Conheça a pastilha de hidrogel que pode purificar a água em apenas 1 hora

Tempo estimado de leitura: 3 a 4 minutos

O problema de escassez de água limpa pode ser resolvido em breve. A pastilha de hidrogel pode purificar a água em menos de uma hora. A descoberta poderá ser vital para as comunidades pobres que sofrem com a falta de saneamento básico. Leia mais para conhecer melhor essa grande novidade. 

A falta de água limpa nas comunidades mais carentes é uma das principais causas de mortalidade de crianças e de várias outras doenças.

A água limpa é direito fundamental para qualquer ser vivo, pois é um bem doado pela natureza. Ainda assim, um terço da população mundial não tem acesso à água potável.

Há séculos tentam encontrar soluções para resolver o problema da falta de água sem microorganismos patogênicos que, dependendo da região, é ainda pior a situação por causa da poluição e da falta de educação ambiental da população local.

A situação se agrava nas regiões mais pobres onde a maior parte da população não tem acesso à agua encanada ou a um saneamento básico digno. 

4 alternativas para purificar a água que dão mais trabalho e nem sempre são totalmente eficazes

1 - Ferver ou pasteurizar

Forma popular de purificar a água, sendo muito utilizada tanto na alimentação como na higiene pessoal. Apesar de resolver em parte o problema, pastilhas de hidrogel resolveriam o problema com maior rapidez e menos trabalho.

2 - Dessalinização solar

Processo utilizado através da energia solar,  quando a vaporização separa as impurezas da água. Um dos obstáculos é a falta de sol em regiões mais frias do planeta que limita a taxa de geração de vapor além do alto custo de manutenção. Problema semelhante acontece com relação à dessalinização da água do mar, 

3 - Cloro, ozônio ou floculação

A desinfecção da água usando esses produtos químicos é bem difundida e seu custo é baixo. Porém, pode ser "um barato que sai caro". Isso, porque tais produtos provocam a formação de outros subprodutos tóxicos que surgem durante a destilação da água de base térmica.

4 - Água sanitária

O chamado "clorado inorgânico" tem sua eficácia desinfetante reduzida na medida que o pH aumenta. Ou seja, como se trata de um sal instável originado de um ácido fraco com uma base forte, a tendência é prevalecer uma alcalinidade com valores muito elevados de pH, o que limita muito a sua ação germicida. 

Além do mais, o acondicionamento dos produtos acima mencionados, quando em vasilhames de plástico, libera substâncias tóxicas, como é o caso da água recondicionada em garrafas de plástico. Em outras palavras, toda produto mantido por muito tempo em invólucro feito de plástico sofrerá perdas significativas com relação à sua eficácia, principalmente se exposto muito tempo sob temperaturas elevadas. Além dos mais, faz mal à saúde.

    Como a pastilha de hidrogel foi descoberta para a purificação da água

    Uma estudante de pós-graduação, Youhong Guo, descobriu os hidrogéis por acaso.

    Youhong (Nancy) Guo, estudante de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Texas Materials Institute da Universidade do Texasdescobriu, por acaso, uma outra utilidade de um tablete feito de hidrogel antibacteriano (à base de catecol, substância derivada de plantas usado na medicina estética).

    Ao se deparar com os resultados encontrados, ela entrou em contato com seus professores.

    Guihua Yu, do Departamento de Engenharia Mecânica e do Texas Materials Institute da Escola de Engenharia de Cockrell, entusiasmado com o achado, disse o seguinte: "O hidrogel é multifuncional e pode fazer uma grande diferença para acabar de vez com a escassez global de água limpa porque é fácil de usar e pode ser produzido em escala industrial, com baixo custo.”, 

    E vem mais pela frente!

    O projeto dos cientistas vai mais longe. Na próxima etapa, a intenção é aprimorar os hidrogéis aumentando seu raio de ação, pois é essencial que o sistema possa agir diretamente na eliminação de cepas diversificadas de microrganismos para, segundo pretendem os cientistas, ter uma eficiência global próxima de 100%.

    Como age a pastilha de hidrogel

    A pastilha de hidrogel produz peróxido de hidrogênio que neutraliza as bactérias a uma taxa de eficiência de quase 100%.

    Nesse processo, são geradas partículas de carvão ativado que atacam diretamente nas células das bactérias, alterando seu metabolismo ao impedir o avanço das culturas. Uma única pastilha de hidrogel (do tamanho de um comprimido comum) pode desinfetar um litro da água recolhida diretamente de um rio.

    Os sistemas de tratamento de água no mundo, atualmente, são caros pois exigem infra-estruturas complexas, além de excessivo gasto de eletricidade.

    Produção em escala industrial

    A fabricação dos hidrogéis é simples porque segundo os pesquisadores, os materiais para fabricá-los são baratos. Sua distribuição gratuita pode muito bem ser bancada pelos governos em vários níveis. Quanto maior o tamanho da pastilha, maior a quantidade de água purificada.   

    Os cientistas que conduzem a experiência já pretendem trabalhar em protótipos para que as pastilhas de hidrogel possam ser comercializadas e distribuídas. Quem sabe, está começando uma nova revolução para acabar de vez com a falta de água boa para todos?

    Escolha sua camiseta favorita Greenco da coleção água