10 dicas de lugares do planeta para meditar

Tempo estimado de leitura: 4 a 5 minutos

A meditação é um meio ideal para reenergizar tanto o corpo, como a mente. No mundo existem muitos lugares propícios para buscar essa paz interna. Locais perfeitos para sentir e absorver a energia revigorante do ambiente. Conheça 10 lugares ideais para uma meditação plena.   

Meditar é aprender a conversar com seu todo

O local para meditação é importante. Por isso, quando você sentir que existe uma vibe que combina com a sua, pode saber que é o ambiente ideal para sua introversão. Quer dizer, o que importa mesmo é que você se sinta em paz profunda, porque, afinal, “é você que faz o ambiente e não o ambiente que faz você”. 

Após escolhido o ambiente, siga os pré-requisitos abaixo para que possa praticar sua meditação com a certeza do resultado desejado:

  • Respiração: com uma música relaxante tocando, prenda a respiração até o suportável. Nesse meio-tempo, visualize seus objetivos e os imagine realizados. Depois, solte o ar lenta e ritmadamente. 

  • Mantras (sons vocálicos): caso prefira meditar entoando seus mantras favoritos, faça-o murmurando ou mentalmente. Pense nas suas células se revigorando, porque cada mantra pode ter um propósito específico.

Por outro lado, para cada espécie de culto místico ou religioso, existe uma forma ritualística diferente, uma postura meditativa específica. 

Existem muitos tipos de meditação.

Fazendo escolhas

A escolha ideal do tipo de meditação, evidentemente, depende dos seus princípios filosóficos ou religiosos. Por isso, o ambiente varia bastante. Existem aqueles que gostam de meditar em locais fechados e aqueles que preferem meditar em lugares místicos situados mundo afora. 

Viajar para meditar

Viajar para um retiro próprio para a meditação é a maneira perfeita de misturar aventura e espiritualidade. O ambiente externo também pode servir para sua conexão com o Universo. Além do mais, há quem prefira a convivência com pessoas que “rezam da sua mesma cartilha”. Afinal, todos aprendem uns com os outros.

3 requisitos importantes antes de escolher o lugar para meditar:

1 - Agência turística 

Todo retiro de meditação tem uma empresa responsável pelo serviço completo. Nos dias de hoje, contudo, todo cuidado é pouco. Por isso, não custa verificar a idoneidade da agência. Feito isso, consulte quem fez a viagem.

2 - Experiência alheia

Antes das reservas, procure saber sobre os testemunhos (referências) de quem vivenciou a experiência. Não que essa informação possa influenciar você, porque em “cada cabeça, uma sentença”, mas não custa ter uma noção da experiência alheia.  

3 - Alimentação local

A culinária, claro, varia muito de lugar para lugar, pois sempre dependerá dos costumes locais. Consulte o tipo de alimentação que esteja de acordo com seus princípios vegano ou vegetariano. Assim, poderá evitar problemas com relação à cultura local e, claro, à sua saúde. Pronto, agora já pode contratar sua viagem.

Momento das dicas de 10 lugares do planeta para meditar. 

1 - Chapada dos Veadeiros, Brasil 

Região situada no nordeste goiano. Possui uma rica diversidade de fauna e flora, que servem de pano de fundo para rituais e terapias alternativas de várias linhas místicas, incluindo várias técnicas de massagens e relaxamento. 

2 – Chapada Diamantina, Brasil

Cravada no interior da Bahia, a chapada é conhecida como o paraíso das caminhadas, atraindo turistas do mundo todo em busca de autoconhecimento e de uma vida mais naturalista.

3 - Yiheyuan, China

Essa exuberante edificação chinesa é muito procurada pelo turismo místico. O palácio é conhecido como "Jardim da Harmonia Cultivada". Por muitos anos, foi ocupado por imperadores chineses para suas práticas meditativas.

4 - Machu Picchu, Peru

Entre montanhas e vales, o lugar é venerado como um dos mais místicos e misteriosos do planeta. O ponto mais famoso é o Vale Sagrado dos Incas que oferece uma vibe sem igual para quem quer absorver os ares magnéticos das montanhas peruanas. 

5 - Andaluzia, Espanha

Os famosos yurts situados no meio da floresta da Andaluzia são propícios para uma meditação diretamente com a natureza. As pequenas cabanas ficam no meio de uma vegetação densa. Bom para aproveitar e "tomar" um bom banho de floresta.

6 - Rio Ganges, Índia

Meditar em volta das nascentes do rio Ganges é uma incrível experiência mística para quem deseja contato com o seu Eu interior. Muitos turistas aproveitam a chance para se hospedarem num ashram, que se trata de uma espécie de morada dos ascetas, Yogis, samquístas, vedanistas e tântricos.

7 - Caminho de Santiago, Espanha

Os peregrinos escolheram esse sagrado caminho para suas meditações e orações, desde o século IX, quando os restos mortais do apóstolo Tiago foram encontrados numa tumba na região. O “Caminho Francês” é o mais badalado e vai de Saint-Jean-Pied-de-Port até Santiago. Para uma peregrinação mais silenciosa, o “Caminho Português”, que começa em Lisboa, é o mais indicado, assim como o “Caminho Inglês”, que se inicia a partir do Porto Galego de Ferrol.

8 - Ilha de Páscoa, Chile

Às margens do Oceano Pacífico e a 3.700 km do continente sul-americano, a Ilha de Páscoa (Rapa Nui) é um dos lugares mais remotos da Terra. É cheio de mistério, pois muitas lendas cercam o local. Seus famosos moais, estátuas que faziam parte de um culto aos ancestrais, representam seus espíritos. Ideal para uma meditação em honra aos seus antepassados. 

9 - Velha Jerusalém, Israel

Uma das cidades mais antigas do mundo, Jerusalém foi atacada, sitiada, destruída e ressuscitada muitas vezes ao longo dos milênios. Apesar disso, continua sagrada para as três grandes religiões monoteístas, judaísmo, cristianismo e islamismo. O clima ecumênico permite uma meditação plena e profunda. É indispensável visitar a mesquita no Monte do Templo, ver os peregrinos judeus empurrarem kvitlach (pequenas notas) para as fendas do Muro Ocidental e percorrer a Via Crúcis, onde, segundo os relatos religiosos, teria sido o caminho que Jesus percorreu até sua crucificação.

10 -Cabo Reinga, Nova Zelândia

Situado no extremo da Ilha do Norte, é um dos locais mais espirituais dos Maoris. A bruma que percorre a região, segundo a lenda, seria das almas dos falecidos que descem para o mundo material. Você ainda poderá contemplar a espuma gerada do encontro do Mar da Tasmânia e o Oceano Pacífico, além de descer até a velha árvore pohutukawa agarrada à rocha, por onde “as almas deslizam para as profundezas.” Local ideal para meditar pelos seus entes queridos que foram para outras dimensões.

Conclusão

Esses são apenas 10 lugares. Existem muitos lugares considerados fantásticos e ideais para a meditação e pura reflexão.

São muitas as opções para todos os gostos místicos e religiosos. A escolha é sua se quiser prolongar sua existência de forma digna e saudável. Não existe nada mais importante do que cuidar da sua saúde mental e emocional.