Conheça mitos e fatos sobre o chocolate, um néctar dos Deuses

Os alérgicos a chocolate e os que não gostam, certamente, não concordarão com o título, mas a maioria que gosta dessa iguaria que vem do cacau, vai concordar. Por ser um alimento mundialmente popular, existem verdades e mentiras em torno do chocolate. Veja quais são.

O “Dia Mundial do Chocolate” é comemorado em 7 de julho, data da chegada da guloseima na Europa, no século 15. 

Origens

Existem variadas versões sobre as origens do chocolate, mas muitos historiadores apontam os Astecas como os pioneiros no cultivo do cacau que é a fonte do chocolate.
Os índios Astecas colhiam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco. O produto passou a ser conhecido como "chocolate" que significa “líquido quente''.
A comemoração da Páscoa é, provavelmente, a data em que o chocolate é mais saboreado em vários formatos e combinações:
  • Ao leite

  • Amargo

  • Meio amargo

  • Branco

  • Trufado

  • Diet

  • Com frutas, bolacha, brownies, bolo, sorvete, café, etc..

Pesquisas desenvolvidas na Universidade da Califórnia, apontaram que o chocolate contém mais de 300 nutrientes, além de níveis elevados de produtos químicos, conhecidos como flavonóides e fenólicos, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, dentre outros benefícios.

Compostos semelhantes se encontram também no vinho tinto, famoso pelo bem que faz, quando ingerido com moderação.

Por ser gostoso demais, o exagero sempre pode fazer mal à saúde. É difícil não resistir a uma caixa desse autêntico "Néctar dos Deuses"! 

O que é verdadeiro e o que não é, sobre Sua Majestade, o chocolate:  

Chocolate tem poder afrodisíaco

Como os Astecas já sacaram, o chocolote tem, sim, seus apelos chegados aos princípios da Deusa Afrodite. 
Assim como o café, cujos benefícios já foram cientificamente comprovados, além do chá, o chocolate dá um match legal com a química do cérebro, pois estimula a produção de feniletilamina, substância associada com a emoção, no caso, as sensações. 

Chocolate provoca espinha

Estudos científicos demonstraram e comprovaram que o chocolate não é responsável pela formação de acne. Além de não ser culpado, também não agrava a situação, desmistificando a crença popular. 

Chocolate causa cárie

Não se discute que qualquer alimento que rico em carboidratos fermentáveis contribui na formação de cáries. E o chocolate não escapa, caso seja consumido em excesso.
Pesquisas mostraram que o chocolate pode anular o potencial acidificante do açúcar, reduzindo a desmineralização dos dentes

Chocolate diet é menos calórico

Não é bem assim. Apesar de não conter açúcar, o chocolate diet possui substâncias que podem aumentar o nível de gordura e de calorias.
Logo, o existe, sim, um certo grau calórico no chocolate do tipo diet que, na verdade, seria indicado mais para quem tem alguma restrição glicêmica.

Chocolate ajuda na elevação do colesterol ruim

Como o chocolate é rico em substâncias que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, ele tem a capacidade de diminuir a oxidação do LDL.
Em outras palavras, o chocolate facilita o fluxo adequado de sangue, reduzindo a pressão sanguínea e o nível do seu colesterol ruim. 

Chocolate pode aumentar o estresse

Outra balela, porque já foi comprovado cientificamente que o chocolate ingerido diariamente pode reduzir os níveis dos hormônios do estresse nas pessoas. 

Chocolate carece de valor nutricional

Uma barra de chocolate contém tanta capacidade antioxidante quanto 2 xícaras de chá verde ou 1 taça de vinho tintoAlém do mais, o chocolate contém minerais e fibras dietéticas.
No entanto, é bom não exagerar na quantidade, porque muito chocolate sem controle, pode engordar.

Chocolate tem que ter no mínimo 70% de cacau para ser saudável

Apesar de estar comprovado que quanto maior a quantidade de cacau, mais nutritivo será o chocolate, pois terá alto teor antioxidante, a metade de cacau também terá o mesmo efeito.
Num estudo que durou 18 semanas, os voluntários que comeram chocolate com 50% de cacau também tiveram redução na pressão arterial sistólica e diastólica. 

Chocolate causa dores de cabeça

Embora citado como uma causa comum de enxaquecas, um estudo da Universidade de Pittsburgh não mostrou nenhuma ligação entre chocolate e dores de cabeça.
Pensava-se que as dores de cabeça crônicas eram causadas por aminas em alimentos, como queijo cheddar, amendoim, carnes curadas, chocolate e álcool, mas o estudo retirou o chocolate da lista.

Chocolate aumenta a função cognitiva

Cientistas da Harvard Medical School sugeriram que beber duas xícaras de chocolate quente por dia pode ajudar a manter o cérebro saudável e reduzir a perda de memória em pessoas mais velhas.
Os pesquisadores descobriram que o chocolate quente ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

Chocolate melhora o desempenho atlético

Pesquisas publicadas no The Journal of the International Society of Sports Nutrition sugerem que o chocolate mais escuro pode aumentar a disponibilidade de oxigênio durante o treinamento físico.
Para os cientistas, o chocolate escuro contém flavonoides conhecidos como epicatechins, que aumentam a liberação de óxido nítrico no corpo.
O suco de beterraba tem um efeito semelhante. 

Verdades e mentiras, o que importa é consumir chocolate com moderação e sempre consciente que, além de ser gostoso, o chocolate faz bem para a saúde física e mental.

Na Greenco, a sustentabilidade é um estilo de vida. Por isso, vestir Greenco é demonstrar atitude. É ter voz ativa! Confira aqui e faça sua voz ecoar!