Participe da campanha #JulhoSemPlástico. Viva sem o plástico na sua vida!

O plástico já foi  uma alternativa para reduzir custos na fabricação de produtos, por ser prático e moldável. Porém, verificou-se que seu tempo de degradação é quase eterno. O meio ambiente é o maior prejudicado. Assim, no mês de julho foi iniciada uma campanha mundial: #JulhoSemPlástico. Participe também.  
N.Jansen

A cada minuto, o equivalente a um caminhão cheio de resíduos de produtos feitos de plástico, é despejado nos oceanos! 

Calcula-se que mais ou menos 13 milhões de toneladas de produtos feitos de plástico vão parar nos oceanos. De prático e mais barato, o plástico se tornou um grande vilão do meio ambiente porque leva de 500 a 1.000 anos para se decompor. É um impacto de resulta em grande prejuízos para a fauna, flora e seres humanos.

A partir dos anos 50, quando começou a chamada "Era do Plástico", cerca de 8,3 bilhões de toneladas de plástico foram produzidos em todo o mundo. Menos de 10% dessa quantidade é reciclada e o resto é usado só uma vez, sendo  descartado em diferentes locais.

Para se ter uma ideia do tamanho do estrago, nos primeiros 10 anos deste século XXI já foram fabricados mais plásticos do que em todo o século XX.

Believe.Earth

A seguir, algumas práticas que você pode começar a adotar para começar a decretar o fim do plástico na sua vida!

Utilize sacolas de pano ou retornáveis

A população, aos poucos, vai adquirindo novos hábitos e, por isso, começam a evitar as sacolas de plásticos. Muitos supermercados, por sinal, já aderiram à ideia de partir para outras alternativas. Portanto, adote sua própria sacola, de pano ou retornável, quando for fazer compras. 

Prefira compras a granel

Uma boa saída para se livrar de embalagens de plástico, é comprar produtos como arroz, feijão, farinhas, frutas e vegetais nas lojas a granel, onde você escolhe os produtos de grandes recipientes, sem embalagens fracionadas. Uma dica legal é levar saquinhos de tecido ou potes reutilizáveis. Além das sacolas de pano, se for o caso, utilize também as mochilas ou bolsas Greenco

Carregue utensílios que podem ser reutilizados

Tenha sempre uma espécie de “kit lixo-zero” quando for para o trabalho fora de casa ou para seus passeios. Esse kit poderá conter talheres de madeira, guardanapo de tecido e canudo (de vidro, bambu ou inox), copo reutilizável ou plantável

Não reutilize a garrafa de plástico

Poucos sabem, mas usar de novo uma mesma garrafa de plástico pode fazer mal à saúde. O ideal é usar garrafas de alumínio que, além de conserve a temperatura da água, são mais higiênicas e não geram mais lixo.

Substitua o papel filme ou alumínio

A utilização de outros materiais para embalar alimentos, sem ser os habituais papéis filme ou de alumínio é uma excelente alternativa. O papel-cera ou papel-manteiga, é o ideal. Outra vantagem é ser reutilizável e biodegradável.

Utilize potes ou garrafas de vidro

Guardar água na geladeira em potes de plástico, não é recomendável pelos mesmo motivos da reutilização das garrafinhas de plástico nas caminhadas ou em outras situações. O mesmo para guardar alimentos e temperos. O melhor, nesse caso, são os potes/garrafas de vidro ou alumínio. 

Para lavar a louça ou no banho, utilize a bucha de vegetal

Substitua as esponjas sintéticas de lavar a louça pela bucha de vegetal O mesmo para o banho. Além de evitar o plástico, são mais higiênicas e mais difíceis de pegar bactérias. 

Adote os produtos naturais de limpeza

Quando for limpar seus móveis, o chão e outros utensílios, opte para os produtos concentrados como o vinagre ou bicarbonato de sódio. A preferência, claro, é que sejam acondicionados em embalagens de vidro. 

Prefira roupas feitas com tecido orgânico

Os tecidos sintéticos liberam microplásticos a cada lavagem e a água fica cheia de pedacinhos de plástico que vão parar nos rios e mares. O resultado, você já sabe. Portanto, a melhor forma de evitar esse desastre, é usar só roupa feita de materiais naturais ou orgânicos. Aproveite e dê uma conferida nos produtos da Greenco 

Substitua as fraldas descartáveis pelas de pano

As fraldas descartáveis podem ser muito práticas, porém, elas geram um acúmulo de lixo e podem levar até 450 anos para se decompor. Você sabia que em média são utilizadas 6 mil fraldas nos 3 primeiros anos de vida do bebê? Existem várias opções das fraldas de tecido, que tal optar pelas fraldas feitas de tecido de cânhamo? 

Evite os cosméticos que têm esfoliantes sintéticos

Sabia que aquelas microbolinhas dos cremes e sabonetes são feitas - na maioria das vezes - de plástico? A melhor alternativa é, então, usar cosméticos orgânicos e naturais. 

Escolha escovas de dente biodegradáveis

Os dentistas sugerem que o ideal é trocar de escova de dente a cada 3 meses. Por isso, você já pode imaginar a quantidade de escova com cabo e cerdas de plástico jogadas fora. Por isso, uma ótima opção é a escova com cerdas biodegradáveis e cabo de madeira, alguns modelos podem até serem plantadas após o uso.

Migre para os cotonetes biodegradáveis

Já existem cotonetes feitos de hastes de papel e pontas de algodão orgânico. As grandes indústrias, igualmente, estão migrando para o cotonete biodegradável. Hora de mudar.  

Estenda sua roupa lavada com prendedores de madeira

Até os objetos que parecem inofensivos precisam ser repensados, porque depois de um tempo viram lixo e ficam centenas de anos para se descompor. Os prendedores feitos de madeira eram usados antigamente e continuam sendo uma excelente alternativa para cortar mais 1 item de plástico de nossas vidas.

#JulhoSemPlástico: espalhe essa ideia! 

J.Cameron

Registradas essas dicas, adote-as e repasse para seus familiares e amigos.Hora da retomada à consciência e à responsabilidade acontecerem!

 Leia também o impacto de suas ações no meio ambiente e nas pessoas

Felizmente, além da sua ajuda, já estão sendo descobertas novas alternativas para eliminar ou, no mínimo, reduzir o uso do plástico, como a reciclagem em circuito fechado que reutiliza o mesmo plástico eternamente e a descoberta de uma bactéria que se alimenta de plástico.