10 dicas para você montar seu armário-cápsula
Tempo estimado de leitura: 4 a 5 minutos
O armário-cápsula é uma ideia que todo minimalista consciente adota. Essa é uma forma inteligente e econômica de ter vários modelos de roupa usando poucas peças. Não está presente só a sua criatividade, mas o seu “poder de síntese”. Leia mais e conheça 10 dicas legais para montar seu guarda-roupa compacto.
O armário-cápsula é composto de itens e peças clássicas que podem combinar com cada estação do ano.
Com surgiu a ideia do armário-cápsula
A britânica Susie Faux, proprietária de uma boutique famosa de Londres, nos anos 70, percebeu que as mulheres gastavam muita energia e tempo para escolher suas roupas para ir ao trabalho. Para minimizar esse impasse diário, ela criou o conceito de armário-cápsula: poucas roupas e várias combinações. os problemas causados ao meio ambiente também influenciaram Susie.
A designer Donna Karan popularizou o termo na década de 1980, lançando uma coleção de “cápsulas de roupas de trabalho” que ficu famoso no mundo da moda.
De acordo com um estudo da McKinsey, para cada cinco peças novas na moda produzidas por ano, três são descartadas. Outro estudo apontou que 90% das roupas, são descartadas antes do necessário. Ter um armário-cápsula não é só bom para você, é bom para o planeta. Afinal, com peças atemporais, você desestimula a superprodução desnecessária da indústria da moda e diminui a quantidade de lixo produzida.
O que é armário-cápsula?
Se você começou a se questionar (veja o gráfico) sobre a quantidade de roupas que não usa, é hora de adotar o armário-cápsula que reúne uma seleção minimalista de peças atemporais, como roupas, calçados, bolsas e outros acessórios que se combinam, produzindo vários estilos ou looks.
3 vantagens do armário-cápsula para ajustar com seu gosto:
- Versatilidade: capacidade de se adequar ao seu astral do dia. É só bater o olho no armário e criar a combinação perfeita porque cada item pode virar a o acompanhamento ideal com outras peças. As combinações sempre serão inéditas.
- Simplicidade: Nada se compara em vestir bem e sem complicar muito. Evitar aquele estresse para escolher a roupa do dia, não tem preço. A função do guarda-roupa minimalista é justamente essa e você se torna seu próprio estilista. Simples assim.
- Longevidade: Embora seu estilo e comportamentos possam mudar com o tempo, a capacidade de criar nunca vai mudar. Os itens de sua coleção de cápsulas são peças sem tempo de investimento. O segredo é saber retrabalhar seus conceitos utilizando as mesmas peças do seu vestuário pequeno, mas eficiente.
Looks que não saem da moda
O armário-cápsula é uma espécie de caixa-mágica de onde as combinações e estilos nunca são iguais. Você vai usar sua imaginação para ficar antenado de acordo com o que está rolando lá fora. Criações minimalistas e moderna para qualquer estação do ano. Se na moda convencional, as tendências vão e voltam, no armário-cápsula elas ficam e acompanham seus gostos de acordo com suas próprias tendências.
10 dicas para você montar seu armário-cápsula
A maioria dos itens dentro de um típico armário-cápsula funciona para estilos diferentes, ou seja, atende ao feminino, não-binário, infantil e masculino.
-
Limpeza do velho guarda-roupa
Para início de conversa, esvazie seu guarda-roupa. Retire todas as peças que estão nele, como bijouterias, jóias, maquiagens, casacos de frio, roupas novas, antigas, etc. Coloque a tralha em cima da cama. Examine cada item. Separe o que veste regularmente e até aquela peça que ainda gosta e tinha se esquecido. Pronto. Próximo passo.
-
Estilos diversos
Agora, separe as roupas e peças de acordo com os vários momentos da sua vida: cerimônias formais, cultos religiosos, festas, esportes, trabalho, praia, etc. Observe, mentalmente, as várias combinações de roupas e acessórios para cada evento. Essa metodologia vai ajudar você a perceber quais são seus estilos prediletos, como suas cores favoritas e roupas que fazem você se sentir à vontade.
-
Na trend da moda
Tudo bem em acompanhar as tendências da moda, mas não fique dependente delas, porque são mutáveis e seu armário-cápsula é eterno. Selecionar cores, como branco, preto, cinza, azul marinho e bege, opções neutras que se combinam, será seu toque inteligente na montagem do armário. Outras cores podem ser dispensadas. Não vale a pena ficarem guardadas. Desapegue. Minimalismo é a palavra de ordem do momento. Roupa mofando no armário retém energias negativas.
-
Quantidade ideal de peças
O número de peças em geral que vai ficar no seu armário-cápsula, claro, vai depender do seu estilo de vida. Se for do tipo "rueira", vai ter que reter uma quantidade maior de roupas, aumentando as combinações. Em muitos países, a quantidade ideal é de 37 peças, mas essa regra não é fixa. Você pode ter até 40 peças se desejar, porque o que importa é seu armário-cápsula atender suas rotinas ao longo do ano. Você dará o toque final de acordo com seu feeling. O clima mais constante onde vive pode, também, ditar seu ritmo para saber o quanto de itens seu armário terá.
-
Camisetas neutras
As camisetas conhecidas como neutras (preta, branca, cinza, etc) são básicas e combinam com qualquer outra peça de roupa. Crie seus estilos elaborando diversos designs pessoais e imaginando as combinações que mais lhe agradam.
-
Calça jeans
Essa é a calça que todos conhecem e que não pode faltar no seu armário-cápsula, pois se encaixam em qualquer gênero ou idade. Como todo mundo sabe, o jeans combina com qualquer camisa, pois transita de boa em qualquer época ou evento.
-
Vestido, calça ou camisa preta
A cor preta é a cor-coringa que combina com qualquer outra cor e nunca está fora de moda. Seja vestido, calça ou camisa da cor preta, servirá para qualquer hora (até aquela mais triste que ninguem gosta). Mas, repare bem: para que durem muito tempo, precisam ser feitas com tecidos sustentáveis, como algodão sustentável (com selo BCI), hemp (cânhamo), pet reciclado e comfy.
-
Sapatos ou tênis multi-uso
O estilo do sapato ou tênis para compor um armário-cápsula ideal varia muito de gosto para gosto. Não precisa de muita coisa para satisfazer seu dono, mas ainda tem gente que tem mais calçados do que dias no mês para usar. Quem mora na praia, usa pouco sapato ou tênis, preferindo a sandália. A galera da cidade precisa deles para o dia-a-dia. Ideal seria manter pouca quantidade, mas vai do gosto da pessoa mesmo. Aquele calçado que serve para qualquer ocasião formal e informal, como o mocassim, seria uma boa. O lance é, portanto, pessoal.
-
Jaquetas ou quimonos
O uso de jaquetas ou quimonos também é variável e depende muito do clima mais frequente na cidade que você mora. As jaquetas de jeans, por outro lado, nunca saem da moda. Já os quimonos coloridos vão combinar com todos os estilos de roupa do seu armário-cápsula.
-
Acessórios são sempre bem-vindos
Os adereços são peças imprescindíveis na composição do look de qualquer um. Ajudam a expressar sua personalidade. Correntinhas, brincos, colares, pulseiras e outras peças jamais saem de moda e são usados em qualquer ocasião. Selecione aquelas peças que estão sempre adornando seu visual.
-
Casacos e outras peças para o inverno
Nos tempos mais frios, é sempre bom ter uma peça que possa ser usada em cima de qualquer estilo de roupa. Até mesmo no locais de clima menos intenso, os casacos são usados (com bermuda até). Guarde uma bota para usar no frio, caso esteja em lugar que um dia isso seja possível.
O que fazer com o que sobrou
Depois de montado o seu armário-cápsula, o momento agora é de distribuir o que sobrou. Lembre-se do brechó mais próximo ou, dependendo do estado da roupa que irá descartar, das creches ou instituições de caridade. Não esqueça do amigo ou amiga que, de repente, poderão gostar daquela peça que você está dispensando. O lance é não deixar nada que possa acabar nos aterros sanitários.
E se faltar algo mais no seu armário-cápsula?
Se tiver que comprar alguma peça nova para acrescentar no seu recém-montado armário-cápsula, o primeiro passo é evitar as roupas da produção da moda fast fashion. Antes de consultar as lojas de sua preferência, opte pelos mencionados brechós. Quem sabe, vai conseguir trocar a roupa que está descartando por outra que lhe agradou? É uma boa.