Você sabia que os cogumelos são super-importantes para o meio ambiente?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os cogumelos, além de comestíveis, são essenciais para o equilíbrio de diferentes ecossistemas. Eles desempenham diversas funções tanto na decomposição da matéria orgânica, como na formação de simbioses que beneficiam outras espécies. Leia mais. 

@maryna

Uma das funções dos cogumelos é a decomposição da matéria orgânica: compostagem natural. 

Os cogumelos agem como uma espécie de agente pois, ao mesmo tempo que participam da decomposição de organismos de troncos caídos, folhas e restos de plantas, quebram suas substâncias e as reciclam para liberar nutrientes que serão importantes na renovação dos solos. 

Quando os cogumelos liberam nutrientes para outras plantas e para o solo, quem leva vantagem também são os insetos, caracóis e alguns mamíferos. Nesse ponto, são fundamentais na formação de associações simbióticas conhecidas como “micorrizas”.

O que é micorriza?

Micorriza é nome dado à simbiose entre os cogumelos e as raízes das plantas, quando ocorre a liberação e troca de nutrientes e carboidratos, fundamental para a sobrevivência dos organismos, pois aumenta a resistência às doenças.

3 benefícios dos cogumelos na preservação da biodiversidade: 

  1. Permitem a formação de compostos orgânicos mais estáveis, como no caso do húmus, importante na retenção de água no solo, mantendo sua umidade para evitar a erosão.

  2. Liberam esporos que, carregados pelo vento, água ou por animais, proliferam-se e permitem a colonização de novos habitats.

  3. Potencial econômico importante, pois as espécies comestíveis dos cogumelos são utilizadas na culinária em geral. São parte também de rituais xamânicos, dentre outros. É um mercado em expansão que gera renda e oportunidades de negócios para as comunidades locais.

Aviso importante

Antes de consumir ou colher cogumelos, faça uma pesquisa profunda ou consulte os especialistas para saber do que se trata, pois existem espécies venenosas. Além do mais, uma colheita indiscriminada pode prejudicar a reprodução e, por consequência, afetar a biodiversidade local.

O papel dos cogumelos na compostagem

A compostagem de cogumelos é um processo de reciclagem de resíduos com liberação de nutrientes para outros organismos (simbiose). Por outro lado, a compostagem doméstica se trata do reaproveitamento de alimentos descartados no lixo.

Katarina Kukolj, pesquisadora do Thorn Lab, lidera um estudo que sobre os benefícios dos cogumelos 'Blewit' (Lepista nuda). "Os cogumelos Blewitt são uma alternativa sustentável para a fabricação de pesticidas químicos sintéticos. Por não serem tóxicos esse tipo de matéria prima não contamina a água após o uso do pesticida, assim como acontece com o bagaço da cana de açúcar.".

Na medida que Kukolj conclui suas pesquisas, a tendência é um futuro promissor para a biotecnologia fúngica, área que se propõe à busca de mais benefícios dos cogumelos e outros fungos. 

Ainda segundo Katarina, "Os cogumelos são utilizados em diversas situações, além da culinária, como por exemplo, para criar alternativas ao isopor, como substituto da carne nos alimentos veganos e até para novos medicamentos. Muitos antibióticos já são desenvolvidos a partir do extrato de cogumelos.".

Conclusão

Assim como acontece com outras plantas, a pesquisa sobre os benefícios dos cogumelos está apenas começando. E as perspectivas são as melhores possíveis.

Por isso, é importante que os governos das três esferas (municipal-estadual-federal) comecem a subsidiar os agricultores interessados em explorar o fungo e poder contar com seus inúmeros benefícios mesmo após sua decomposição que, por sinal, apenas corrobora com Antoine-Laurent de Lavoisier, quando disse: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

A preservação do meio ambiente e de seus ecossistemas é, portanto, fundamental para a sobrevivência do planeta e de seus habitantes do reino animal e vegetal. A natureza agradece.

*Por Marco Aurélio Gomes Veado: PENSE MAIS VERDE