O uso consciente da Inteligência Artificial (IA) na preservação do meio ambiente é fundamental para o planeta!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Os impactos negativos na natureza causados pelo homem ainda preocupam porque falta consciência e educação ambiental em parte da população mundial. Nesse sombrio contexto, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma poderosa ferramenta que, se aplicada responsavelmente, poderá mudar esse quadro incerto. Leia mais.

A sustentabilidade do meio ambiente é uma temática de suma importância na agenda global para o futuro da terra. Poderá a Inteligência Artificial resolver os impasses ainda existentes? 

A adoção da IA num espectro maior tornou-se uma das mais importantes alternativas para resolver muitos problemas do meio ambiente do planeta que não estão sendo solucionados em prazo menor por causa de custos altos e outros fatores. Se implementada gradualmente, tendo como suporte leis internacionais rígidas, certamente, dará início a uma auspiciosa era da evolução da humanidade.  

Em termos micro, a IA já atua pelo conjunto de aplicativos conhecidos como “tecnologia verde”. No âmbito macro, a IA se resume em 10 aplicações (até o  momento) de relevância que podem garantir um futuro sustentável e seguro para a Terra: 

1 -  Monitoramento e Conservação da Biodiversidade

A Inteligência Artificial tem a capacidade de analisar uma gama de dados de grande abrangência em tempo real, através de imagens de satélite, câmeras de vigilância, registros sonoros e avaliar os ecossistemas mais vulneráveis.

2 - Previsão e mitigação de desastres naturais

Furacões, enchentes, erupção de vulcões e terremotos, podem ser previstos com maior precisão e maior antecipação do que atualmente.  A identificação de áreas de risco em tempo hábil, permite a implementação de medidas preventivas imediatas. A IA pode analisar dados locais que incluem informações climáticas, geológicas, padrões de vento, nuvens e histórico de ocorrências, coletados via satélites, drones, plataformas de sensores avançados e outros dispositivos com recursos da eletrônica orgânica e da tecnologia verde

3 - Otimização de recursos naturais

Através de algoritmos programados para melhor controlar essa exploração, a IA analisaria dados de consumo e produção dos recursos naturais do planeta a fim de identificar os níveis de desperdício e seus efeitos colaterais, sobretudo na agricultura, indústria e transporte. A IA ainda poderá monitorar a situação mundial em termos de consumo consciente e seus reflexos na economia circular

4 - Fomento na agricultura sustentável

Como a agricultura intensiva ajuda a aumentar a degradação do solo por causa do uso excessivo de pesticidas e fertilizantes, a IA pode fomentar a agricultura sustentável ou regerativa na diversificação de alternativas mais sustentáveis que aumentam a produtividade sem afetar tanto o meio ambiente. Para tanto, a IA, além das análises em tempo real do clima e do solo, monitora o crescimento das plantações, prevendo a iminência de pragas e doenças, respeitando as práticas locais, em termos de cultura e regulamentações. 

5 - Aplicação inteligente da energia Limpa

A transição para fontes de energia limpa é a estratégia natural para os próximos anos em substituição gradual dos combustíveis fósseis. A IA identifica áreas de alto consumo energético e sugere alternativas disponíveis e factíveis em curto prazo, visando também não abalar a economia local. Por exemplo, ao gerenciar as redes elétricas, a IA fornece dados para equilibrar a demanda e a oferta de energia, especialmente no caso das fontes intermitentes, como a solar e eólica.

6 - Uso responsável da água

A IA pode auxiliar cientistas na projeção do uso ideal da água em uma determinada área geográfica, com previsões meteorológicas, visando a tomada de decisões políticas e sociais na iminência de enchentes ou secas. Esse controle se estende aos leitos aquáticos, oceanos, detectando cheias, tsunamis, maremotos e se estendendo ao controle das águas subterrâneas.

7 - Regular o ar respirável em várias regiões

Grandes purificadores de ar instalados com IA podem registrar, em tempo real, a qualidade do ar e os dados ambientais nas regiões onde a poluição é maior e exija maior eficiência da filtragem. Esse recurso permite que a população fique ciente da qualidade do ar que respira. Dessa forma, as doenças respiratórias poderão ser evitadas. 

8 - Controle dos desmatamentos

Os desmatamentos são de origem variadas, como de caráter criminoso ou natural. As árvores e outras espécies de animais, são as maiores vítimas das queimadas intencionais ou não. No caso das árvores, o ar local é afetado porque elas absorvem dióxido de carbono. Algumas ONGs, como a Rainforest Connection, instalaram sensores de monitoramento acústico nas árvores que "escutam" a floresta ao seu redor. Qualquer anomalia sonora, a central é acionada e toma as providências cabíveis para evitar o problema.

9 - Combate à caça ilegal 

Dentre os problemas gerados pela caça ilegal, está o risco de extinção de espécies raras e ameaçadas. A IA é mais uma  ferramenta que pode reduzir esse risco. Uma empresa sul-africana, Rouxcel Technology desenvolveu uma pulseira com tecnologia controlada por IA. O dispositivo é colocados no tornozelo dos animais mais ameaçados para depois controlar vários itens, como análise do comportamento do animal, habitat e suas rotas mais utilizadas. Quando em situação de perigo, a pulseira emite sinais detectados pela central que envia equipes de combate aos caçadores clandestinos. 

10 -  Cidades inteligentes e conectadas

O planejamento urbano em parceria com a IA pode ser simulado a fim de gerar dados que sirvam de parâmetros para aplicação, por exemplo, em leis de zoneamento mais justas, decretos de construção e planícies de inundação, num painel virtual que simula a realidade local. Serão gerados também, em tempo real, o consumo energético, uso da água, fluxos de tráfego, fluxos de pessoas e o clima local. Alinhada aos princípios da inteligência sustentável, a IA será programada de acordo com as exigências urbanísticas locais.

Conclusão

Como foi visto, a Inteligência Artificial (IA) apresenta um largo e diversificado espectro de aplicações visando a preservação do meio ambiente que reflete no equilíbrio justo da sustentabilidade da Terra.

Seu emprego, contudo, deve ser regulado e controlado por órgãos e instituições através de fiscalização rígida com base na ética e responsabilidade civil.

Desse modo, a IA se tornará o instrumento mais importante e vital para a manutenção do equilíbrio ambiental no Planeta Terra. Um autêntico divisor de águas da evolução humana.