Os divinos benefícios do sagrado cacau!

O cacau é idolatrado no mundo inteiro, principalmente, por causa do chocolate! Trata-se de um alimento altamente protéico que age contra a neurotoxicidade. Se é chegado nessa fruta conhecida como "a comida dos deuses", chega mais!

O cacau: fruta nativa da Bacia Amazônica

Sempre é bom saber diferenciar os termos: "fruta" é o fruto comestível. Quer dizer, toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. 

A mamona, por exemplo, é o fruto da mamoneira. Não é uma fruta, pois não se pode comê-la. Já o mamão, fruto do mamoeiro, é obviamente, uma fruta.

Como surgiu a expressão, "estou cheio do cacau"...

Venerado pelas populações indígenas e considerado “comida dos deuses”, o cacau era também usado como moeda de troca. Por isso, a expressão: "Hoje estou cheio do cacau".

A árvore, conhecida por cacaueira, tem o nome científico de Theobroma cacao, da família Malvaceae. Cresce, geralmente, em ambientes sombreados da floresta. Sem a poda humana, sua altura pode chegar a 20 metros. Mas, em condições de cultivo, varia de 3 a 5 metros.

Contendo nutrientes benéficos como o óleo de coco, a fruta do cacau, além do chocolate, tem outros derivados, como a manteiga e o licor.

De acordo com a ADVFN Brasil (Advanced Financial Network), 95% do cacau brasileiro é produzido no estado da Bahia. O restante é produzido no Espírito Santo (3,5%) e na Amazônia (1,5%). 

O Brasil exporta 90% do cacau que produz e seus maiores compradores são os Estados Unidos, Alemanha e Holanda!

O cacau é pura fonte de zinco, ferro e sódio! Rico em minerais, como potássio, fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas (C, K e B6).

Benefícios do cacau:

  • baixa pressão arterial elevada 

  • evita colesterol ruim alto 

  • controla a obesidade 

  • evita constipação 

  • previne diabetes 

  • controla asma brônquica 

  • evita a fadiga, principalmente, quando é crônica)

  • evita doenças neurodegenerativas 

  • previne o "estresse oxidativo" 

  • oferece maior capacidade antioxidante do que o chá verde e preto e o vinho tinto

  • melhora a função cognitiva 

  • melhora a saúde cerebral e a função cognitiva, através de mecanismos diretos e indiretos 

  • evita a formação de bloqueios nos vasos sanguíneos, por causa da presença de flavonoides, que reduzem a coagulação sanguínea  

  • inibe o crescimento e reprodução de células cancerosas da próstata (exceto o crescimento de células normais) 

  • reduz o colesterol ruim 

  • reduz os efeitos negativos da deficiência de magnésio

  • melhora a pele 

  • melhora a função renal

Uma dos maiores temores da agricultura cacaueira, é a praga conhecida como “vassoura de bruxa”! Essa praga, que uns dizem ter sido fabricada em laboratório, destrói boa parte da plantação.

Como a maior parte da produção de cacau, ocorre em pequenas propriedades, geralmente situadas em regiões tropicais, o método comum para combater a praga é o uso indiscriminado de pesticidas.Isso é ruim para a saúde e para o meio ambiente!

Chocolate: o “filho” mais popular da fruta do cacau!

Existe uma quantidade de tipos de chocolates produzidos no mercado!

O teor de cacau presente no chocolate, varia muito. O chocolate orgânico, por exemplo, possui alto teor da fruta.

Nem sempre os fabricantes obedecem as normas. Uma resolução expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), exige que o chocolate apresente, no mínimo, 25% de cacau. Por isso, recomenda-se verificar o índice de ingredientes presentes no produto. 

O Brasil ficou conhecido como a “casa do chocolate” e já supera os famosos, como a Suíça! É no sul da Bahia, onde se produz mais e o melhor chocolate do país! 

Nessa bela região brasileira, o cacau é cultivado no chamado “sistema cabruca”, isto é, os cacauais são plantados no sub-bosque da Mata Atlântica, na sombra de árvores como seringueiras e açaizeiros. 

"O cacau da Bahia é muito bem trabalhado, tem uma boa fermentação e uma torra suave. O resultado é um chocolate agradável que não atinge os níveis de complexidade e toques florais ou frutados do chocolate venezuelano, produzido do cacau criollo”, avisa um especialista da fruta.

Além do chocolate, da manteiga e do licor, existe um derivado do cacau que está fazendo muito sucesso, ultimamente: o nibs

Nibs são pequenos pedaços de amêndoa de cacau, previamente torrados e triturados. Sua crocância é irresistível e dão um toque único, quando adicionados a pratos diversos! 

5 dicas deliciosas para adicionar nibs à sua dieta! 

  1. Na vitamina de banana 
  2. Sobre trufas de chocolate amargo
  3. No mingau de aveia com mel
  4. No cappuccino light com leite em pó desnatado ou no café solúvel
  5. Nas frutas vermelhas, quando possibilitam boa desentoxificação (detox) no fígado e em outros órgãos.

A Greenco dá a maior força para todo alimento que seja nutritivo! Se for um dos preferidos dos deuses, melhor ainda. Aproveite a inspração e confira as camisetas, vestidos e tênis!