Cuide com carinho de suas plantas domésticas!

As plantas domésticas purificam o ambiente em todos os sentidos! Elas melhoram a qualidade do ar e limpam o local com energias positivas! Está a fim de ter "amigos do reino vegetal" em sua casa? Se sim, continue lendo para sacar alguns macetes legais e poder cuidar das plantinhas com carinho e amor. 

Um planejamento bem elaborado e cumprido à risca, vai fazer muito bem às suas plantinhas!

A hora de regar deve ser, rigorosamente, a mesma, para que sua planta se acostume e fique vigorosa. Outra boa, é sempre observar se uma folhinha está queimada por excesso de luz. Retire-a, para não contaminar as outras.

Mais 7 dicas preciosas 

  1. Folhas danificadas: uma tarefa básica para manter sua plantinha forte, é sempre observar a conservação das folhas, conferindo suas partes queimadas ou estragadas.

  2. Luz solar indireta: o melhor lugar para a planta ficar é, claro, em local onde o sol bate. Mas, o vaso deve ficar em local em que a incidência de luz solar seja periódica e não constante. Se for frequente, pode queimar as folhas.

  3. Sem correntes fortes de ar: evite deixar as plantas em lugar onde tem corredor de vento. Ventos fortes podem ressecar e até queimar as folhas de suas plantas.

  4. Água morna em volume ideal: como a água é fundamental para qualquer ser vivo e as plantas não são exceção, é recomendável ficar de olho no seu volume quando for molhar as plantas. Muita água empossada, pode “afogar” as pobrezinhas. O macete é regar mais vezes, com quantidade moderada. A mesma coisa com relação à temperatura da água.

  5. Variação no tamanho do vaso: na medida que plantas domésticas crescem, o vaso vai ficando pequeno para elas. Cheque sempre as raízes, a fim de verificar se estão tocando no fundo do vaso. Quando isso acontecer, tá na hora de mudar de vaso.

  6. Adaptação ao vaso: as plantas mais exigentes, podem começar a murchar, se não gostarem do vaso, seja por causa do tamanho ou até mesmo pelo tempo de permanência. Sim. Plantas também detestam a mesmice! Se notar qualquer alteração na textura de suas plantas domésticas ou se estão mais caídas, pode saber que é hora de mudar de vaso! Certifique-se de que o novo espaço será amplo, atentando sempre para o tamanho do vaso e sua localidade.

  7. Vaso com boa drenagem: não basta só que o vaso seja grande ou que esteja bem localizado. Verifique se nele existem orifícios para a água escoar com facilidade. Um macete legal, será colocar pedras de tijolo ou argila no fundo do vaso. Depois, bote uma camada de areia lavada, daquela de construção. Em seguida, coloque terra. A areia vai fazer com que a água escoe para a próxima camada sem asfixiar as raízes.

A atenção com as suas plantinhas, varia de estação para estação! 

 

Cuidados especiais, nas 4 estações do ano: 

Verão 

Como não podia ser diferente, a estação preferida de nove entre dez plantas domésticas, é o verão. Nesse período, elas ficam com o metabolismo mais rápido. Por isso, é bom regar as plantas mais vezes ao dia (sem exagerar no volume, como foi dito). Como sabemos, em tempos quentes, a evaporação da água é mais rápida. Então, mantenha a terra do vaso úmida. Assim, as plantas não vão ficar com sede e correr o risco de morrer antes do tempo.  

Outono 

É nessa estação que a incidência de luz solar começa a diminuir. Uma mudança que, por assim dizer, assusta as plantas, acostumadas com o sol do verão. Hora de reajustar o número de regadas pelo fato das temperaturas começarem a baixar. Como nós, as plantas precisam de menos água, pois passam a transpirar menos. Com menos luz, a taxa de crescimento das plantas vai diminuir também. Então, a fertilização deixa de ser necessária, sob risco de se tornar tóxica, se for em excesso. Aproxime mais as plantas das janelas, para compensar o aumento de sombras dentro de casa.

Inverno 

As plantas que se adaptam facilmente ao inverno, são aquelas que possuem boa resistência à baixas temperaturas. Como no inverno faz mais frio à noite, será melhor regar suas plantas pela manhã. Assim a água tem o dia todo para evaporar. Se você regar suas plantas no fim do dia, a água fica acumulada, pois não irá evaporar, por causa da baixa temperatura. Por isso, haverá grande chance de surgirem fungos ou até o apodrecimento precoce da raiz da planta. Uma boa dica, é regar a planta numa média de 3 vezes por semana.

Primavera

É na estação das flores que a maioria das plantas floresce com toda a sua exuberância! Com o fim do inverno, quando a planta se auto-hibernou para economizar energia, na primavera elas ressurgem com a corda toda! Como estão fortes, fica fácil cuidar de suas plantas domésticas, pois basta seguir esta cartilha e suas amiguinhas vão ficar de boa!

Na Greenco, o carinho com as plantas é fundamental para a existência delas com saúde. Aproveite a vibe e confira as camisetas com estampas que têm tudo a ver com elas!