As formigas ajudam o meio ambiente e ensinam como viver numa sociedade organizada
Para algumas pessoas, as formigas não são benéficas pois podem destruir lavouras ou infestar uma casa. Na verdade, elas trazem mais benefícios do que o contrário, tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade. Conheça o lado positivo das formigas.
Se as formigas fossem exterminadas totalmente, haveria um grande desequilíbrio no ecossistema da Terra.
As formigas são agentes polinizadores importantes para o meio ambiente. Elas levam o pólen das plantas e facilitam sua fertilização através da dispersão de sementes, processo conhecido como mirmecocoria.
Outros benefícios das formigas para o meio ambiente:
- Solo: ao escavar para construir suas galerias, as formigas deixam o terreno revolvido e fofo. Esse resultado possibilita a sua areação, porque o ar externo penetra nas camadas mais baixas da terra, facilitando o caminho das águas e permitindo que os micro-nutrientes cheguem às plantas.
- Animais mortos: ao consumir as carcaças de animais ou insetos mortos, levando seus restos para o formigueiro, as formigas "limpam" o local, evitando a proliferação de doenças decorrentes dos micro-organismos da putrefação.
Por outro lado, muitos agricultores têm a formiga como uma praga da lavoura. Realmente, esse é o lado obscuro das formigas que, afinal, precisam de alimento. Em casa, elas também não são bem-vindas pois "atacam" o resto de comida (principalmente as mais doces) deixado na cozinha ou nas mesas.
Conheça melhor a formiga
Existem quase 13 mil espécies identificadas da família Formicidae e, aproximadamente, 10 quatrilhões de formigas na Terra, segundo os pesquisadores.
Uma única colônia de formigas pode ter mais de 20 milhões de formigas, significando mais ou menos 1,5 milhões de formigas para para cada ser humano.
Os formigueiros possuem estruturas complexas e são super-bem organizados onde prevalece a ordem, hierarquia e disciplina. Todas as tarefas são cumpridas sob a batuta da Rainha local.
A hierarquia num formigueiro é bem definida:
- Rainha ou iça - fêmeas férteis e aladas que dita as regras do formigueiro. É a casta superior de qualquer colônia.
- Machos – podem também ser alados e, por isso, são responsáveis unicamente por fecundar a rainha.
- Operárias - fêmeas estéreis, sem asas e que realizam várias funções no formigueiro. São as mais numerosas.
Tudo começa quando as larvas são liberadas pelas fêmeas após o vôo nupcial com os machos que depois morrem.
As futuras Rainhas, então, saem em busca de um local seguro para formar a nova colônia.
O local que se tornará uma colônia começa a ser construída a partir dos ovos que a Rainha bota. Quem garante a segurança de Sua Alteza, são as operárias fêmeas. Outras, são as responsáveis pela busca de alimentos.
A formiga: uma perfeccionista em tudo que faz
A sociedade das formigas é perfeita. Se fosse humana, poderia ser comparada à "Utopia", imaginada por Platão.
Na construção da colônia são removidas as camadas do solo, quando são levados os nutrientes do fundo para cima e vice-versa, tornando a terra fértil.
Os formigueiros possuem estruturas de tráfego complexas, o que facilita o trânsito das operárias e o transporte das sementes, sem riscos de acidentes.
5 curiosidades sobre as formigas
-
Tamanho - A formiga da espécie Titanomyrma giganteum, que vivia na pré-história, tinha 6,5 cm.
-
Comunicação - rola uma espécie de telepatia coletiva num formigueiro que acontece quando as formigas se comunicam através de um idioma próprio da colônia. Os estudiosos de mirmecologia, afirmam que se trata de um ”superorganismo” com uma única consciência.
-
Fisiologia - As formigas têm dois estômagos, não possuem pulmões e nem orelhas.
-
Velocidade - As formigas são ultra-rápidas, principalmente se comparadas com o homem. Sua velocidade máxima ficou perto dos 3 km/h A espécie mais rápida correu numa velocidade de 85 centímetros por segundo. Isso é o equivalente a 108 vezes o tamanho dela.
-
Força - As formigas médias podem carregar de 10 a 100 vezes seu próprio peso corporal. O segredo está em suas articulações do pescoço, que têm uma série de dobras que lhes permitem suportar pesos além do seu próprio.
Quantas vezes você já recebeu uma imagem, um vídeo ou um texto motivacional que tem como personagem principal a formiga?
Organização social
As formigas trabalham em união perfeita, mas cada uma tem sua atribuição específica que permanece até o dia de sua morte. As tarefas são divididas de acordo com sua idade e tamanho.
Motivação
As formigas, desde o nascimento, têm seus objetivos traçados. Nada muda seu foco e sua motivação. Essa missão é para qualquer hora, seja na busca de alimentos, na construção do formigueiro ou na defesa de sua sociedade.
Sintonia
As formigas se comunicam através dos feromonas, uma substância que exalam. São emitidos sons característicos de acordo com o momento ou a tarefa. Ataques iminentes, indicação dos alimentos, ou qualquer outro tipo de aviso para a segurança do grupo, possuem sons específicos.
Responsabilidade
As formigas trabalham com plena consciência de seus direitos e deveres. Preservam seu meio ambiente com respeito e todo trabalho é desempenhado pelo todo. Em outras palavras, solidariedade é o mantra que as formigas mais prezam.