Ajude a salvar as abelhas e saiba mais sobre 5 produtos feitos do mel e outras curiosidades
Tempo estimado de leitura: 4 a 5 minutos
As abelhas correm sérios riscos de extinção por várias razões como a urbanização do campo e o crescimento desordenado de agriculturas intensivas. Seria um desastre para as pessoas, animais e plantas. Veja o que você pode fazer para evitar isso e saiba mais sobre 5 produtos feitos do mel e outras curiosidades.
Uma eventual extinção das abelhas poderia provocar um caos total no planeta!
O fim das abelhas iria afetar a alimentação dos seres humanos, além de colocar em risco a nutrição de pássaros, répteis, anfíbios e peixes, pois elas são as maiores polinizadoras da natureza.
O que é polinização?
A reprodução de muitas espécies vegetais ocorre de forma sexual, ou seja, é necessária a união das células femininas e masculinas encontradas no pólen (masculino) que precisa ser transferido até o pistilo das flores (feminino) para a fecundação. Após a fecundação a flor torna-se um fruto com sementes. Trata-se, portanto, de uma simbiose perfeita porque os polinizadores se alimentam do néctar das flores.
No "Top 10" dos polinizadores, as abelhas lideram a lista:
-
Abelha
-
Formiga
-
Mosca das flores
-
Borboleta
-
Zangão
-
Vespa
-
Mosquito
-
Bezouro
-
Beija-flor
-
Lêmure
O perigoso "efeito cascata" depois da polinização
Se uma plantação estiver contaminada com agrotóxico e a abelha entra em contato com essa planta por causa da polinização, correrá o risco de ingerir o veneno por acidente. O perigo aumenta quando a mesma abelha volta para sua colmeia e contamina suas companheiras.
Um estudo encomendado pelos 28 países da União Europeia concluiu que os pesticidas representam um grave risco para a sobrevivência das abelhas, estabelecendo que um dos piores agrotóxicos se chama fipronil, pois é apontado como assassino de milhões de abelhas e, por isso, deve ser banido de vários países europeus.
A agricultura intensiva é altamente prejudicial às abelhas e ao meio ambiente.
A agricultura intensiva destrói árvores e outras plantações quando faz uso descontrolado de fertilizantes sintéticos e pesticidas.
Em outras palavras, sem as abelhas e outros insetos, os seres humanos e os animais terão muito pouco o que comer. Se o desequilíbrio persistir, estima-se que 80% da biomassa de insetos desaparecerá de 25 a 30 anos!
Por que o mel das abelhas é tão importante?
O mel: produtos e benefícios:
A abelha é o único inseto que produz um alimento consumido pelo homem. O mel tem uma longa lista de benefícios à saúde devido às suas propriedades antibacterianas e energéticas. Veja a lista de produtos vindos do mel e seus benefícios:
1 - Alimentos
O mel poder servir de alimento e ser tomado in natura ou ser um perfeito substituto do açúcar. Alimentar-se de mel não é costume recente. Civilizações antigas consumiram mel e o utilizaram também para fins medicinais. Por sinal, existem hieróglifos egípcios mostrando colheitas do mel de uma colméia, além de pinturas reverenciando a abelha como a mais importante de todos os insetos.
2 - Produtos de beleza
O mel pode ser encontrado em centenas de produtos de beleza como cosméticos, sabonetes, bálsamo labial, cera de depilação, perfumes, shampoos, etc.
3 - Cera em pasta
A cera do mel de abelha pode ser transformada em cera de móveis, cera de polir, goma de mascar, no revestimento ceroso dos queijos e na preservação de outros alimentos, ou seja, como um conservante natural.
4 - Velas de cera
A fabricação de velas de cera de abelha remonta ao século VI d.C. A cera derretida das velas podia ser adicionada aos cosméticos, para revestir o fio durante a costura, como lacre de cartas e na obturação dental.
5 - Remédio antibacteriano
O mel é um santo remédio que combate infecções, alergias e ferimentos. O própolis, seu subproduto, é conhecido como potente agente antibacteriano. Além de tudo, o mel alivia dores de garganta.
Algumas curiosidades sobre as abelhas.
- Uma abelha retira o néctar e o pólen de 10 flores/minuto.
- Uma colmeia pode abrigar até 50 mil abelhas. A comunidade é formada por uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias no estilo harmônico das comunidades de formigas.
- A rainha vive até dois anos, mas a vida das operárias é breve: no máximo um mês e meio de vida, por isso a renovação é constante numa colmeia.
- Somente as abelhas fêmeas trabalham, ficando para os machos a responsabilidade de fecundar a rainha. Depois da missão cumprida, eles deixam a colmeia para morrer.
- As rainhas põem 3.000 ovos em apenas 1 dia. Quando carregam os ovos suportam o peso equivalente a 300 vezes seu próprio peso.
- As abelhas se alimentam de água, mel, néctar e do pólen coletado das flores, principalmente as mais aromáticas.
- Se nascerem duas rainhas ao mesmo tempo, elas vão para o duelo fatal. Lutam até a morte de uma. Um lance que rola na comeia, super-sinistro.
- Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
- As abelhas fazem, em média, 40 voos diários e pousam mais ou menos em 40 mil flores.