ALGODÃO ORgânico
Livre, leve e solto: o algodão orgânico é assim. Por isso, é uma das escolhas de materiais da Greenco. Ele é livre de agrotóxicos, de pesticidas e de químicos nocivos, evitando males à saúde dos produtores e dos consumidores. Além disso, a utilização de pigmentos naturais para o tingimento das camisetas também contribuiu com a qualidade de vida das pessoas envolvidas no processo.
As plantações de algodão orgânico utilizam o sistema de rotação de culturas, que proporciona uma pegada hídrica mais baixa, menos emissão de gases poluentes e menor acidificação do solo e eutrofização, que as torna bem menos prejudiciais ao meio ambiente e reduzem influências sobre o aquecimento global.
Mas vem cá: se não há uso de pesticidas, como evitar as pragas? Utilizando recursos da própria natureza. Contra insetos indesejáveis, há duas opções: inserir espécies predatórias que, ao mesmo tempo, sejam benéficas para plantas; ou então, colocar outro tipo de planta que seja mais atraente para eles. Aí, as ervas daninhas são retiradas manualmente.
Com o algodão orgânico, o desperdício é evitado graças ao reaproveitamento da água, o uso de cera de abelha substitui a graxa de parafina e os produtos químicos não são utilizados durante a produção. Tudo isso diminui a emissão de poluentes e problemas de saúde.
A vantagem, além da saúde, também aparece no mercado, que acaba se tornando fair trade, ou comércio justo, para os mais íntimos. É uma forma de comercialização com uma melhor relação entre consumidor e fornecedor, no âmbito do desenvolvimento sustentável, estabelecendo um contato direto entre eles, sem a burocratização do comércio e com respeito às normas de produção e leis — tributárias, trabalhistas e de importação.
Os fios de algodão orgânico utilizados pela Greenco são produzidos na Índia, que é hoje a maior produtora de algodão orgânico do planeta e certificada pela GOTS (Global Organic Textile Standard).
Composição
• 100% algodão