Conheça 15 produtos à base de cânhamo, uma planta super-versátil!
Cânhamo ou hemp, é o nome da fibra produzida pela Cannabis. Uma de suas espécies, a sativa, a popular "maconha", tem o nível de THC mais alto. Por isso, o cânhamo é confundido, dificultando sua comercialização. O que poucos conhecem, é o número de produtos derivados da fibras de cânhamo!
Para facilitar o comércio do cânhamo, foi criado o termo, "cânhamo industrial"!
Assim o grande motivo para cunhar o termo cânhamo industrial, foi para diferenciar da “maconha psicoativa”.
O cânhamo pode servir de composto para um tipo de plástico biodegradável
Além disso, as firbas de cânhamo podem produzir materiais de construção e isolantes térmicos! A variedade é imensa em se bobear, ainda podem ser descobertos outros benefícios para essa planta icrível!
Cerveja
A união da cerveja com o cânhamo, é considerada perfeita, porque o lúpulo e a cannabis são, essencialmente, primos botânicos. É bom lembrar que a cerveja (hemp beer) não é alucinógena, pois o cânhamo só entra para dar o sabor conhecido como “erva y”.
Creme
O creme derivado do cânhamo, não bloqueia os raios UV. Porém, funciona como excelente base para o óxido de zinco, que bloqueia o sol. Breve, teremos também nova linha de cosméticos naturais e orgânicos à base de hemp!
Leite
O leite tirado das sementes dessa planta milagrosa, é uma ótima opção, por exemplo, para pessoas com problema com lactose. O leite faz parte também da dieta de vegetarianos e veganos.
Sapato
Grifes famosas já fabricam sapatos com o tecido feito das fibras de cânhamo. O resultado, é uma espécie de lona bastante resistente.
Corda
São cordas super-resistentes as feitas com fibras de cânhamo e o mercado já está absrovendo bem o material, já que não deve nada ao meterial usado nas cobras comuns.
Óleo
A produção do óleo, também conhecido como canabidiol (CBD), tem balançado o universo mais tradicional da medicina! O remédio não só atenua dores, como salva vidas. Ele não causa os efeitos psicoativos do THC. Sua distribuição, atenuou o preconceito com relação à maconha que, agora, já pode ser usada em muitos países para fins recreativos!
Sabão
Por ser rico em substâncias gordurosas, necessárias para fazer um sabão de alta qualidade, o cânhamo virou matéria-prima.
Cimento
Conhecido no mundo pelo nome de hempcrete, o cimento de cânhamo é bastante resistente, além de ser poderoso isolante.
Carro
A Ford e outras famosas fábricas, começaram a produzir carros com estrutura à base de cânhamo. Essas estruturas são superiores à fibra de vidro, pois são reforçadas com uma resina, aumentando a resistência da lataria.
Papel
Geralmente, o papel é derivado da polpa da madeira. Como o cânhamo cresce bem mais rápido do que a árvore, sua safra tem período reduzido. Essa saída, por sinal, poderá poupar muita árvore no planeta!
Farinha
A semente do cânhamo é rica em proteína. Ela é está repleta de ácidos graxos, antioxidantes, aminoácidos e outros nutrientes essenciais para uma saúde equilibrada. Moída, a semente produz essa super-farinha que faz bolos, biscoito e outras guloseimas.
Combustível
O cânhamo, seguindo sua linha diversificadíssima, pode ser transformado em biodiesel e etanol de cânhamo/metanol. Que se cuidem os derivados de petróleo. Mais um bem para o meio ambiente!
Bateria e capacitor
A fabricação de supercapacitores e baterias, com base nas fibras de cânhamo, é uma novidade mais recente! Seu desempenho eletroquímico é superior às baterias comuns, porque os eletrodos passam a ter uma capacidade de armazenamento de energia superior. Com isso, seu preço cai bem.
Ainda estão por vir mais produtos derivados das fibras de cânhamo. As pesquisas continuam. Bom para nós, bom para a natureza!