Conheça os prós e contras dos 7 tipos de energia limpa mais conhecidos

Tempo estimado de leitura: 4 a 5 minutos

A energia limpa, infinita e renovável, é a única saída para substituir os combustíveis fósseis, responsáveis por variadas formas de poluição ambiental. As vantagens da energia verde são muitas, mas existem fatores negativos que, identificados, podem ser resolvidos. Conheça os prós e contras da energia limpa.

A adoção da energia limpa é a mais indicada, por ser mais barata e não poluente.

A demanda energética para alimentar as casas, empresas e comunidades, não para de crescer. E as regiões mais carentes podem ser beneficiadas pela energia limpa por esta ter custo baixo.

A utilização dos combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural continua alta, pois correspondem às principais fontes energéticas utilizadas no mundo, representando 80% da matriz energética global. 

De acordo com a International Energy Agency, atualmente são utilizados somente 26% de eletricidade no mundo inteiro. Por incrível que pareça, poucos no planeta contam com esse privilégio. "Este é um momento crucial para a implementação obrigatória das energias renováveis.", aconselha o diretor executivo da IEA, Fatih Birol. 

Conheça os tipos de energia limpa mais conhecidos, seus benefícios e riscos:

1 - Energia hidrelétrica

Prós: Por enquanto, é o tipo de energia mais confiável do que, por exemplo, a energia solar ou eólica, porque permite armazenar eletricidade quando a demanda atinge o pico, se tornando um custo-benefício interessante. Além do mais, como gera muita eletricidade, baixa o custo para o consumidor final.

Contras: Os impactos ambientais desse tipo de energia, começam com a construção de usinas que podem destruir ecossistemas, alterando paisagens e provocando alagamentos. É negativo também o bloqueio nos rios e o deslocamento forçado da população local onde a usina foi construída. A produção de metano da vegetação submersa, pode entrar em decomposição, poluindo os rios. Finalmente, nos períodos de seca, o custo da energia pode ficar alto e vai atingir o bolso do usuário.

2 - Energia nuclear

​​​​​​​Prós: A geração desse tipo de energia não causa poluição na atmosfera porque a emissão de substâncias é baixa. O processo para gerar energia nuclear, é considerado pelos especialistas como simples e sua manutenção tem custo baixo. Trata-se de um grande e importante fomento para a construção de estradas, comércios e indústrias nas regiões adjacentes, além de levar eletricidade até nas áreas mais remotas.

Contras: No caso de acidentes nos reatores nucleares, os efeitos da radiação vazada na população e no meio ambiente são, na maioria das vezes, fatais. O lixo atômico, caso não tratado, é outro fator de preocupação e, finalmente, a água quente utilizada nos reatores, volta para os rios e lagos, o que pode causar poluição térmica.

3 - Energia solar

Prós: Como a eletricidade é gerada a partir dos raios do sol, seu custo é baixo e se trata de uma solução inteligente até para a iluminação pública urbana. A energia que vem do sol é gerada numa quantidade 10 mil vezes maior do que qualquer outra energia. Através dos painéis com células fotovoltaicas, a energia térmica captada pode ser usada de modo direto em residências para aquecer a água do chuveiro ou aquecer ambientes, sendo também usada indiretamente para a geração de energia elétrica.

Contras: Umas das desvantagens da energia solar é a necessidade de extrair e processar silício para produzir os painéis solares, que gera poluição. Outro problema é com relação ao rendimento de apenas 25% de toda a energia local, principalmente porque seu sistema de armazenamento é pouco eficiente, uma vez que a produção oscila conforme o clima local. Lugares com noites longas possuem essa desvantagem porque nessa hora não existe produção.

4 - Energia eólica

Prós: A matéria-prima desse tipo de energia é o vento captado por uma turbina de duas ou três hélices presas em pilares. As hélices captam a força dos ventos, movimentando as turbinas e transformando energia mecânica em energia elétrica barata e sustentável. Onde existe ventania intensa, será local com energia limpa abundante e barata.

Contras: A instalação das usinas eólicas ainda causam impactos ambientais como a modificação da paisagem local, além da ameaça para os pássaros, caso as pás sejam colocadas em suas rotas de migração. Outro problema é a poluição sonora e a interferência em transmissões de rádio e TV. Ainda existem controvérsias com relação aos espaços onde são feitas as instalações que podem destruir ecossistemas, além de afetar o habitat de animais.

5 - Energia maremotriz

Prós:  Recurso vasto em regiões litorâneas. A eletricidade é gerada a partir dos movimentos das marés e das correntes marítimas. Os riscos da energia das marés à natureza são mínimos e o custo de manutenção é baixo. Como o volume de água do mar é elevado, é uma matéria-prima que está disponível em abundância.

Contras: ​​​​​​​Como a geração de energia maremotriz só é possível a partir da construção de barragens, eclusas e de unidades geradoras de energia, haverá um custo alto para a obra.  Um impacto negativo decorrente desse tipo de empreendimento, é a mudança no modo de vida das populações que residem na região onde será implantada a usina. Outra preocupação são os rios que desaguam no mar, pois tendem a possuir um equilíbrio dinâmico e natural entre descarga, velocidade média da água, carga de sedimentos e morfologia do leito. A construção de reservatórios pode afetar esse equilíbrio.

6 - Energia de biocombustíveis

Prós: As formas de biocombustível mais conhecidas são: biogás, bioéter, bioetanol, biodiesel e óleos vegetais. Os biocombustíveis são produzidos com matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Eles não produzem carbono e ainda têm uma vasta aplicação que pode aproveitar os resíduos sólidos por meio da geração de calor das turbinas a vapor.

Contras: Embora a queima do biocombustível diminua a emissão de CO2, existe uma produção de outros gases que podem aumentar o “efeito estufa”. Outro ponto negativo, são os desmatamentos de áreas florestais para estabelecer novas áreas de cultivo, demandando um grande consumo de água. A redução da diversidade agrícola, visto as plantações monocultoras, também fica evidente.

7 - Energia geotérmica

​​​​​​​Prós: O aproveitamento do calor natural abaixo da superfície terrestre gera a energia geotérmica que pode ser usada para aquecer diretamente as casas ou para gerar eletricidade. Esse tipo de energia é fundamental em regiões mais frias, como na Islândia, por exemplo. A energia é produzida a partir da captação do vapor gerado nos reservatórios subterrâneos por meio de tubos e canos apropriados. O custo é baixo e, praticamente, não oferece riscos ao meio ambiente.

Contras: Um aspecto negativo na produção de energia geotérmica é que ela é viável somente em áreas onde exista uma quantidade suficiente de pedras quentes, a fim de oferecer uma condição adequada de profundidade de perfuração que deve ser cuidadosa para que não escapem do subsolo gases nocivos que podem causar danos ambientais.

Conclusão

A indústria que produz energia limpa gera centenas de bilhões de dólares na atividade econômica e tende a crescer na medida que os combustíveis fósseis comecem a ser efetivamente substituídos. Não dá mais tempo de protelar. Eliminadas as barreiras, os países que adotam e possuem recursos para fornecer energia limpa sairão na frente. Quanto mais rápido, melhor. E o planeta agradece.