Energia solar: energia limpa ainda não acessível a todos!

A energia solar pode ser convertida em energia térmica ou elétrica. Trata-se de uma energia limpa e renovável, pois está sempre disponível! Apesar dessa abundância, a energia solar ainda não está acessível a grande parte da população! Como resolver esse problema? 

 

O Sol é um reator nuclear natural que libera pequenos pacotes de energia chamados fótons, que viajam os 93 milhões de milhas (quase 150 milhões de quilômetros) do Sol à Terra, em cerca de 8,5 minutos. 

A cada hora, esses fótons solares geram energia solar suficiente para suplantar as necessidades globais de energia por um ano inteiro! Atualmente, a energia fotovoltaica é responsável por apenas cinco décimos de um por cento da energia consumida no planeta.

A geração de energia solar é mais flexível, porque:

  • pode ser construída a partir da chamada "geração distribuída", ou seja, localizada no próprio local ou próximo deste.

  • pode ser construída como uma usina de energia solar, nos moldes das usinas tradicionais.

A eletricidade gerada pelos painéis de energia solar, servirá para o fornecimento de luz, aquecimento de ambientes e para o aquecimento da água, nas casas, no comércio ou nas indústrias.

A utilização da energia solar evita perdas significativas na transmissão e na distribuição de eletricidade, como aquela que chega até nossas lâmpadas. Em outras palavras, a energia solar reduz o que acontece no trajeto da energia elétrica convencional, quando ocorrem descargas periódicas da geradora até o local final.   

Outros benefícios da energia solar

  • Redução da necessidade de alto investimento em grandes obras de infraestrutura que dão suporte ao setor elétrico, como seria na construção de novas hidrelétricas ou de linhas de transmissão. 
  • Maior segurança energética para o país que investir em energia solar, tendo em vista a creescente insegurança do setor hídrico que, por exemplo, reflete na falta de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Leitos d'água poderão ser beneficiados nessa troca. 
  • Redução da utilização de usinas termelétricas, eméritas poluidoras, pois, ao gerar eletricidade, queimam grande quantidade de carvão e petróleo, por causa dos seus geradores a diesel. Portanto, quanto menos acionadas as hidrelétricas, menos CO2 na atmosfera. 
  • Flexibilidade nos projetos de instalação, em comparação aos complexos projetos das usinas hidrelétricas tradicionais, principalmente, no que diz à infraestrutura.  

A energia solar pode gerar energia elétrica em conjunto com outras tecnologias, como a energia eólica, outra alternativa de geração das chamadas “energias limpas”. 

Expandir o acesso à energia solar: prioridade dos governos!

Uma das metas de qualquer governo consciente do mundo civilizado que se importa com o meio ambiente e com o bem-estar de sua população, deve ser o de promover maior integração da energia solar nos lares, independente da classe social! 

O Brasil é um país privilegiado, porque tem a companhia do Sol, praticamente no ano todo. Por causa desse imenso potencial, o país faz parte de uma aliança internacional que estimula a adoção da energia solar no mundo. 

A Aliança Solar Internacional (ISA), foi estabelecida em 2016 e envolve, atualmente, 121 países com grande potencial solar, situados entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.

Se essa aliança se expandir, todos se beneficiarão, pois de acordo com uma projeção feita pela Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar fotovoltaica será a fonte energética número um do mundo até 2035! 

Como funcionam os painéis solares?

Quando os fótons atingem uma célula solar, eles soltam elétrons de seus átomos. Se os condutores estão ligados aos lados positivo e negativo de uma célula, forma-se um circuito elétrico. Os vários pacotes de células, é que formam um painel solar. Vários painéis (módulos) podem ser conectados para formar uma matriz solar. Quanto mais painéis solares juntos, maior a quantidade de energia elétrica gerada!.

Do que são feitos painéis solares?

Os painéis solares fotovoltaicos, são compostos por muitas células solares,  feitas de silício, que funcionam como semicondutores. Os painéis solares são construídos com uma camada positiva e uma camada negativa que, juntas, criam um campo elétrico, exatamente como numa bateria.

Como os painéis solares geram eletricidade?

Os painéis solares fotovoltaicos geram eletricidade de corrente direta (DC), quando os elétrons giram em torno de um circuito. Como mencionado, o processo parece como o da bateria alimentando uma lâmpada. Nesse caso, os elétrons se movem do lado negativo da bateria, através da lâmpada, e retornam para o lado positivo da bateria, gerando a eletricidade necessária.

Todos lucram com a utilização energia solar!

Além da população, o meio ambiente também sai lucrando com a expansão da geração de energia solar, pois com menos CO2 liberado, mais respirável ficará o ar! 

Assim, como o Sol, tudo que vem da natureza, é mais puro, como as camisetas, vestidos e tênis, produzidos pela Greenco. Todos, feitos com materiais orgânicos, reciclados e naturais. Confira aqui!