5 evidências de que as plantas são sencientes!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
As plantas têm sensações como dor, prazer, medo e se defendem contra perigos iminentes. Como nos animais, está sendo cientificamente comprovado que a consciência também existe no mundo vegetal. Conheça as cinco evidências que irão mudar o comportamento das pessoas com relação às plantas. Leia mais.  

Qual é o nível de percepção das plantas?

Apesar das muitas evidências até o momento descobertas, ainda é cedo para estabelecer se o grau de senciência das plantas é semelhante ao dos animais.  

No livro "What a plant knows", o geneticista conhecido como cientista das plantas, Daniel Chamovitz, declara que as plantas possuem mecanismos sensoriais que lhes permitem se defender contra os predadores, além de reagir de acordo com o clima ou aos ruídos. Do ponto de vista neurológico ainda não está plenamente claro o seu nível cognitivo.

Pesquisas sobre as sensações das plantas não param e novas evidências são descobertas!

O surpreendentente comportamento dos fungos, por exemplo, motivou os cientistas para que se aprofundassem nas pesquisas sobre o comportamento de outras plantas. Como os humanos, elas possuem um alto nível de aprendizagem por causa da memória super-aguçada. São também solidárias.

As plantas identificam seus vizinhos, sabendo quem são os parentes.

Se estão próximas aos irmãos e parentes, as plantas mais privilegiadas ajudam os que se localizam fora do alcance da luz solar para que recebam nutrientes, via fungos. Assim, está garantida a fotossíntese de todos, sem exceção.  

Essa percepção é útil na defesa contra inimigos e na alimentação, como no caso das plantas carnívoras.

A senciência das plantas lhes permite definir o tipo de forragem a adotar de acordo com sua "vizinhança".

Internet botânica

Além do "bate-papo" com seus vizinhos, as plantas também se comunicam com parasitas e micróbios com a ajuda dos fungos que completam a "conexão solidária" através de sistemas radiculares. Dessa forma, as plantas memorizam táticas para antever acontecimentos e tomada de decisões.

A ecologista comportamental, Monica Gagliano, pesquisadora da Western Australia University, estuda as plantas aplicando técnicas de aprendizagem comportamental desenvolvidas para animais. "As plantas têm plena ciência do que está acontecendo à sua volta e, como os animais, adotam na prática o que foi assimilado graças à essa capacidade de memorização."  

5 evidências que comprovam que as plantas são sencientes:

  1. Usam sinais elétricos para enviar mensagens de longa distância. 

  2. Quando suas folhas se enrolam, produzem um movimento que muda a forma. Assim, reagem à uma picada de inseto iniciando uma cadeia de reação de defesa nas folhas mais distantes.

  3. Seu sistema defensivo responde a estímulos, tais como se voltar para a luz e na captura de insetos, como no caso das plantas carnívoras.

  4. Possuem entre 15 e 20 sentidos, incluídos os 5 sentidos humanos (olfato, tato, paladar, visão e audição).

  5. Produzem substâncias químicas semelhantes às dos neurônios de animais.  

Dada as evidências indiscutíveis, da senciência, tanto dos animais, como das plantas (ainda não detectado até onde seriam similares), um grupo de neurocientistas, neurofarmacologistas, neurofisiologistas e neuroanatomistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, se reuniu para divulgar a "Declaração de Cambridge":

"O peso das evidências descobertas em nossas pesquisas indica que os humanos não são os únicos a possuir os substratos neurológicos que geram a consciência. Os animais, incluindo as aves, as plantas e os microorganismos, possuem esses substratos neurológicos". 

Essa declaração, certamente, será o ponto de partida para a quebra de paradigmas, tabus e mitos em torno do comportamento de animais e plantas.

As  árvores deixam lições de vida para que os humanos aprendam a conviver em harmonia com seus semelhantes.

Todos os seres vivos pensam, reagem e podem ser felizes juntos se a convivência for harmoniosa! Isto se chama sustentabilidade.

Faça parte do time que ama as plantas. Veja aqui as lindas camisetas da Coleção Botânica da Greenco.