Amazônia: um mundo verde cheio de oportunidades!
As oportunidades encontradas são de baixo custo e contribuem para a conservação do solo e da água nas propriedades rurais da região da Amazônia.
Um bom exemplo acontece tanto na agricultura como na pecuária em áreas de terra firme na Amazônia que adotam o sistema “corte-e-queima”, que utiliza pouca tecnologia, porque emprega meios naturais de produção, sem corretivos, nem fertilizantes.
O extrativismo local é 100% sustentável e orgânico
O látex nativo é outro exemplo significativo, pois envolve os povos indígenas, seringueiros, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária.
Do látex e de seu desdobramento em fios emborrachados, surgem peças que valorizam a economia da floresta, gerando renda para as comunidades e preservando a biodiversidade
Itens produzidos com o látex:
-
chinelos orgânicos de borracha nativa ou fibras vegetais
-
utensílios diversos
-
biojóias
-
acessórios
-
embalagens
A manufatura desses itens permite recuperar a técnica indígena de fabricação da borracha, incrementando-a com outros processos caseiros.
Os seringueiros e outros locais se tornam empreendedores na produção de uma borracha menos poluente e de melhor qualidade se comparada com a borracha feita no processo da usinagem.
Para a limpeza de cada quilo de borracha, uma usina de beneficiamento usa 10 litros de água e na produção manual não há necessidade de água. Por isso, o seringueiro produz uma borracha limpa e com pouca umidade que chega à cooperativa para a confecção de vários itens feitos de borracha pura e não poluente.
Os aditivos derivados de petróleo no processamento da borracha, são substituídos por produtos naturais como:
-
óleo vegetal
-
cera de carnaúba
-
estearina vegetal
-
açaí
-
muru-muru
-
castanha
-
andiroba
-
pracaxi
A área atualmente ocupada pela agropecuária é de 30% do território brasileiro apenas. Como os ganhos oriundos da produtividade é local, a intenção é dobrar a produção em pouco tempo.
Essa perspectiva, porém, pode ser impedida de acontecer, caso não sejam controladas as queimadas ilegais que assolam a região.
A moda sustentável “Made in Amazon”
A moda sustentável da Amazônia valoriza as práticas de consumo, pois trabalha com produtos que “carregam os saberes da floresta e o design como diferencial”
Famílias da região melhoram sua qualidade de vida na produção da moda local e reforçam o compromisso de manter a floresta intacta e preservada.
Material empregado na moda sustentável da Amazônia:
- papel reciclado
- fibras vegetais
- pigmentação natural
- base d'água com acabamento em fios de seda e madeira de reaproveitamento
Como resultado dessa moda corporativa, surgem:
- Camisas
- Camisetas
- Aventais
- Acessórios
- Ecobags
- Bijouterias
- Chinelos
- Bolsas
- Borracha vulcanizada
Plantas da Amazônia que curam!
As tradições de cura desenvolvidas pelos povos da Amazônia envolvem o uso de plantas medicinais, como no xamanismo
Os conhecimentos populares da Amazônia com relação às propriedades curativas das plantas, despertam o interesse dos grandes centros mundiais de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia.
Os remédios extraídos de plantas curativas também são outra fonte de renda para os povos da Amazônia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 80% da população mundial utiliza remédios caseiros, e especula que mais de 70% dos medicamentos derivados de plantas valeram-se dos conhecimentos populares como fortes indícios de reais propriedades medicinais.
Por causa de tantas oportunidades e por ser tão importante para o mundo, a preservação da Amazônia é fundamental para todos.