por perto

Se a produção aumentar, puxada pela demanda, a tendência certa, será diminuir o seu preço. O desenvolvimento de uma resina especial, misturada com óleos vegetais não-comestíveis e biodegradáveis, poderá se tornar outro motivo para a redução do custo da tinta.

Essa resina "in natura", por ser de baixa alcalinidade, facilita a diluição da tinta. 

tinta ecológica X tinta comum

  1. Produção: como você sabe, o petróleo é um recurso não-renovável. Como a tinta é à base de vegetais, a matéria-prima é de rápido crescimento e sempre renovável. Por isso, essas plantas produtoras de óleo, podem ser amplamente cultivadas e seu óleo facilmente extraído e refinado.
  2. Remoção: as tintas à base de vegetais são mais fáceis de se remover do que aquelas com tintas à base de petróleo.
  3. Saúde: por causa do COV, altamente prejudicial à saúde e à qualidade do ar interior, a American Lung Association relata queos COVs são prejudiciais, porque reagem com outros gases e formam outros poluentes atmosféricos, após despejados no ar.
  4. Alimentação: as tintas ecológicas são as preferidas para o empacotamento de alimento e, por serem não tóxicas, não prejudicam o conteúdo.
  5. Qualidade: um estudo recente publicado no International Journal of Biomaterials testou a qualidade das tintas à base de vegetais e à base de petróleo, usadas para impressão offset. Foi detectado que a tinta à base de óleo de linhaça deixou o papel de impressão bem mais brilhante, com relação à impressão com tinta à base de óleo mineral.
  6. Aplicação: as tintas ecológicas não impermeabilizam a parede, o que permite que esta “respire” e mantenha um controle de umidade na casa, livre tanto da eliminação de gases organo-clorados (dos COVs) quanto de fungos e mofo.

Curiosidades

  • Tintas à base de água, não são consideradas ecológicas. Para ser ecológica, a tinta necessita ter seu ciclo de vida avaliado. Isto é, deve-se avaliar o prejuízo energético que pode causar, o consumo de água e dos fluidos gerados no seu descarte
  • A cal é considerada tinta ecológica, por ser natural. Após adição de água, a cal possui a ação do fogo que modifica uma rocha original!

    Tintas ecológicas são utilizadas na composição das estampas das camisetas produzidas pela Greenco. Confira aqui.