Selo BCI é a garantia da produção sustentável de algodão

O tecido feito do melhor algodão sustentável possui um selo BCI (Better Cotton Initiative"). Além da qualidade indiscutível, o produto é fabricado sob fiscalização rígida que permite ao trabalhador condições dignas de trabalho. Leia mais para conhecer melhor o tecido de algodão com padrão BCI.

BCI é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2005, com sede em Genebra, Suíça. 

O principal objetivo da agência é agregar a qualidade do algodão a uma produção sustentável, beneficiando todo o ciclo produtivo, desde o cultivo até o consumidor.

Seguindo aos conceitos implementados pelo FAIRTRADE, o trabalhador é respeitado em todos os seus direitos!

A abordagem holística do padrão BCI se sustenta em três pilares de sustentabilidade na produção algodoeira:

  1. Ambiental

  2. Social

  3. Econômico.

Os agricultores algodoeiros conscientes, adeptos desses princípios, produzem algodão de acordo com a pureza que irá refletir positivamente no meio ambiente, nas comunidades agrícolas, nos trabalhadores e no consumidor final.

Além da Greenco, outras grandes marcas, que já produzem com o selo BCI:

  • Adidas 

  • H&M

  • IKEA

  • Levi Strauss & Co.

  • Marks & Spencer

  • Nike

A "Iniciativa do Melhor Algodão" significa produzir algodão de maior pureza, leveza e sustentabilidade comprovada.

Requisitos para possuir o selo BCI

  1. Contrato de trabalho que respeite o empregado, tanto na área trabalhista como na de saúde, higiene e segurança.
  2. Proibição do trabalho infantil
  3. Proibição de trabalho escravo
  4. Liberdade de associação sindical
  5. Proibição de discriminação de pessoas
  6. Boas práticas agrícolas do fornecedor

O selo BCI garante o mais puro algodão, aliado às melhores práticas trabalhistas!

Principais objetivos do BCI:

  • Reduzir o impacto ambiental da produção de algodão.
  • Melhorar os meios de subsistência e o desenvolvimento econômico nas áreas produtoras de algodão. 
  • Melhorar o compromisso e o fluxo do algodão sustentável em toda a cadeia de suprimentos. 
  • Utilizar a água de maneira eficiente e zelar por sua disponibilidade. 
  • Cuidar da saúde do solo de plantio.
  • Conservar os habitats naturais.
  • Zelar e preservar a qualidade da fibra de algodão.

Obter o selo BCI não é uma tarefa fácil!

Certamente, não é para qualquer um fazer parte do time BCI, pois são 224 itens a serem atendidos, só na fase de verificação para diagnóstico que antecede a certificação ou o selo. 

Depois dessa fase preliminar, será necessário o cumprimento de mais 178 requisitos para a finalização do processo. Essa etapa corresponde à soma dos indicadores de sustentabilidade do programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável) , que são 153, mais as 25 exigências da BCI. Todo esse esforço é apoiado pela ABRAPA, Associação Brasileira de Produtores de Algodão.

O selo BCI proporciona aos produtores e trabalhadores uma espécie de rede sustentável de produção, quando a oferta é equalizada com a demanda. 

Classes do algodão sustentável utilizado na confecção dos produtos Greenco

Algodão Conforto 

Desenvolvido com fios de algodão sustentável e fios LYCRA® (elastano). Tecido bastante flexível, com ótimo caimento e plena liberdade para você se movimentar à vontade.  Para sua fabricação, é utilizado um amaciante têxtil natural extraído da casca de arroz.  

Composição: 96% algodão sustentável / 4% elastano

 

Algodão Reciclado

Como o próprio nome diz, sua composição é de material reutilizado, originado de excedentes da produção industrial têxtil. Em outras palavras, para obter esse tipo de tecido, são aproveitadas as sobras, aparas ou retalhos com defeitos, separados por cor e/ou tipo para serem triturados dando origem a fibras de algodão simples. Depois, o material é refiado em processos técnicos até atingir a espessura desejada para serem fiadas novamente, surgindo um tecido leve e muito macio. Super-agradável em qualquer clima. 

Composição:  75% algodão sustentável / 25% algodão desfibrado (reutilizado) 

 

Algodão Orgânico

Para essa produção, é necessário caprichar na escolha do material que irá compor o tecido.  A utilização de pigmentos naturais para o tingimento das camisetas contribui com a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo e, claro, na galera que irá adquirir a sua camiseta feita com esse tecido. Bom lembrar que as plantações de algodão orgânico utilizam o sistema de rotação de culturas, que proporciona uma pegada hídrica mais baixa com menos emissão de gases poluentes e menor acidificação do solo e sua eutrofização.  

 

Outra informação legal que faz a diferença é que os fios de algodão orgânico utilizados pela Greenco são produzidos na Índia, que é hoje a maior produtora de algodão orgânico do planeta e certificada pela GOTS (Global Organic Textile Standard). 

Composição: 100% algodão  

Algodão Sustentável é, portanto, o somatório de cada categoria do mais puro algodão, o que o torna mercadoria mainstream, atingindo 30% da produção global.