A borra de café tem muitas utilidades. Saiba quais são elas!

Grande parte da população mundial, não abre mão de um cafezinho. Ele revitaliza e ajuda na concentração, por causa da cafeína. Agora, o serviço está completo, porque a sobra do café, ou seja, a borra, também será útil!  Poucos sabem, mas o pó de café, após coado, tem muitas utilidades! 

Evite jogar a borra de café direto no lixo!

Depois de jogada ao lixo, a borra de café se decompõe e libera gases tóxicos que sobem direto para a atmosfera. Um deles, é o metano, vinte vezes mais potente que o CO2! O efeito dessa “brincadeira de mau gosto” é, claro, uma alteração na camada de ozônio, dentre outros males ao meio ambiente.

A saída é a compostagem doméstica com a borra de café!

Dentre as alternativas sustentáveis da borra de café, destaca-se a compostagem doméstica. Nesse processo, as minhocas são as protagonistas e se encarregam de transformar o material orgânico em adubo natural! 

algodão-reciclado

Da borra de café, surge um fertilizante sem produtos químicos! 

 

 

11 dicas para aproveitar melhor a borra de café:

1- Solo fertilizado com adubo natural!

A borra de café tem nutrientes importantes para fertilizar o solo, como carbono e nitrogênio. Mas, para manter ambos, não se deve jogá-la, de imediato, ao solo. O processo de decomposição da matéria orgânica, consome nitrogênio, o que pode reduzir a função de fertilizante natural. 

A alternativa, é misturar a borra de café com ingredientes que sejam ricos em potássio e fósforo, como farinha de sangue, farinha de ossos ou esterco de animais. Casca de ovo moída é uma boa também. Depois, deixe essa mistura fermentando por mais ou menos 2 meses antes de aplicar no solo.

 2- Horta ou jardim naturais, sem química de espécie alguma! 

Se você é chegado numa jardinagem orgânica ou até mesmo na aquaponia, vai ganhar e muito ao utilizar a borra de café como adubo. 

Alguns tipos de vegetais, como alho, pitanga e hortênsias, crescem melhor em solos ácidos. A borra de café produz essa acidez e, por isso, protege as raízes contra o ataque de fungos e lesmas. Ela é indicada, ainda, ao plantio de mudas.

3- Fique livre dos intrusos que invadem seus jardins ou armários!

Insetos que invadem suas plantações ou armários, são afastados pela borra de café no seu caminho! Coloque a borra, já seca, no trajeto da galera e pronto. Não passam mais por ali. Caso não queira sujar o chão ou o armário, coloque a borra dentro de um pires.

4- Sai pra lá, cheiro ruim!

Como a borra de café tem nitrogênio, significa que o gás sulfídrico do ar (cheiro de ovo podre), poderá ser eliminado com facilidade. Portanto, coloque a borra na geladeira para acabar com qualquer mau odor. Outra dica: tire o cheiro de alho ou cebola das mãos, nelas enfregando borra de café.

Existem pessoas que inventam seus próprios "purificadores de ar". Para isso, elas colocam a borra de café dentro de meias velhas e as penduram em locais estratégicos. Mas, evite fazer isso dentro do quarto. O aroma do café é estimulante e pode atrapalhar seu sono. 

5- Tenha à disposição, um produto de limpeza e desentupidor, totalmente natural!

A borra de café é abrasiva e, por isso, ajuda a remover toda sujeira que fica agarrada em locais difíceis de limpar. 

Além de deixar a louça limpinha, poderá ser utilizada para polir as panelas e as grelhas do fogão. Para completar, a borra desentope a sua pia, se necessário. Fique atento só para evitar a limpezxa de material poroso, pois pode causar manchas.

6- Esfoliante de pele da melhor qualidade!

As partículas grossas, características da borra de café, funcionam como um ótimo agente esfoliante que tira toda sujeira, além das células mortas da sua pele.

O preparo é simples: misture a borra de café com um pouco de água ou óleo de coco e a esfregue no rosto e no corpo. Essa mistura, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, revigorando sua pele de forma natural.

7- Esqueça a celulite, porque ela vai diminuir ou até acabar!

A celulite é uma condição que dá à pele uma aparência irregular com covinhas. Aplique a borra de café, misturada com água ou óleo de coco, nas regiões onde tem celulite. Faça isso durante uns 10 minutos e, aproximadamente, 2 vezes por semana.

O processo irá quebrar a gordura e aumentar o fluxo sanguíneo, reduzindo essas irregularidades epidérmicas que incomodam tantos as mulheres como os homens.

8- É chegado numa roupa vintage? Utilize esse pigmento natural!

A borra de café úmida pode dar um efeito vinatge na sua roupa, pois ela vira uma espécie de corante. Essa "mancha", fixa bem em tecidos de algodão, rayon, celofane, linho e papel.

Se tiver roupas ou toalhas manchadas, poderá também disfarçar, dando um toque sutil de borra de café. Fica muito fancy!  

9- Está ficando careca? Seus problemas podem acabar!

Vários estudos realizados em tubos de ensaio, descobriram que a borra de café estimula o crescimento do cabelo nos seres humanos. Boa notícia, não?

Então, para a galera cuja careca está virando aeroporto de moscas, o lance é aplicar a borra de café com movimentos circulares no couro cabeludo (2 vezes/semana). Boa sorte, nessa parada!

10- Quer espantar o mosquito da dengue do seu caminho de forma natural? Eis a solução!

A borra de café é um eficaz repelente natural e afasta, além de insetos e moscas, o terrível mosquito transmissor da dengue!

A receita e simples: espalhe a borra de café no fundo de pratos e vasos de plantas ou em locais onde pode ser foco do mosquito. Essa ação irá matar as larvas desse bicho assassino!

11- Sua mobília riscada poderá voltar a ficar nova como antes!

Todo móvel de madeira, depois de um certo tempo, fica riscado. Esse efeito é fruto de outras limpezas ou falta de cuidado mesmo. Para amenizar o problema, faça uma pasta grossa com borra de café ​​e água.

Passe a pasta nos riscos do móvel, usando um cotonete. Espere 5 minutos e limpe o local com um pano de algodão. Sua mobília voltará a ficar nova!

Pronto! Agora, seu cafezinho vai ficar mais gostoso, depois que ficou sabendo que seus restos serão úteis para sua saúde e para o meio ambiente!

CAMISETAS INCRÍVEIS PARA OS AMANTES DE CAFÉ