Você conhece o selo “eureciclo” e o que ele representa?

Nunca a reciclagem esteve tão em alta como agora. O sistema de uso e reuso, assim como a economia circular, não é moda de momento, mas uma necessidade! Assim, na sua próxima compra, verifique antes a embalagem do produto. Se tiver o selo “eureciclo”, pode comprar! Você estará ajudando contribuindo para melhorar o meio ambiente de agora e do futuro!

Reciclagem é o reaproveitamento de restos de materiais descartados para a confecção de um novo produto.

Na acepção da palavra, reciclar pode servir para a recuperação de itens feitos de elementos que podem retornar ao seu estado original.

Se o produto for recilcado e se transformar num material ainda melhor do que o anterior, o termo mais usado é "upcycling". Caso contrário, será um "downcycling".

Situação da reciclagem do Brasil

De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a geração total de resíduos sólidos urbanos  - até o ano passado - no Brasil foi de pouco mais de 80,4 milhões de toneladas.

Esse dado ainda está muito aquém do mínimo necessário. Por isso, surgiram outras instituições no sentido de alavancar a reciclagem e incentivar as empresas e marcas a participarem do movimento.

Nesse contexto, o selo "eureciclo" surge com o intuito de conectar marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social!


O objetivo do selo "eureciclo" é certificar as empresas de bens de consumo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), comprovando a logística reversa de suas embalagens de acordo com a legislação ambiental vigente.

“O Sistema de Compensação Ambiental com o qual o selo ‘eureciclo’ trabalha, funciona através de uma plataforma que rastreia os dados da cadeia de reciclagem no Brasil e certifica o trabalho das cooperativas de reciclagem, garantindo que os materiais recicláveis sejam destinados corretamente aos recicladores finais. A supervisão desses dados, garante a inexistência da dupla contagem.”

Em outras palavras, o sistema é uma tecnologia que permite contabilizar os dados de reciclagem de mais de 150 mil toneladas de resíduos. Dados que dão origem aos créditos de logística reversa análogos aos créditos de carbono adquiridos pelas marcas de bens de consumo.

Como funciona o S.C.A. em 5 passos:

  1. As marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos

  2. O selo eureciclo calcula a sua pegada ambiental equivalente

  3. Calculado o valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que venderam, adquirindo o crédito de logística reversa equivalente

  4. O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que devem comprovar formalmente, que a operação de reciclagem dos resíduos equivalentes, em massa e material, aos das embalagens, está sendo efetivamente realizada 

  5. As empresas recebem o selo que fica colado nas embalagens, informando ao consumidor a efetivação do seu processo de reciclagem, atestado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

Todo esse processo ecológico irá compensar a pegada de carbono, através das embalagens, possibilitando a valorização das cooperativas e catadores. Todos ganham nessa parada! 

Como a taxa de reciclagem no Brasil, continua baixa (em torno de 3%), a meta é aumentar progressivamente esse valor, de acordo com a seguinte tabela:  

  • 34% em 2023
  • 40% em 2027
  • 45% em 2031

Em síntese, a empresa responsável pela certificação, eureciclo atua com a logística reversa de embalagens pós-consumo por meio da compensação ambiental, assegurando a consistência dos processos de coleta e triagem por parte dos operadores. 

Como empresa certificada com o selo "eureciclo, GREENCO sabe que a melhor combinação do mercado, é o respeito ao cliente, junto com o respeito à natureza. Fórmula ideal que sela um futuro mais verde para o Planeta Terra. Confira aqui os produtos embalados com o selo eureciclo!