Plogging: uma grande ideia que une o útil ao agradável! Já ouviu falar?

A atividade esportiva/ecológica, conhecida como plogging, pode ser desconhecida em grande parte do planeta, mas o movimento já está se espalhando! Afinal, essa é uma forma de  ajudar você e o meio ambiente ao mesmo tempo! Continue lendo e veja que excelente ideia para você aderir e divulgar!

 O termo "plogging" ou "plogga",  é de origem sueca, sendo o resultado da combinação de "correr" (do sueco, "plocka upp") com "pegar". 

Tudo começou quando o sueco Erik Ahlström, um exímio esquiador e corredor de trilhas, observou que durante seu trajeto, havia muito lixo espalhado na rua e nos passeios ou no caminho das trilhas que fazia.

Foi quando lhe veio a ideia de recolher o lixo espalhado no seu caminho, enquanto corria. 

Deu tão certo que a mania se espalhou em vários lugares da Europa. No Brasil, a prática ainda é rara, mas a tendência é que, em pouco tempo, seja mais conhecida, uma vez que pode ser praticada por todas as faixas etárias.

Os pais podem levar seus filhos menores e, desde já, dar-lhes o exemplo ao mostrar que limpar a cidade é, além de divertido, uma ajuda para deixar a cidade mais limpa e purificar o meio ambiente!

Ploggers, na visão de Erik Ahlström, eram uma espécie de "extensão dos lixeiros"! 

Como em toda atividade, plogging deve ser bem planejado, isto é, antes de seu início, um roteiro deve ser bem definido, além de sua periodicidade.

Contar com o apoio da prefeitura local ou de empresas privadas, pode ser uma boa ideia para que a atividade tenha efeito duradouro.

Reunir um grupo disposto a trabalhar em conjunto, aumenta a motivação de todos. Por exemplo, semanalmente, todos se reúnem para a recolher o lixo de determinado local, enquanto pratica sua atividade física favorita.

Depois do plogging, nada mais gratificante do que a foto para a posteridade e para divulgar o exemplo!  

O plogging se tornou atividade integrante dos projetos, “cidades lixo-zero” e “cidades-esponja” (temas já abordados no Blog). 

Dicas para organizar o plogging com garantia de sucesso:

PREPARAÇÃO

  • Antes de sair para sua caminhada ou corrida, leve com você, um pequeno saco de lixo ou saco plástico (tamanho à sua preferência), para recolher o lixo. Luvas e, dependendo do momento, máscaras, também é legal levar. 
  • Por ser mais resistente, outra opção interessante, será a sacola de pano, recomendável para lixo mais pesado ou úmido.   
  • Por fim leve uma corda para facilitar o transporte da sacola. Amarre-a na cintura quando estiver cheia ou como mochila. Leve, ainda, arames para fechar as sacolas depois de cheias. 

ESTRATÉGIAS

  • Trace seu roteiro com antecedência, tanto a ida como a volta. Identifique os itens dos lixo, para pegar na saída e outros para buscar no caminho de volta. Assim, conseguirá contra-balançar o peso da sacola. 
  • Mude a sacola de mão em mão para não forçar muitos os braços, enquanto anda ou corre. Isso, se caso não tiver amarrado a sacola na cintura ou como mochila. 
  • Faça propaganda do plogging, via prefeitura ou via uma empresa privada que queira patrocinar sua atividade ecológica e esportiva. Quem sabe você não consegue descolar uma sacola promocional do patrocinador? Assim você economiza e ajuda a quem se interessar. 
  • Estabeleça regras para seu plogging. Planeje tudo direitinho, como os roteiros diários ou semanais.  
  • Convide seus amigos para participar com você. Peça-os para fazer o mesmo. Quanto maior o número de gente a aderir o movimento, melhor para todos!

COMPLEMENTOS

  • Junto com seu celular, não se esqueça do fone de ouvido (dica meio redundante, mas não custa repetir o que é bom). 
  • Baixe um aplicativo específico para te dar o suporte logístico, como localizações a seguir, clima e o tempo da atividade, assim como a quilometragem a concluir. O tipo de terreno, também é importante saber, caso opte pela trilha. Uma dica: o app "MapMyRun" tem isso tudo.  
  • Esteja trajado de maneira a ter liberdade de movimentos, caso não vá correr, mas caminhar. Roupa leve, camiseta leve e tênis para caminhada. Essa dica é outra meio redundante, mas é bom estar atento para esses detalhes da roupa. Se o tempo estiver chuvoso, a capa cai bem. 

Use a hashtag #plogging para encontrar uma comunidade de ploggers mais perto de você!

Sugestões de quem entende do assunto

A cardiologista do Hospital Albert Einstein, Gabriela Ramalho, explica que o plogging pode ajudar no fortalecimento muscular dos membros inferiores e do abdômen e dá 5 dicas providenciais:

  1. A forma adequada para se agachar para recolher o lixo, é contrair os membros inferiores e o abdômen.
  2. Para evitar tonturas, durante a coleta, o ideal é olhar pra frente ao invés de olhar para baixo.
  3. É importante não se distrair com conversas durante o plogging, a fim de  não desaquecer o corpo e nem gastar muita energia.  
  4. Esteja sempre bem hidratado e alimentado
  5. Quando terminar a atividade, não se esqueça de postar nas suas redes sociais para repassar o exemplo e incentivar a galera a fazer o mesmo

Se seu plogging durar 30 minutos, será possível queimar até 300 calorias!

Assim como é lugar-comum para a Greenco, cumpra sua missão como cidadão ou cidadã que respeita o meio ambiente e a sua saúde! Aproveite e escolha aqui a camiseta e o tênis ideais para praticar o plogging!