Cuide da sua saúde mental e emocional, porque este é o momento certo!

Cuidar bem da saúde mental e emocional, seria como comer e beber: uma obrigação vital para quem se importa com o próprio bem-estar. Essa atenção deve ser redobrada muito mais nestes tempos de pandemia, quando o alarmismo é tão intenso quanto prejudicial. Veja como se precaver melhor para evitar uma crise mais grave!

O ser humano em geral é sensível por natureza e, portanto, propenso a "ataques", tanto de origem interna, como externa

Num momento como o atual, quando os efeitos da pandemia não só atacam o lado mental, como também o emocional, todo cuidado é pouco.

Quando essa máquina chamada de ser humano, não é bem cuidada, é certo que suas engrenagens não funcionarão direito. Chega a hora em que a manutenção é fundamental para restabelecer a normalidade. Caso contrário, as consequências óbvias serão inevitáveis.

E como se deve cuidar direito dessa máquina para que tenha o mínimo de “consertos” possíveis?

Apesar da famosa máxima, “somos o que pensamos”, o primeiro passo é “saber" pensar direito, utilizando as ferramentas certas nas horas certas. 

A intuição é uma dessas ferramentas poderosas que ajuda e muito, pois ela funciona como um espécie de auto-defesa como o que "poderia acontecer", caso não sejam tomadas providências efetivas.

Através da intuição aguçada, é possível filtrar e separar o que faz bem e o que pode ser prejudicial à saúde mental e emocional. Sentir o "astral" do ambiente, é o primeiro passo para evitar ataques vindos de todas as frentes.

Por outro lado, muito bem observou a pesquisadora e nutricionista, Karen de Oliveira: "Temos por hábito lançar um olhar mais "científico" no funcionamento do corpo como uma máquina de conexões, estímulos, reações químicas etc.. Porém, nem a mente mais sadia de todas conseguirá manter uma saúde emocional partindo somente deste princípio, pois além dos fatores fisiológicos e genéticos a mente é cognitiva racional, o que a torna limitada, buscando sempre uma razão "lógica" para fatos, nesse contexto podemos perceber que fatores externos podem modular o mental e criando situações irreais. É quando a mente mente!"

Promova a harmonia do seu lado emocional e mental

Evitando esses sintomas, você alcançará o perfeito equilíbrio da sua saúde emocional e mental

EMOCIONAL 

  • Desânimo

  • Falta de motivação

  • Apatia

  • Frustração

 

MENTAL 

  • Depressão

  • Ansiedade

  • Pânico

  • Melancolia 

Outro fator que influi na saúde mental e emocional é uma dieta alimentar deficiente, pois sem uma nutrição balanceada, cérebro nenhum conseguirá  "trabalhar" direito!

O consumidor consciente, por exemplo, não sofrerá desses males, porque sabe equilibrar sua alimentação, além de suas escolhas pessoais, produtos que compra, pessoas que convive, lugares que frequenta e atitudes de proteção do meio ambiente.

O que você precisa fazer para promover a harmonia mental e emocional: 

  1. Estude, busque, pergunte, especule e analise com imparcialidade

  2. Medite, foque, concentre e fixe somente em coisas boas

  3. Ajude, participe, aprenda, ensine e compartilhe o que melhor aprendeu

Buscar essa harmonia a partir do gerenciamento das emoções e das posturas mentais corretas, terá como resultado uma vida plena de realizações pessoais, sentimentais e profissionais.

Sábias palavras de Deepak Chopra sobre o domínio de nossos sentimentos mentais emocionais: “Somos as únicas criaturas na face da Terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos ! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles. Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje! Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você.” 

5 passos para obter o domínio da vida:

  1. Desenvolvimento e aplicação das próprias ideias

  2. Integração e adaptação às situações inesperadas

  3. Autonomia e autodeterminação

  4. Percepção apurada da realidade

  5. Domínio ambiental e competência social

Shakespeare não estava sendo metafórico quando disse : " Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."  

 O equilíbrio para uma vida plena, é fundamental! Aproveite seu bom momento de paz e dê uma conferida básica e equilibrada nas últimas promoções da Greenco!