Biomimetismo: a arte de colocar as lições da natureza em prática!
O biomimetismo ofecerece "escolhas" à engenharia humana de modelos testados pela natureza que teve milhões de anos para entender o que funciona melhor e o que não funciona. Conheça alguns desses projetos que foram copiados com sucesso!
O biomimetismo é a tecnologia que busca para o dia-a-dia, a sabedoria e os modelos de sucesso criados pela Natureza.
O termo “biomimetismo”, é de origem grega e vem da junção de “bios” (vida) com "mimesis" (imitação).
Animais e plantas conseguem sobreviver há tantos milhões de anos porque são bem estruturados. Agem em conjunto, são solidários e usam apenas a energia de que precisam, sem agressão ao equilíbrio da natureza.
A bióloga, pesquisadora e escritora Janine Benyus popularizou o termo biomimetismo, a partir da publicação do seu livro, “Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza”, em 1997. No livro, ela reflete que, “para resolver os desafios enfrentados pela sociedade, devemos aprender através dos ensinamentos da natureza, para que possamos criar produtos, processos e políticas mais sustentáveis e, assim, salvar e curar nós mesmos e o planeta.”
De acordo com a bióloga, o Biomimetismo é uma área da ciência que vê a natureza, a partir de 3 princípios fundamentais:
- Um modelo: quando estuda os modelos da natureza e os imita, tendo como inspiração para projetos ou processos com o objetivo de resolver problemas humanos
- Uma medida: quando adota padrões ecológicos para julgar o direito das inovações humanas
- Uma mentora: quando a natureza oferece “dicas de sucesso” para que o homem possa imitar e aplicar seus processos a partir de princípios de economia, sem gerar desperdícios.
O biomimetismo aplicado na indústria
Alguns exemplos da natureza copiados pela indústria:
Borboleta
As asas negras da borboleta rosa possuem células que podem armazenar a luz em qualquer ângulo. Essa capacidade inspirou os cientistas para a criação de um novo tipo de célula solar que é econômica e duas vezes mais eficiente na captação de luz.
Lagartixa
A aderência copiada é tão poderosa que permite que a pessoa suba uma parede de vidro. As luvas de alpinismo, por sua vez, podem suportar o peso humano: mímica da biomecânica a partir das patas das lagartixa.
Pássaro
Os primeiros protótipos do trem-bala criavam uma explosão sonora ao sair de um túnel, o que causava muitos problemas. Um engenheiro da empresa responsável pela fabricação, observou que o pássaro "Martim-Pescador" era capaz de mergulhar de bico na água para pegar peixes, sem deixar qualquer ondulação.
O novo projeto alterou o bico do trem-bala e tinha como modelo o design do bico do pássaro. O trem ficou 10% mais rápido, com 15% menos gasto de eletricidade e parou de apresentar a explosão sonora de antes.
Cupim
As casas dos cupins ficam sempre úmidas, mantendo a temperatura ambiente sempre estável, em função de uma complexa rede de câmaras e passagens. O sistema de refrigeração dos cupinzeiros, inspirou arquitetos na redução de gasto de energia com ar-condicionado em grandes edifícios.
Tubarão
A pele de tubarão é o biomimetismo que está na origem de trajes de trajes de competição de natação e de mergulho, pois replicando a habilidade de um tubarão, reduzem bastante o atrito com a água.
Uma tinta, tipo verniz, desenvolvido pela NASA, também contém as mesmas propriedades e este é utilizado na fuselagem de aviões super-sônicos, foguetes e em navios.
Baleia
As baleias, apesar de super-pesadas, são exímias nadadoras, saltadoras e excelentes mergulhadoras. A aerodinâmica de suas barbatanas lhes permite essa mobilidade que foi copiada pela indústria de aviação.
Aranha
Estima-se que 100 milhões de aves morrem todos os anos, após colidir nos vidros de edifícios ou de casas. A transparência as engana e o choque é inevitável.
Para resolver esse problema, uma empresa desenvolveu o “Ornilux Birdsafe Glass”, inspirando-se nos fios reflexivos UV em teias de aranha. O vidro passa a ser percebido pelos pássaros que, então, evitam a “topada” fatal.
Planta Carrapicho
O velcro talvez seja a inovação biomimética mais conhecida do mundo. Seu responsável foi o cientista suíço George de Mestral. Ao voltar de um passeio nas montanhas com o seu cachorro, percebeu que havia bolinhas com espinhos grudadas na roupa e no pelo do animal.
Observando as bolinhas no microscópio, percebeu que elas se fixavam no tecido e no pelo, por causa das pontas com minúsculos ganchos dos carrapichos, planta comum na região.
Flor de Lótus
Planta que virou símbolo de pureza espiritual por causa de sua capacidade de se manter limpa, apesar do ambiente sujo em que vive. Quando as gotas de água caem sobre a planta, elas assumem uma forma esférica e, assim, deslizam com facilidade, levando a sujeira e os microrganismos.
O fenômeno, batizado pelos cientistas de “Efeito Lótus”, se tornou inspiração para o desenvolvimento de tintas, vidros, tecidos autolimpantes e, principalmente, na produção de cosméticos com variados objetivos.
A indústria de cosméticos é das que mais se beneficiam com o biomimetismo
O "Efeito Lótus" foi empregado pela indústria de cosméticos, em produtos de limpeza de pele.
Isso, por causa de sua capacidade de atingir camadas mais profundas da pele, permitindo, ainda, maior equilíbrio de seus nutrientes e proteção máxima.
As "plantas estaminais", foram inspiração na criação de emulsões e maquiagens que protegem contra condições adversas de umidade, temperatura e raios ultravioletas (UV).
Finalmente, imagine futuras tecnologias, ainda não copiadas, inspiradas nas habilidades desses animais:
-
Sapo/Pulga - a tecnologia de pular várias vezes acima do seu tamanho.
-
Camaleão/Coruja - a tecnologia de se camuflar para se livrar de perigo iminente.
-
Formiga/Abelha - a tecnologia de carregar mais de 100 vezes o peso do próprio corpo e viver numa comunidade organizada, com um líder de fato.
-
Beija-Flor/Libélula - a tecnologia de parar no ar por tempo indeterminado, diferente dos helicópteros.
No contexto do Biomimetismo, Lavoisier poderia acrescentar em sua máxima que ecoa até os dias atuais: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma e TUDO SE COPIA”.