RETRÔ GREENCO: 10 dicas para viver com sustentabilidade em 2023 (5)

O que significa "ser sustentável"? O sentido é amplo e, por isso, possui vários conceitos, mas a sua essência é a mesma: viver com equilíbrio a fim de que o meio ambiente seja menos agredido. Se cada um tiver essa consciência, certamente terá um ano de 2023 feliz em todos os sentidos.

Conheça, a seguir, o quinto retrospecto do BLOG GREENCO da maioria dos posts publicados ao longo de quase 5 anos de existência. E entenda, definitivamente, o significado de SUSTENTABILIDADE!

1 - O tijolo ecológico chega para ajudar a diminuir o lixo plástico!

O acúmulo de lixo plástico em locais impróprios, como nos leitos aquáticos, está em níveis absurdos. Uma das soluções encontradas para reduzir essa carga imensa de plástico descartado, foi a invenção do providencial tijolo ecológico! 

2 - Com adoçante natural, seu futuro não será amargo!

O açúcar tradicional, cristal o refinado, já sabemos, não faz bem à saúde. Está comprovado. O mesmo se pode dizer dos adoçantes sintéticos. Felizmente, descobriram o adoçante natural, que veio para evitar um futuro menos amargo! 

3 - A garrafa de plástico não deve ser reutilizada, porque pode fazer mal à saúde!

A garrafa de plástico só deve ser usada uma só vez, porque, além de não ser nada legal para o meio ambiente, faz mal para a saúde. E poucos sabem disso! Para evitar reabastecer sua garrafa, a melhor saída é a velha garrafa térmica de alumínio!

4 - Evitar riscos ambientais é garantir uma vida saudável e segura!

Todos estamos sujeitos aos acidentes do dia-a-dia, conhecidos como riscos ambientais. Uns são inevitáveis, mas outros são por pura negligência. A precaução é fundamental! Veja quais são os riscos mais corriqueiros e como evitá-los.

5 - Fábrica viva produzindo nano-organismos para ajudar a natureza!

São muitas as ideias que surgem para ajudar o meio ambiente. Umas emplacam. Outras não. A fábrica viva que produz nano-organismos para diversos propósitos é uma ideia que vem dando certo! Conheça esses seres microscópicos e suas missões incríveis para salvar a natureza!

6 - Nas cidades-esponja, enchente é coisa do passado!

Entra ano, sai ano: as enchentes não perdoam! Planos urbanísticos ultrapassados, não resistem às chuvas de verão. A população paga a conta. O que fazer para aplacar a fúria da natureza maltrada? As cidades-esponja podem ser a solução. Leia mais.

7 - Está chegando o tecido eletrônico, revolução no mercado da moda!

Até pouco tempo atrás, só existiam as roupas térmicas, feitas com tecido que aumenta a porosidade em resposta ao suor ou ao aumento da temperatura. Faltava aquele tecido que pudesse alternar tanto a porosidade, quanto a transparência infravermelha, em resposta às condições ambientais! Ele foi inventado!

8 - Plogging: uma grande ideia que une o útil ao agradável! Já ouviu falar?

O "Plogging" é uma atividade que você pode praticar enquanto faz jogging, na trilha, na praia, no parque, na floresta, etc. Pegue o lixo que você achar no seu trajeto e deixo o caminho limpo, mantendo a sua cidade bonita e livre da sujeira! Junte-se ao movimento!

9 - Conheça o tempo de decomposição de materiais e evite seu impacto na natureza!

Jogar no lixo, produtos feitos de papel, plástico, metal, vidro ou mesmo, alimentos, é mais perigoso do que se imagina! O período de decomposição de cada um, após descartados, irá determinar o quanto vão poluir o meio ambiente e, claro, prejudicar sua saúde. Existem soluções para evitar o estrago! 

10 - Energia solar: energia limpa ainda não acessível a todos!

A energia solar pode ser convertida em energia térmica ou elétrica. Trata-se de uma energia limpa e renovável, pois está sempre disponível! Apesar dessa abundância, a energia solar ainda não está acessível a grande parte da população! Como resolver esse problema? 

PUBLICADOS: 1 - 2 - 3 - 4