A reciclagem em circuito fechado (looping) pode reutilizar o plástico eternamente!
A taxa de pureza na reciclagem do PET é baixa
Ao contrário da reciclagem em circuito aberto, a de circuito fechado permite restaurar integralmente o plástico, sem perda na forma, textura e em cores diferentes!
Esse método, quando, efetivamente, aplicado no mercado da reciclagem de plásticos, deverá aliviar o volume dos lixões e diminuir a quantidade de plástico descartado. Aquele mesmo que polui cidades, parques e leitos aquáticos.
A descoberta aconteceu quando químicos da Universidade de Berkeley, fabricavam um adesivo plástico.
Após a operação, os químicos notaram que o ácido usado para limpar os recipientes de vidro, também "quebrava" a cadeia molecular do plástico por inteiro!
O ácido mudou a estrutura molecular do adesivo e essa repentina mudança chamou a atenção dos pesauisadores, que passaram a analisar o evento.
Na análise, descobriram que o ácido promovia a quebra dos polímeros, macromoléculas formadas por moléculas, cujas estruturas menores são conhecidas por monômeros.
Como os monômeros ficam entrelaçados nas cadeias poliméricas, é esse efeito que faz o plástico ficar resistente e, por isso, de difícil degradação. O ácido, simplesmente, agia como separador dos monômeros, atingindo um nível molecular de menor massa.
Estava descoberta a quebra da resistente estrutura molecular do plástico! Sonho de todo ambientalista!
Na reciclagem aberta, nem todos polímeros são quebrados. Por isso, o plástico demora tanto para ser degradado, após descartado.
Várias empresas mundo afora, já estão adotando esse tipo de reciclagem de plástico, que representa grande economia.
Algumas se especializaram na reciclagem de plásticos extraídos de resíduos eletrônicos. Outras, recebem o produto antigo e o refazem aplicando esse método.
Por exemplo, um aspirador de pó velho, pode voltar a ser um aspirador de pó novinho em folha, sem necessidade de fabricar mais plástico e assim com outros produtos.
Em outras palavras, o produto reciclado em circuito fechado fica mais barato que seu antecessor, porque os plásticos reciclados são mercadorias de baixo valor devido às impurezas residuais e à degradação das propriedades do polímero a cada ciclo de reutilização.
A esse conjunto de monômeros, deu-se o nome de "polímero circular".
5 vantagens da reciclagem em looping:
-
redução do consumo de matérias-primas
-
redução da poluição
-
redução do uso de energia
-
redução do volume de resíduos que devem ser tratados e descartados
-
Reaproveitamento permanente do produto feito de plástico
Assim, esse revolucionário sistema já é considerado como uma espécie da “Santo Graal” da reciclagem e vem sendo procurado por químicos de todo o mundo, quando monômeros originais são recuperados para reutilização em eterno looping (conhecido como "material circular").