Alta-tecnologia e novas fontes sustentáveis agitam o mercado da moda consciente!

A roupa do futuro está mais próxima do que você imagina! E junto, surgem novas alternativas sustentáveis para a produção de tecido. Continue lendo para ficar antenado e conhecer todas essas novidades! 

A indústria têxtil da moda sustentável começa a aplicar novas alternativas, priorizando também os tecido de última geração! 

Além de aumentar as alternativas na produção sustentável de tecidos, a alta-tecnologia agora produz roupas que não só visam o conforto e a durabilidade, mas a proteção do usuário.

startups que já entraram no mercado que vai fabricar as roupas do futuro!

Futurelight

Tecido feito pelo método revolucionário de nano-fiação que permite o entrelaçamento de mais de 200 mil fios.

O processo de fabricação vai dar maior liberdade ao designer na manipulação dos fios do tecido, podendo controlar seu peso e elasticidade. 

Outras vantagens do Futurelight:

  • Impermeabilidade.

  • Resistência maior do que dos tecido convencionais

  • Programável para você regular de acordo com a necessidade, como temperatura ideal, localização, batimentos cardíacos, etc.

Sensoree

Outra novidade no mercado da wearable high tech é o sistema que permite a fabricação de um tecido que, por ser super-sensível às funções do corpo, permite a programação para monitoramento, principalmente, de clientes especiais.

A partir de uma eficiente interação dos sensores com o corpo do cliente, a geração de dados é transmitida remotamente.

Os autistas serão grandes beneficiados com esse sistema inteligente!

No monitoramento de autistas, o sistema Sensoree opera como uma espécie de "memória do tecido" que guarda as sensacões emocionais e físicas de quem está vestindo a roupa, para posterior análise, quando necessário.

O tecido será operado por inteligência artificial, ainda permite bordados eletrônicos e impressão 3D.  

A moda sustentável não para de se modernizar e aumentar seu leque de alternativas!

Além da utilização de refugos de alimentos, reciclagem de pet e tecidos desgastados, plantas e frutas, como algodão, abacaxi, cana de açúcar  cânhamos, agora o número de opções aumentou.  

10 novidades de produtos sustentáveis para a fabricação de tecidos:

1 - Crailar 

A fibra bruta dessa planta é áspera e resistente e o processo de fiação cria um tecido macio e suave, semelhante ao algodão em termos de sensação e aparência.

O tecido não é caro, porque sua produção menos água, produtos químicos e energia.

2 - QMILK 

Tecido produzido a partir da proteína do leite coalhado. No seu processo de  fabricação, é utilizado apenas 2 litros de água para produzir 1 kg de tecido QMILK. 

O tecido se parece a seda e é mais resistente. Além disso, é antibacteriano e pode regular a temperatura  corporal. Ótimo para roupas esportivas e activewear. 

3 - Econyl 

A fabricação do tecido utiliza 100% dos resíduos das redes de pesca feitas de nylon. A coleta é feita a partir do nylon descartado no oceano, por pescadores, principalmente.

Bom ressaltar que esse lixo de nylon não-biodegradável, prejudica tartarugas marinhas, golfinhos e outras criaturas aquáticas, e gradualmente se acumula até criar ilhas de plástico que crescem ano após ano.

4 - EcoCircle

Suas fibras naturais, vindas da cana de açúcar, substitui 30% do óleo utilizado na fabricação do poliéster tradicional.

A indústria de carros elétricos e, mais recentemente, dos carros solares, tem adotado esse tecido para o revestimento dos bancos de seus automóveis.

5 - Evrnu

No processo de fabricação, os resíduos de tecidos de algodão comum são filtrados e se convertem em uma polpa que se transforma numa fibra pura e de alta qualidade. O jeans (denim) é o que mais utiliza desse tipo de tecido.

A produção de Evrnu está sendo considerada pelos ambientalistas uma grande saída para reduzir o impacto ambiental negativo provocado pelo descarte de tecidos.

6 - Seacell

A fibra que irá produzir esse tecido é retirada da polpa do "liocel", uma madeira, além de algas marinhas. A colheita é um processo que não agride o equilíbrio marinho, pois são apenas removidas as partes dessas algas que podem se regerar.  

O produto se tornará um tecido com propriedades anti-inflamatórias que estimula o metabolismo. Como as algas marinhas ajudam na regeneração celular, a sensação é a de que você está usando uma "roupa viva".

7 - Lenpur

As fibras do futuro tecido se originam do pinheiro branco. Sua suavidade faz lembrar do cashmere. Além disso, tem alta capacidade de absorção de umidade, adaptando-se a qualquer temperatura. 

Somente são removidas a casca e os galhos das árvores, por isso, não há necessidade de derrubá-las.

8 - Tecido de borra de café

O tecido é conhecido como “S.Café”, pois seus fios são feitos da borra de café.  O processo de fabricação se inicia a partir da mistura da borra de café na superfície do fio, alterando as características originais dos filamentos.

O produto final, que é o tecido, seca 200% mais rápido do que os tecidos feitos de algodão. E tem mais: a roupa não retém odores naturais do corpo, pois a borra de café possui essas propriedade de mascarar o cheiro.

9 - Tecido de soja

A fibra do tecido de soja, vem de uma pasta obtida de sua semente, após a extração do óleo.

A pasta passa por um processo de texturização e termofixação e pode ser recortada no tamanho necessário para o fim que se destina. Mesmo sendo originalmente amarelada, a fibra de soja fixa bem todos os corantes naturais na colorização final do tecido. 

10 - Tecido de urtiga

A fibra extraída da urtiga produz um tecido bem resistente, elástico, macio e com propriedades anti-fogo

A produção do tecido de urtiga sai bem em conta, porque muito pouca água é utilizada, além de produtos químicos e energia, o que não acontece da chamada fast fashion que, por sinal, está processo de extinção.

Tecido de PET reciclado e linho da Greenco

Além da presença dos fios de poliéster obtidos do PET reciclado, a camiseta da Greenco tem toques de linho e fios de algodão com selo ABR (Algodão Brasileiro Responsável).

O linho é o tecido mais antigo que a humanidade tem conhecimento e é feito a partir das hastes da planta de linho. 

Greenco trabalha com as fontes naturais para produzir suas roupas, mochilas e calçados. A tendência é que esse leque aumente. Aproveite e confira aqui o item da sua preferência.